Ele é Deus imutável.

 


 

Texto Básico: Salmos 102.24-27

Texto Devocional: Tg 1.17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.

 

Introdução: A imutabilidade de Deus não se deve ver um Deus que não seja capaz de ter inclinação e afeição diferentes para com a mesma criatura sob circunstâncias diferentes. Ele é visto nas Escrituras criando e destruindo, ferindo e sarando, agindo e deixando de agir, amando e ficando irado. Dt 33.39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.

 

Estas afeições controladas pelo atributos de sabedoria, santidade, bondade e justiça imutável, são evidências não de mudança, mas sim de princípios imutáveis. São perfeições, não imperfeições.  

 

Em Primeiro Lugar: Conhecendo o Deus imutável. Ml 3.6. Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

 

A imutabilidade é o estado ou qualidade de existência que “não é capaz ou suscetível de mudança, seja para aumento ou para diminuição, pelo desenvolvimento ou por auto evolução; imutável, invariável, plenamente; como Deus é imutável”.

 

Em nenhuma esfera ou relacionamento Deus está sujeito a mudar. Ele não poderia ser menos do que é, e, visto cuja Ele enche todas as coisas, Ele não pode ser mais do que é. Ele não pode ser removido de nenhum espaço, nem pode o seu conhecimento ou santidade estar sujeito a mudança.

 

Em Segundo Lugar: Deus não muda os seus princípios

 

As Escrituras afirmam: Salmos 102.24-27 Dizia eu: Deus meu, não me leves no meio dos meus dias, tu, cujos anos alcançam todas as gerações. 25 Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus  são  obra das tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como  uma  veste, envelhecerão; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. 27 Mas tu  és  o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.

 

Uma prova entre tantas, é que Deus não muda Is 49.9-10. Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu  sou  Deus, e não    outro Deus, não    outro semelhante a mim; 10 que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;

 

Não somente não há mudança no próprio Deus, mas, os princípios morais que Ele publicou permanecem. Como explicar algumas decisões que o Senhor toma que muitos atribui mudança de atitudes de um Deus perfeito? Isso se dá não em relação ao Deus perfeito, mas em nós que somos imperfeitos.

 

Em Terceiro Lugar: O Perfeito amor de Deus.

 

O evangelho, é a maior e mais poderosa declaração de amor de um Deus Santo, para a o homem perdido, sem direção afogado nos seus pecados. Pois essa carta, de boa notícia, nos conduz para perto do amor perfeito e justo do Deus Pai.

 

Rm 1.16-17. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu  e  também do grego.  17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

 

Pois podemos ver o seu amor em todo o texto.

 

1.     Sua origem “De Deus”

2.     Sua natureza “Poder de Deus”

3.     Seu objetivo “Para a salvação”

4.     Seu alcance “Todo o judeu e gentio”

5.     Sua condição “Todo aquele que crê”

6.     Sua eficácia “Descobre a justiça de Deus”

7.     Seu resultado “O justo viverá da fé”

 

O amor de Deus não é tendencioso, é um amor perfeito. 1 Co 13.4-9 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; 9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

 

Exemplo: Temos um caso que nos levar a entender melhor com relação ao caso do rei Ezequias. 2 Rs 20.1-7; Is 38.1-22.

 

a) Enfermidade mortal (38.1). Naqueles dias (cf. 36.1, com o cerco iminente da Assíria), Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal. O rei tinha cerca de 38 anos de idade quando Isaías foi enviado para lhe dizer: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”.

 

É bem possível que essa seja um dos tipos de profecias condicionais que, dependendo da reação, não precisam ser cumpridas, como no caso da proclamação de Jonas à cidade de Nínive (Jn 3.4 E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida).

 

Isaías deve ter sido consultado como profeta e médico nesse caso (cf. v. 21). Seu diagnóstico considerava o caso fatal. A preparação para a morte seria a coisa mais sábia a fazer. Ezequias naquela época não tinha filho; consequentemente, a dinastia de Davi, na qual se centralizavam as esperanças messiânicas, estava ameaçada.

 

Porém tudo mudou com a oração do rei Ezequias, pois Deus pode fazer mudanças, mas, Ele mesmo não muda permanece o mesmo. Assim, não se deve interpretar a imutabilidade de Deus como significado que suas ações não admitam mudança ou variação alguma.

 

Deus possui o atributo da imutabilidade, ou seja, ele é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre. “Tg 1.17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.”

 

Em sua perfeição: Deus é eternamente o mesmo. Ele não deixa de existir, nem pode ser mais prefeito, porque a sua perfeição é absoluta. Não pode ser menos prefeito porque ele é independente de todo o poder externo, e não há nenhum princípio eterno que possa decair.

 

Perfeito Para Salvação:

 

1.     Capaz de levantar o homem sem esperança: Sl 113.7. que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, Jesus é eficiente em todas as esferas que você posa pensar, pois Ele é o que Senhor, poderoso, O Santo do santos Ele não muda, Ele é o que o EU SOU. O Senhor continua Poderoso para Salvar, Ele não muda.

 

A natureza de Deus não muda.

Os atributos de Deus não mudam

A perfeição de Deus não muda.

 

Pr Manuel Neto (Ele é Deus imutável)

 

Comentários