deus Desse Século (god of This Century)

 

deus Desse Século

Texto Base: 2 Coríntios 4.1-4.

Texto Devocional: 2 Co 4:3-4, Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Introdução: Por que o evangelho não é compreendido por todos Objetivo: Mostrar a causa da incredulidade e a necessidade da iluminação divina

I. O Evangelho Pode Estar Encoberto (v. 3) Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto.”

 

  1. O evangelho em si não é confuso: 

Paulo em sua defesa perante o rei Agripa em Atos 26, contra as acusações dos líderes Judeus. Paulo expõe todo o ocorrido em Atos 9, falando de sua perseguição a igreja do Senhor e como o Senhor interviu a favor de sua noiva.

O rei Agripa estava familiarizado com as profecias a respeito de Messias, isso ficou evidente quando Paulo responde a Festo: At 26:24 E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar! 25 Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo! Antes, digo palavras de verdade e de um são juízo.

Paulo porem deixa claro que o rei compreendia muito bem o que estava sendo exposto por Paulo v26,  logo em seguida Paulo diz: At 26:27 Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. Então o rei Agripa diz: At 26:28 E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!

Vemos que tudo o que Paulo expos diante do rei Agripa, ficou evidente que todas as palavras estavam se cumprindo em Jesus, Paulo acabará de complementar tudo o que o rei tinha ouvido falar sobre as profecias. 

A mensagem é clara, poderosa e verdadeira. Há poder na palavra do Senhor; poder que transforma o homem velho em uma nova criatura. v At 26:29 E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.

O problema não está no conteúdo, mas na condição espiritual do ouvinte. Is 53:1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Os homens são atraídos pela aparência, são tão incrédulos que só conseguem ver para crer. Jo 20:25c “... Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.”

De fato; dependendo do estado espiritual do ouvinte, a mensagem poder ser uma afronta em lugar de benção; uma indireta em lugar de encorajamento. At 7:54-57 E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seu coração e rangiam os dentes contra ele. 55 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus. 57 Mas eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos e arremeteram unânimes contra ele.


  1. O encobrimento é espiritual, não intelectual: Jó 42:5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. 

“Encoberto” indica um véu espiritual. Parece teoria da conspiração, mas é uma verdade explicita, Jesus ao confrontar que os seus ouvintes deveriam conhece a verdade e a verdade os libertariam, as escamas dos olhos cairiam como aconteceu com Paulo.

Refere-se à cegueira do coração, não à falta de informação. Is 6:9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Agora estou entendo a visão que Deus me deu: Não poderia ver a escuridão diante de mim com os olhos abertos, apenas com um olho, e isso quer dizer: que a escuridão diante de mim não era percebida, pois eu só conseguia enxergar por um viés que está enraizado no meu coração.


  1. O estado dos que se perdem: Jo 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. 

Não é apenas futuro (condenação), mas presente: vivem afastados da verdade.

Rejeitam ou não discernem o valor do evangelho.

II. A Cegueira Produzida Pelo Deus Deste Século (v. 4a) Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos…

Duas coisas a se considera:

Em primeiro lugar: Identificação do “deus deste século”

Refere-se a Satanás, não a Deus.

Ele exerce influência sobre o sistema mundano.

Em segundo lugar: A ação satânica: cegueira espiritual

Cega o entendimento (mente, percepção espiritual).

Atua por meio do engano, orgulho, pecado e incredulidade.

No filme o peregrino, ao longo de sua jornada, Cristão encontra diversos personagens que representam diferentes aspectos da vida cristã. Entre eles, está Evangelista, que o guia e fornece conselhos sobre como seguir o caminho correto. Também encontramos a figura de Obstáculo, que representa os desafios e distrações que tentam desviar os cristãos de sua missão.

As distrações sem equilíbrio, rouba a fé e a comunhão com Deus. Isso faz com que sejamos impedidos de continuar no caminho para o céu. Lc 21:34 E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

Como é que o inimigo de nossas almas trabalha:

Em primeiro lugar: O alvo da cegueira: “os incrédulos” O Propósito da Cegueira: Impedir a Luz do Evangelho (v. 4b) Para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo…”

Não são cegados à força, mas permanecem na incredulidade.

A cegueira é resultado da rejeição contínua da verdade.

Ele trabalha para que eu e você venhamos questionar as palavras do Senhor lanchando duvida em nossa ser usando os problemas do nosso dia-a-dia, assim ele tenta desqualificar as Santas Letras.

 

  1. O evangelho é luz

Ilumina, revela, transforma.

Tira o homem das trevas espirituais.

 

  1. A glória de Cristo no evangelho

O evangelho revela quem Cristo é.

Não é apenas uma mensagem moral, mas a revelação do Filho de Deus.

 

  1. Cristo, a imagem de Deus

Jesus revela perfeitamente o Pai.

Ver Cristo é conhecer a Deus (cf. João 14.9).

Aplicações Práticas: O que podemos fazer?

 

  1. A necessidade da ação do Espírito Santo

Só Deus pode remover o véu espiritual.

Pregação deve ser acompanhada de oração.

 

  1. A responsabilidade do pregador

Anunciar o evangelho com fidelidade e clareza.

Confiar que Deus é quem ilumina os corações.

 

  1. O chamado à vigilância espiritual

Não subestimar a atuação do inimigo.

Permanecer firmes na verdade e na luz de Cristo.

Conclusão: O evangelho é poderoso e glorioso, mas só pode ser compreendido quando Deus remove o véu espiritual. A batalha não é apenas de argumentos, mas espiritual. Por isso, proclamamos a Cristo e dependemos da luz que vem do alto.

Comentários