Romanos
5
Os
bentos frutos da justificação Parte 02
Texto
Básico: Romanos 5.12-21.
Texto Devocional: Rm 5.12. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Introdução: Aqui, Paulo explica como todos os homens são pecadores e como a morte de um Homem pode dar ao pecador ímpio uma posição correta diante de Deus.
Observe a repetição da palavra “um” (vv. 12,15-19 — 11 vezes). Nos versículos 14,17,21, veja o uso de “reinar” O pensamento-chave é que Deus vê apenas dois homens — Adão e Cristo — quando olha para a raça humana.
Todo ser humano ou está “em Adão” e perdido, ou está “em Cristo” e salvo; não há meio-termo. O versículo 14 afirma que Adão é a figura (retrato) de Cristo; ele é o “primeiro Adão”, e Cristo, o “último Adão” (1 Co 15:45).
Podemos contrastar os dois Adãos da seguinte forma:
(1) O primeiro Adão foi feito da terra; mas o último (Cristo) veio do céu (1 Co 15:47); (2) o primeiro Adão era o rei da criação (Gn 1:26-27); e o último é o Rei-Sacerdote da nova criação (2 Co 5:17); (3) o primeiro Adão foi tentado em um jardim perfeito e desobedeceu a Deus; o último foi testado em um deserto horrível e obedeceu ao Senhor, e, no jardim de Getsêmani, entregou-se à vontade do Senhor; (4) a desobediência do primeiro Adão trouxe pecado, condenação e morte para a raça humana; a obediência do último Adão trouxe justiça, salvação e vida para todos os que crêem; (5) por meio do primeiro Adão, a morte e o pecado reinam neste mundo (vv. 14,17-21); mas, por intermédio do último, rei na a graça (v. 21), e os crentes “reinam em vida” (v. 17).
O Antigo Testamento “é o livro da genealogia de Adão” (Gn 5:1-2) e termina com a palavra “maldição” (Mt 4:6). O Novo Testamento é o “livro da genealogia de Jesus Cristo” e termina com “nunca mais haverá qualquer maldição” (Ap 22:3). Em Apocalipse, por intermédio da cruz, recupera-se o paraíso de Gênesis, perdido por Adão.
Aqui, Paulo ensina a unidade da raça humana em Adão (veja At 17:26). No versículo 12, a expressão “todos pecaram” refere-se ao fato de que, a partir do momento em que Adão pecou, todos pecamos nele.
Identificamo-nos com ele como o “cabeça” da raça humana; assim, o pecado dele é nosso pecado, e sua morte, nossa morte. Nos versículos 12-14, o argumento de Paulo é este: todos sabemos que o homem morre se desobedece à lei de Deus.
Todavia, da época de Adão até Moisés não havia lei, e, mesmo assim, os homens morreram! Sabemos que Adão morreu porque desobedeceu à lei divina, porém as gerações de Adão a Moisés não tinham uma lei à qual desobedecer.
Portanto, a causa da morte é o peca do de Adão. Como nascemos “em Adão”, herdamos seu pecado e sua condenação. Todavia, Deus, em sua graça, deu-nos o “último Adão”, um novo “Cabeça”, que, por sua vida e morte, desfez tudo o que Adão causou com seu pecado. A seguir, Paulo apresenta diversos contrastes entre a salvação e o pecado:
v15-16 — ofensa versus dom gratuito: a ofensa de Adão trouxe condenação e morte; o dom gratuito da graça de Deus traz justificação e vida.
v 17 — vida versus morte: a morte reinou por causa de Adão, mas agora o crente reina em vida (neste momento, não apenas no futuro), por intermédio de Cristo, e tem vida abundante!
v
18
— condenação versus justificação: o pecado de Adão condenou a
raça humana; a morte de Cristo trouxe o direito de o homem permanecer
com Deus.
v 19 — desobediência versus obediência: Adão desobedeceu a Deus e tornou-nos pecadores; Cristo obedeceu a Deus e, por meio da fé nele, somos feitos justos.
v 20 — lei versus graça: Deus não deu a Lei para salvar a humanidade, mas, antes, para revelar o pecado. No entanto, a superabundante graça do Senhor satisfez as exigências da Lei na morte de Cristo e, assim, forneceu o que a Lei não poderia prover — a salvação do pecado.
O versículo 20 resume todo o procedimento: na nova criação (2 Co 5:17, estar “em Cristo”), a graça reina, e não mais o pecado! A vida reina, não mais a morte! E nós reinamos em vida! “Cristo [...] nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus” (Ap 1:5-6). Adão afastou Deus; em Cristo, te mos livre acesso ao Senhor!
Agora, o importante é saber: estou “em Adão” ou “em Cristo”? Se estiver “em Adão”, então o pecado e a morte dirigem minha vida, e estou condenado.
Se, “em Cristo”, então a graça reina, e eu posso, por intermédio de Cristo, reinar em vida e não sou mais escravo do pecado (tema do capítulo 6). Em 5:6-11, Paulo ensina a substituição: Cristo morreu na cruz por nós. Todavia, em 5:12-21, ele vai mais adiante e ensina a identificação: os crentes estão em Cristo e podem vencer o pecado.
Aleluia, que Salvador!
Lucas registra em Atos 13.39. e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.
Resultado da Justificação
1. A justificação anula a condenação. Rm 8.1. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2. Invalida qualquer acusação: Rm 8.33. Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
3. Promove a paz com Deus: Rm 5.1. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
4. Nos salva da ira: Rm 5.9. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
5. Por ela recebemos a justiça de Cristo: 1 Co 1.30. Mas
vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus,
sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
Fonte
de pesquisa: Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento - Warren W.
Wiersbe; Bíblia Arqueológica; Bíblia de Estudo NVI.
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