A Grande Oferta.

 


 


 

Texto Básico: João 7.37-38.

 Introdução: A festa das cabanas durava sete dias (Lv 23.34; Dt 16.13-15), porém incluía uma “assembleia de encerramento” no oitavo dia (Lv 23.36 Por sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis oferta queimada ao Senhor; será uma assembleia solene; nenhum trabalho servil fareis.).

A celebração incluía uma procissão diária desde o templo até o tanque de Siloé, do qual um sacerdote tirava água, que era então levada e derramada como oferta no altar, acompanhada por uma recitação de (Is 12.3 Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação.).

Nesta época do ano, todas as colheitas tinham sido feitas – não só as de cevada e trigo, que aconteciam entre abril e junho, mas também de uva e oliva. Esta “festa da colheita, é à saída do ano (agrícola)” (Ex 23.16; veja Êx 34.22) era uma ocasião de muita celebração.

1. A festa era comemorada sobre a orientação que, seguia rituais e religiosidade tradicional; Jesus levanta-se e oferece uma vida sem rituais, mas de uma profunda comunhão com Deus. v37. Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

2. No último dia: No último dia da celebração (o oitavo dia), Jesus anunciou que ele mesmo era a fonte de “água-viva”. Os mestres normalmente se sentavam para ensinar, por isso Jesus chamou a atenção para sua mensagem estando de pé.

3. O grande Dia: Certamente, um grande dia para muitos que estava ali. Assim também existem grandes dias gravados em nossa memória, é sem dúvida, um dia especial.

a. Um dia que abriu as especulações do povo Judeu: Um riacho parece no deserto para levar a muitos ao manancial de águas-vivas que é Jesus. Que grande dia para Judeia, o preparador do caminho aplainando, é chegado. Mt 3.1. Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia,

A nação havia passado mais de quatrocentos anos sem ouvir a voz de um profeta. Então, aparece João, iniciando um grande reavivamento. Consideremos quatro fatos sobre João Batista.

   Sua mensagem.

   Sua obediência.

   Sua autoridade.

   Seu batismo.

b. Uma vida pautada em rejeições em todos os aspectos. Mt 8.2E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Um leproso que não podia cultuar ao Senhor no templo, pois era extremamente proibido, mas, ele não imaginaria que o Sagrado foi ao encontro dele, Jesus, maior do que o Templo. Que grande dia para esse leproso.

c. Jo 15.16. Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Que dia abençoado, foi esse dia que o Senhor nos chamou, das trevas para sua maravilhosa luz. O Senhor estendeu a sua mão Mt 8.3. E Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: Eu quero, fica limpo! E imediatamente sua lepra foi curada.

Mas a dias tristeza para aqueles que tiveram a oportunidade: Mt 11.22 Contudo, eu vos digo: Haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. Um dia de grande tristeza, também fazem parte da vida do homem, mas o pior dia será aquele que deixamos de viver para Jesus Cristo. Jesus censurou durante Betsaida por não crer nos milagres.

4. Levantou Jesus: “…Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” 37b

a. Para nos tocar com a sua mão de poder: Mt 8.15. E ele lhe tocou a mão, e a febre a deixou; e ela se levantou e os servia. (A sogra de Pedro)

b. Este momento foi decisivo, pois o Senhor nos viu: Mt 9.9. Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.

c. Ele se levanta para nos socorrer em nossas aflições: Mt 9.18-19 Enquanto ainda lhes dizia estas coisas, eis que chegou um chefe e o adorou, dizendo: Minha filha acaba de falecer; mas vem, impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá.19 E Jesus se levantou e o seguiu, e também os seus discípulos.

5. Quem crê, segundo as Escrituras: Jo 7.38. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.

a. Quem crê, verá a glória de Deus: Jo 11.40. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?

b. Tudo é possível para quem crer: Mc 9.23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes crer! Tudo é possível ao que crê.

Comentários