"Romanos 06" Servos da Justiça

 


Romanos 6

Servos da Justiça

 

Texto Básico: Romanos 6

Texto Devocional: Rm 6.16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?

 Introdução: Agora, chegamos à terceira seção de Romanos — “Santificação” (caps. 6—8). Devemos ler com atenção esses três capítulos, pois eles estão ligados e não podem ser estudados em separado. Observe que o capítulo 6 lida com a morte do crente para o pecado; o 7, com a morte do crente para a Lei; e o 8, como crente vivo na vitória dada pelo Espírito.

Esses três capítulos são a explicação daquela frasezinha de (5:17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo): “Reinarão em vida”. O capítulo 6 conta-nos como o pecado não reina mais sobre nós (6:12), o 7 explica como a Lei não nos domina mais, e o 8 mostra como a habitação do Espírito em nós dá-nos vida e liberdade (8:2-4).

O crente enfrenta dois problemas:

(1) Como vencer a velha natureza (a carne, o corpo do pecado)? (2) Como devo viver de forma a agra dar a Deus? O capítulo 6 responde à primeira pergunta: vencemos a velha natureza quando percebemos que fomos crucificados com Cristo.

A segunda é mais complexa, pois como posso agradar a Deus se tudo o que faço — mesmo as “coisas boas” — é maculado pela velha natureza? O pecado envolve atitudes e disposições interiores, não é apenas uma ação exterior. O capítulo 7 para a Lei, e que o Espírito cumpre, em nós, a justiça da Lei (8:4). O segredo da vitória sobre a carne está na obediência a essas três instruções: conhecer, reconhecer e entregar.

O segredo da vitória sobre a carne está na obediência a essas três instruções: conhecer, reconhecer e entregar.

I. Conhecer (6:1-10)  Veja a frequência com que o verbo “conhecer” aparece nesse capítulo (vv. 3,6,9,16). No que se refere às verdades espirituais que devemos conhecer, muitos cristãos vivem abaixo de sua posição privilegia da, porque Satanás quer mantermos nas trevas.

Se “onde o pecado abundou, superabundou a graça” (5:20), então alguém poderia dizer: “Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante”! No entanto, Paulo mostra que isso é impossível, pois o verdadeiro cristão morreu para o pecado.

Essa é a verdade maravilhosa de nossa identificação com Cristo. Ele não apenas morreu por nós, mas nós morremos com ele. Fomos sepultados com ele e levantamos em novidade de vida quando o Espírito batizou-nos no corpo de Cristo.

Os versículos 3-4 não se referem ao batismo com água, mas à obra do Espírito que nos pôs “em Cristo”, como membros de seu corpo. (O batismo com água ilustra essa obra.) Quando Cristo morreu, morremos com ele; quando Cristo ressuscitou, ressuscitamos em uma novidade de vida com ele. Essa é nossa nova posição em Cristo.

Ele não morreu apenas pelo pecado, mas também para o pecado (6:10). Isto é, ele quebrou o poder do pecado e desfez (destruiu) a velha na tureza (6:6). Sabemos que a velha natureza ainda está lá, mas a cruz de Cristo tirou seu poder, pois morremos com Cristo em tudo o que se refere à velha vida.

O pecado e a velha natureza são senhores difíceis. A pessoa não- salva é escrava do pecado (Ef 2:1-3), mas muitos cristãos, embora Cristo tenha quebrado a escravidão do pecado, ainda servem ao pecado.

Ao ler Romanos 5, a pessoa descobre que Cristo morreu por seus pecados e recebe-o em seu coração, mas não estuda Romanos 6 e não descobre a maravilhosa liberdade que temos em Cristo. Leia 6:1-10 mais uma vez e constate que o crente está morto para o pecado (v. 2), que o velho homem foi crucificado (v.6) e que o crente está livre do pecado (v. 7). O velho homem não pode governar o cristão que conhece a verdade, reconhece-a e entrega-se ao Senhor.

