Caminho para a nova vida.



Nova vida: Dom gratuito.


Rm 6.23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Podemos trabalhar para o pecado, mas ele é um senhor cruel. Quando ele nos paga, seu salário é a morte. Separação de Deus para sempre. Em contrapartida, Deus não paga salário. Ele tem um dom gratuito a oferecer.


Vida eterna. Não há nada que possamos fazer para merecer esse dom - se pudéssemos merecê-lo, não seria um dom. Há três tipos de vida mencionada na vida:


(1) vida física, união da alma com o corpo;

(2) vida espiritual, união da alma com Deus; e

(3) vida eterna, união da alma com Deus.


Jesus disse, “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãosJo 10.27-28. O dom de Deus é a vida eterna. Recebemos este dom quando cremos em Jesus como nosso salvador pessoal. Tendo a vida eterna, não perecemos


Nova vida: baseada na morte de Cristo.


Cl 1.22. Agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.


A salvação é gratuita, mas não é barata. A salvação é um dom e não me custa nada, mas custou tudo a Deus, Ele custou à vida de Jesus. O salário do pecado é a morte (separação de Deus). O dom de Deus é a vida eterna (união da alma com Deus). Isto é possível por causa de Jesus na Cruz do Calvário Rm 6.23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.


Jesus, de fato, levou toda a penalidade do pecado de cada homem, mulher e criança sobre si, de todos que já viveram ou que viverão. Quando estava dependurado na cruz, ele clamou: “Eli, Eli, lamá sabactâni?” Sua interpretação seria: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27.46). Jesus foi separado de Deus, o Pai que você e eu não tivéssemos de ser separados.


Este é o cerne (centro) da expiação. A maravilha disso tudo é que ele fez isso enquanto ainda éramos seus inimigos: Rm 5.8Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.


Nova vida: Recebida pela fé.


At 16.31. Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.


As palavras faladas ao guarda filipense são a melhor notícia que os ouvidos humanos jamais poderiam ouvir, porque claramente falam como recebemos o dom de Deus, a vida eterna. Quando recebemos o dom de Deus da vida eterna, falamos que somos “salvos”. O conceito básico da “salvação” ou de “ser salvo” é a libertação. Somos libertos da pena do pecado (morte, separação de Deus) e do poder do pecado. Seremos principalmente libertos da presença do pecado e seremos levados à presença de Deus. Recebemos nova vida pela fé. Crendo que Jesus morreu por nossos pecados, que sua morte foi em nosso lugar, e que seu pagamento por nossos pecados foi totalmente aceito a vista de Deus. Devemos deixar tudo (arrepender-se dos pecados) para trás e recebê-lo (pela fé, voltarmos - nos a Deus para obter salvação) At 20.21. Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.


  1. Resultados da nova vida. Vida eterna.


Jo 5.24. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.


Um dos benefícios de se ter nova vida em Cristo é chamado na Bíblia de “Vida eterna”. O caráter desta grande realidade pode ser resumido quando analisamos cada palavra separadamente.


A palavra vida enfatiza a qualidade deste novo relacionamento com Deus Jo 10.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. Não significa, obviamente, que estamos mortos fisicamente antes da salvação; simplesmente enfatiza o fato de que entramos num relacionamento novo e pessoal com Deus, que nos dá vitalidade espiritual total que antes não possuímos Jo 17.3. E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


A palavra eterna enfatiza a vida sem fim. Embora não seja totalmente completa até nossa futura redenção do corpo Veja Rm 8.23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. é algo que já possuímos e que nunca perecerá Jo 10.28 e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos.


A vida eterna não deve ser entendida como algo que possuiremos exclusivamente no futuro. E, na verdade, algo que pode ser claramente visto em nossos atos.


Assim, “todo assassino não tem a vida eterna permanente em si1 Jo 3.15. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. Na verdade, o amor é a evidência que confirma que possuímos de fato a vida eterna 1 Jo 3.14. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. A grandeza desta realidade espiritual constitui um maravilhoso incentivo para proclamação vigorosa do evangelho àqueles que ainda estão “mortos em delitos e pecadosEf 2.1. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.


Comentários