Um toque de Fé.

 





 

Texto Básico: Marcos 5.25-34.

 

Introdução: Em determinado ano, eu trabalhava no Hospital da pequena e acolhedora cidade de Lajes; presenciei um fato que me levou a lembrar desse texto em (Marcos 5.25-34).

 

Na quela noite chegou em uma ambulância, uma jovem que estava com um sangramento que durara 12hs; ela estava muito pálida, sem forças; prestes a entra em estado de choque devido a essa hemorragia.

 

Rapidamente ela foi encaminhada para uma UTI na capital do estado onde poderia receber os devidos cuidados. Por pouco ela não perde avida devido a esse problema.

 

No Evangelho que leva o seu nome, Marcos registra pontos que nos ajuda a entender com o Senhor é capaz de fazer maravilhas.

 

Vejamos o que o texto nos ensina:

 

v25-26 E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,

 

Em primeiro Lugar: O texto não diz a causa dessa enfermidade, mas ela já enfrentava a doze longos anos. O texto não registra se ela era jovem, se porventura era casada, a única coisa que o texto deixa claro é que ela padeceu muito.

 

Em Segundo Lugar: Ela havia procurado ajudar, pois passou pelas orientações de muitos médicos, sem sucesso. Gastando tudo o que possuía em busca de sua saúde; e nada mudou, ela continuava padecendo.

 

Em Terceiro Lugar: O quadro dela não evoluía de forma satisfatório, porém de mal a pior; com tudo diante desse quadro essa mulher não morreu porque o Senhor Deus havia sustentado a sua vida.

 

Em Quarto Lugar: De forma implícita, essa mulher além de enfrentar essa devastadora enfermidade, ela enfrentava um problema de relacionamento grave, pois a Lei exigia que o casal deveria estar separado durante os dias da menstruação.

 

Na versão NIV está registrado: Levítico 15:19Quando uma mulher tiver sua menstruação, ficará cerimonialmente impura por sete dias. Quem tocar nela durante esse período ficará impuro até o entardecer.

 

Não temos observações se essa mulher era casada, o texto diz que a condição dela é que diante da sociedade e das autoridade eclesiásticas ela estava impura a 12 anos. Se era casada, o marido não poderia tocar nela, muito menos dormir junto dela.

 

A solidão diante de qualquer enfermidade, é terrível angustiante. Não ter com quem possa contar durante a luta pela saúde é verdadeiramente doloroso.

 

v27-29 ouvindo  falar  de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. 28 Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. 29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no  seu  corpo estar    curada daquele mal.  

 

Em Primeiro Lugar: Ela ouviu falar de Jesus; chegou ao conhecimento dela que Jesus curou cego de nascença, ressuscitou mortos, ela ouviu falar do milagre de Cana da Galileia, em que Jesus transformou água em vinho.   

 

Em Segundo Lugar: Diante de sua condição, debilitada sem forças ela em um gesto de determinação “Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei” v28. O que ela ouviu sobre Jesus contrariou o diagnóstico dos médicos.

 

Em Terceiro Lugar: Ela não deixou que sua condição limitasse seu encontro com Jesus; ela não contou com amigos íntimos, ela não foi levada de maca, ela não estava à beira do caminho clamando pelo filho de Davi, para que Ele tenha misericórdia dela. Ela foi determinada, ela foi até Jesus.

 

Em Quarto Lugar: Ela foi até Jesus de forma que ninguém poderia imaginar, será que se alguém a conhecer-se não a denunciaria por ser uma mulher cerimonialmente impura? Com toda certeza, mas podemos ver que ela estava disposta a vencer qualquer obstáculo para tocar em Jesus e ser livre do seu mal.

 

Em Quinto Lugar: Ela não precisaria ficar refém de remédios, pois a fonte de toda virtude estava a um passo de encontra a solução para a sua vida. E a solução não somente dela mais de todos nós é Jesus Cristo o Senhor.

 

v30-32 E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse:  Quem tocou nas minhas vestes? 31 E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? 32 E ele olhava em redor, para ver a que isso fizera.

 

Em Primeiro Lugar: Jesus para a caminhada e volta-se para a multidão que o apertava e disse: “...  Quem tocou nas minhas vestes?

O toque daquela mulher chamou atenção de Jesus, pois havia saído dele poder.

 

Jesus não ficou impuro até o entardecer, pois o poder do Senhor neutralizou o fluxo de sangue daquela podre alma aflita, pois os seus dias de dor havia terminado.

 

Em Segundo Lugar: Os discípulos não estavam entendendo nada, pois a multidão comprimia apertava, não havia ninguém perto de Jesus que fez o que a fé daquela mulher fez, provavelmente como em outros casos estava ali só para ver se Jesus faria outro milagres.

 

Ela não estava na multidão comprimindo Jesus, mas veio por trás (27 veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta).  

 

Eu especulo que muitos deles estavam apenas como espectadores, estavam na plateia querendo ver algum milagre, como bem disse Paulo. 1 Co 1.22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;

 

v33-34 Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.  34 E ele lhe disse:  Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.

 

Em Primeiro Lugar: Era impossível ficar no anonimato esse grande acontecimento, pois para muitos era apenas mais um milagre, mas para essa mulher, mudou tudo em sua vida.

 

Agora ela poderia viver, Jesus devolveu a ela felicidade de planejar seu futuro. E agora todos saberiam que ela encontrou o Médico dos médicos, em apenas uma consulta Ele deu o eficiente remédio.

 

Em Segundo Lugar: Ela veio com temor e prostou-se diante de Jesus e contou para todos ouvir a história de sua vida e como os homens não puderam salvá-la  dessa enfermidade. v33 “... acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade”.

 

Em Terceiro Lugar: Jesus despede aquela mulher e deu a certeza de que ela estava livre daquele mal, “...Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal”. Glória a Deus!!! Jesus fez o que ninguém poderia fazer, Ele deixou todos ciente que aquele mal não voltaria a afligir a aquela mulher.

 

Concluo: O Senhor devolveu a vida que estava esvaindo daquela mulher sem esperança; agora todos saberiam que tudo é possível para aqueles que cruzassem o caminho com o altor da vida, não há nada que ele não possa fazer com tanta maestria.

 

Diante desse fato, não se tem notícia daquela mulher, que agora só poderia ser grata pelo que o Senhor realizou na vida dela. O evangelho não faz menção de seu nome, ela representa eu e você diante dos problemas, que parecem insolúveis, pois esperamos tanto dos homens, e esquecemos que o Senhor pode fazer. Paulo disse:  Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Ef 3.20.    


Com amor em Cristo Jesus.

Vosso servo Pr Manuel Segundo Neto


 

  

 

 

  

 

 

 

Comentários