II. Reconhecer (6:1) Pela fé, devemos reconhecer nossa nova posição em Cristo como verdade em nossa vida; não basta conhecê-la. Reconhecer é o passo de fé que diz: “Agora, o que Deus diz a meu respeito na Bíblia é verdade em minha vida. Fui crucifica do com Cristo”.

O reconhecimento é a fé que repousa na Palavra de Deus, apesar das circunstâncias ou dos sentimentos em ação. Deus diz-nos que creiamos que fomos crucificados e que “o velho homem” morreu; ele não quer que nos crucifiquemos. A crucificação é o tipo de morte que outra pessoa tem de infligir a nós, não podemos fazer isso por conta própria. O reconhecimento é o passo de fé que crê na Palavra de Deus e age de acordo com essa fé.

III. Entregar (6:12-23) O crente que realmente reconhece que está morto para o pecado prova sua fé ao entregar-se a Deus.

Esse é o terceiro passo no processo de vencer a velha natureza, a carne. No versículo 12, repare no contundente “Não reine”. Essa entrega é um passo de obediência ao Senhor, de livre-arbítrio. Temos de dar o passo final de entregar os membros de nosso corpo a Cristo; não basta conhecermos essa doutrina magnífica, ou mesmo reconhecê-la. Nos versículos 16-23, Paulo dá o exemplo do senhor e do servo.

Ninguém pode servir a dois senhores. Entregamos-nos ao pecado e somos servos dele antes de sermos salvos. Como resultado disso, recebemos o “salário” do pecado — a morte (v. 23).

Mas nos libertamos do pecado quando recebe mos a Cristo como Salvador, isto é, nossa nova posição em Cristo dá- nos um novo Senhor e uma nova natureza. Agora somos servos da justiça, em vez de servos do pecado! Cristo assume o controle de nossa vida e frutificamos em santidade (v. 22), quando entregamos os membros de nosso corpo como “instrumentos” ou “armas” (v. 13) a Cristo.

O cristão que se entrega de liberadamente ao erro comete pecado e colhe sofrimento. Por que o pecado é nosso senhor, se morre mos para ele? Por que obedecemos a um senhor que já foi derrotado por Cristo?

Os cristãos que pecam de forma intencional entregaram- se à velha natureza, em vez de ao Espírito Santo. Eles vivem em uma posição inferior à de exaltação que têm em Cristo. Vivem como escravos quando poderiam reinar como reis.

E importante manter esses três passos em sua ordem correta. Primeiro temos de reconhecer a morte para o pecado e a vida em Cristo para, depois, entregarmo-nos a Deus e vencer a carne.

Contudo, não podemos nos reconhecer como mortos para o pecado, a menos que conheçamos nossa posição em Cristo. Satanás tenta confundir-nos em relação à nossa vitória no Filho de Deus, pois não quer que vivamos em nossa alta posição em Jesus Cristo. Temos de saber também que morremos com Cristo, pois não basta saber que ele morreu por nós.

Temos de saber também que a cruz lidou com nossa velha natureza, pois não basta saber que temos uma nova natureza. Conhecerreconhecerentregar: os três passos que levam à vitória diária sobre a carne. Esses três passos levam ao trono em que Cristo foi exaltado no alto, no céu, em que "reinamos] em vida" (com ele), em que somos servos da justiça, não escravos do pecado. Nele, desfrutamos de vida e de liberdade verdadeiras.

Lembre-se que esses três passos devem ser nossa atitude diária diante da vida. Eles não são “recursos emergenciais” para enfrentar alguma tentação especial. Os crentes que reservam um tempo diário para dedicar-se à Palavra de Deus conhecem sua posição em Cristo. Eles têm fé para reconhecer-se mortos para o pecado e para entregar-se ao Espírito que habita neles e, desse modo, vencer.

A resposta para o problema do pecado não diz respeito à simples determinação, disciplina, reforma, legislação ou a qualquer outro esforço humano. A resposta vem pela crucificação e pela ressurreição.


Fonte de pesquisa: Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento - Warren W. Wiersbe; Bíblia Arqueológica; Bíblia de Estudo NVI.

 

 

 

Comentários