Grande é a tua fidelidade

 



Texto Básico: Lamentações 3. 22-29

Texto Devocional: Lm 3.21. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.


Introdução: Lamentações de Jeremias trata-se de uma coletânea de “poemas fúnebres” que registram a destruição de Jerusalém e do templo. Ele foi escrito na forma de acróstico: nos capítulos 1, 2,4 e 5, cada um dos 22 versículos inicia-se com as sucessivas letras do alfabeto hebraico; no capítulo 3, a letra foi posta a cada três versículos. Nenhum outro livro da Bíblia revela, como esse, o sofrimento do coração de Deus com o pecado.


Aqui, no centro desse livro encontramos a mais excelente confissão de da Bíblia. Jeremias estivera voltado para o seu sofrimento e o do povo; no entanto, agora, ele levanta os olhos para o Senhor — e esse foi o ponto crítico. Em meio à ruína e ao sofrimento, ele lembra-se da misericórdia do Senhor. “Suas misericórdias não têm fim Nós falhamos com ele, mas ele não falha conosco. “Grande é a tua fidelidade.


Em Primeiro Lugar: Consultando a nossa memória que:


Em épocas em que o coração nos falha por causa do temor, a fidelidade do Senhor é um encorajamento poderoso que não falha. Vemos isso quando o Senhor falou com Josué Js 1.6. “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”


Se você constrói sua vida sobre as pessoas, ou as coisas deste mundo, então não tem esperança nem segurança; porém, se a constrói sobre Cristo, o fiel, está seguro para sempre. Mt 7.24. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;


Ele é fiel para disciplinar (Sl 119:75 Bem sei, ó Senhor, que os teus juízos são justos

e que com fidelidade me afligiste); Lamentações também ensina essa lição. O Senhor quer nos trazer ao arrependimento e à confissão (Lm 3:39-41).


Ele é fiel para perdoar quando confessamos nossos pecados (1 Jo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça). Ele é fiel para nos socorrer quando temos fardos e problemas (Hb 2:1; 7-18; 4:14-16).


Não precisamos temer que Ele esteja muito ocupado para escutar ou muito cansado para ajudar. Ele é fiel para nos livrar quando pedimos ajuda contra a tentação (1 Co 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar).


Ele é fiel para nos manter nesta vida e na eterna (1 Tm 1:15; 1 Ts 5:23-24). Podemos entregar nossa vida e alma nas mãos fiéis do Criador (1 Pe 4:19 Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem.) e saber que ele fará bem todas as coisas.


Temos dois exemplos: Esdras e Neemias: Deus, em sua misericórdia, poupou um remanescente de Judá, protegeu-o e abençoou-o durante os anos de cativeiro e, depois, permitiu que retornasse à sua terra. Ele capacitou-o para reconstruir o templo e protegeu-o das nações pagãs que odiavam os judeus. Como Deus foi misericordioso com seu povo! Como ele é misericordioso conosco hoje! Ne 2.18 Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.


Em épocas de turbulência, precisamos imitar Jeremias, que tirou os olhos de si mesmo e levantou-os para o Senhor e esperou nele com paciência e fé (3:24-26). Lm 3.24. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. 25 Bom é o Senhor para os que se atêm a ele, para a alma que o busca. 26 Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.


Com frequência, olhamos para nós mesmos e para os nossos problemas e ficamos tão desencorajados que desistimos. Em vez de fazer isso, devemos olhar “firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb 12:1-2) e deixar que ele nos ajude.


É difícil esperar no Senhor. Nossa natureza caída anseia por atividade, e, em geral, o que fazemos apenas piora as coisas. Jeremias esperou no Senhor, confiou na misericórdia dele e dependeu da fidelidade dele.


Ele conhecia a verdade de Isaías 40:31: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.


Com amor vosso servo: pr Manuel Segundo



Comentários