Nova vida

 


O Início da Nova Vida.


A humanidade é pecadora por natureza e precisa da justiça de Deus. Devemos nos afastar do pecado e ser separados para a justiça. Se vamos nos aproximar de Deus, precisamos fazê-lo segundo os termos dele: devemos ter uma nova vida na quais nossos pecados tenham sido perdoados e removidos. Rm 6.4. Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.


Uma coisa é estarmos convencidos da necessidade de uma nova vida, mas outra completamente diferente é obter a nova vida. Ao sermos “salvos”, dizemos que somos novas criaturas 2 Co 5.17. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.


Que passamos da morte para a vida que fomos libertos do império da morte e transportados para o Reino do Filho de Deus Cl 1.13. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor. que nascemos de novo. Jo 3.3. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. E que fomos adotados por Deus Gl 4.4-5. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.


Estas coisas maravilhosas, que advêm com a nova vida, são oferecidas gratuitamente a todo aquele que confia em Cristo para sua salvação. Um dos benefícios mais empolgantes da nova vida em Cristo é a vida eterna. Iniciamos um relacionamento novo e pessoal com Deus, que nos dá vitalidade espiritual em abundância; essa nova vida é um presente que nunca se perderá. Deus pode realizar uma mudança completa na vida de todos aqueles que realmente crerem em Cristo.


  1. Necessidade de uma nova vida.


Santidade de Deus: Is 6.3. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.


Nosso maior problema é não perceber quem é Deus e como é o seu caráter. Deus NÃO é humano. Ele é Deus, e isto faz com que exista um abismo enorme entre aquilo que há de mais alto em nós e o que há de mais baixo em Deus. A distância entre Deus e nós não pode ser preenchida por nossa iniciativa (Justiça do homem). Se a distância deve ser preenchida, Ele o é a partir de Deus, pois Ele é Santo.


Ser santo significa “Ser separado”. Deus está separado do poder, da prática e da presença do pecado, e isto para a absoluta justiça e bondade. Não há pecado em Deus, e Deus não tem nada a ver com o pecado. Se quisermos nos aproximar de Deus, isso precisa ser feito segundo as condições colocadas por Deus.


Conhecendo a vontade de Deus através da submissão ao Espírito.


No momento em que um pecador arrependido recebe Cristo em seu coração pela fé, o Espírito Santo faz cinco coisas:


  1. Regenera o crente, ou seja, dá a ele uma nova natureza: Jo 3.5-6. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.


Tt 3.5. Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.


  1. Batiza o crente no corpo de Cristo: 1 Co 12.13. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.


  1. Habita no crente: Rm 8.9. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.


1 Co 6.19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

  1. Sela o crente: Ef 1.13.14. Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.


  1. Preenche o crente: At 2.4. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.


At 4.8. Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.


At 7.55. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus.


At 13.2. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.


Todos estes cinco ministérios acontecem no ato da conversão. O quinto ministério, porém, precisa ser pedido: Ef 5.18. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.


Gl 5.16. Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.


O pecado de Adão.


Gn 3.6-7. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueiras e fizeram cintas para si.


Visto da perspectiva humana, o pecado de Adão não parece ser tão grande. Tudo o que ele fez foi dar uma mordida numa fruta. O pecado de Adão se torna grave quando verificamos que aquela era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, sobre a qual Deus os alertara, proibindo-os de comer o seu fruto, sob pena de morte Gn 2.17. Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Até esse momento, Adão era moralmente inocente.


Quando pecou, tornou-se pecador por natureza. Por causa disso, ele morreu. Morreu espiritualmente naquele exato momento e começou a morre também biologicamente. Adão foi o primeiro homem a viver sobre a face da terra.


De Adão e Eva vieram todos os outros seres humanos que já habitaram a terra. Dessa forma, Adão é o “pai legal” de todos os outros homens que vieram depois dele. Semelhantes geram semelhantes. Maçãs geram maçãs; cães geram cães; seres humanos geram seres humanos. Visto que Adão se tornou pecador antes de Eva gerar um filho, todos os seres humanos que descendem deles são pecadores como ele, exceto Cristo. Por causa do pecado de Adão, a morte acomete a raça humana Rm 5.12-14. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo abundou sobre muitos. Todo ser humano precisa de uma nova vida.


O pecado individual:


Ec 7.20. Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque. Cada indivíduo, homem, mulher ou criança, que compõe a raça humana é um pecador. Paulo destaca o seguinte em Rm 3.13-16: “A garganta deles é sepulcro aberto...veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e da amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue [considere a alta incidência de crimes violentos, assassinatos e abortos que assolam nossas sociedade], nos seus caminhos, há destruição e miséria [o homem corrompe tudo aquilo em que toca]. Tudo isso nos mostra que não há ninguém que busque a Deus e ninguém que faça o que é certo Rm 3.10-11. como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Cada pessoa precisa individualmente da justiça de Deus. Sem ela, ninguém pode chegar à presença de Deus. Está claro que todos os seres humanos precisam de uma nova vida pelo fato de serem pecadores.

Comentários