Texto Básico: 2 Crônicas 32. 2 Reis 18.19-37.
Texto
Devocional: Romanos 5.15. Pois
vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente
temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio
do qual clamamos:
“Aba,
Pai”.
Introdução: Um previ resumo do governo de Ezequias, É interessante que 2 Reis traga apenas um versículo descrevendo as reformas de Ezequias (2 Rs 18:4), enquanto 2 Crônicas dedica três capítulos a essa parte importante de sua vida. Porém, 2 Reis menciona como o rei Ezequias destruiu a serpente de bronze feita por Moisés (Nm 21:5-9), o que não é citado em Crônicas.
a. Purificou o templo (2 C r 29:3-19).
b. Comemorou a Páscoa (2 C r 30:1-27).
c. Consagrou o templo (2 Cr 29:20-36).
e. Organizou e deu início ao ministério no templo (2 C r 31:1-21).
Ezequias o cantor: O profeta Isaías registrou o salmo que Ezequias entoou depois de haver sido curado e de ter recebido mais quinze anos de vida (Is 38:9-20). É bem provável que Ezequias também tenha escritos outros salmos, pois em Provérbios 25:1 lemos sobre os “homens de Ezequias”. O título indica que o rei possuía uma “associação” especial de estudiosos que trabalhavam com as Escrituras e que copiavam os manuscritos.
A Investida de Senaqueribe: 2 Cr 32.9-17.
Judá havia sido um estado vassalo sob a Assíria desde o reinado de Acaz, pai de Ezequias (2 Rs 16:7-18). Quando Sargom, rei da Assíria, morreu em combate e Senaqueribe subiu ao trono, Ezequias considerou o momento oportuno para livrar-se do jugo assírio.
v.9 Mais tarde, quando Senaqueribe, rei da Assíria, e todas as suas forças estavam sitiando Láquis, mandou oficiais a Jerusalém com a seguinte mensagem a Ezequias e a todo o povo de Judá que morava lá: Depois disto, enquanto Senaqueribe, rei da Assíria. O ataque contra Jerusalém fazia parte de uma campanha Assíria maior. O rei assírio estava em Laquis, causando todo o dano que lhe era possível. