Capacitado por Deus.

 


Atos 1.8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.


Uma das desculpas mais comuns para as pessoas não se tornarem cristãs é o medo de não conseguir viver uma vida Cristã. Além de ignorar o fato de que os homens não podem ser salvos através de suas boas obras Tt 3.5. Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.


Ef 2.8,9. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Esta objeção rejeita a verdade de que Deus nos dá poder para vivermos uma vida cristã.


Antes de Cristo ser crucificado, ele prometeu que o Espírito Santo viria para ajudar os crentes Jo 16.13-14. Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.


Os eventos subsequentes do Livro de Atos fornecem amplas evidências do cumprimento desta profecia (At 4.7,33). At 6.8. E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. O poder do Espírito Santo não foi unicamente designado à Igreja do primeiro século.


Todos os cristãos são templos do Espírito não deve ser encarado como simplesmente permitir que o Espírito assuma o controle, enquanto o crente não faz nada. O crente, ainda assim, precisa viver uma vida cristã, embora ele o faça através do poder do Espírito. Rm 8.13. diz “Se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”.


O cristão que luta com suas próprias forças para viver uma vida cristã certamente fracassará. Pela fé, ele deve se apropriar diariamente do poder do Espírito Santo Rm 8.4-5. Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.


De uma forma prática, isto significa que o crente confia que o Espírito vai lhe dar poder em situações específicas, como compartilhar sua fé outros, resistir à tentação, ser fiel etc. Não há uma fórmula secreta que faça com que o poder do Espírito esteja disponível. É simplesmente uma questão de crer que o Espírito ajudará.


Comentários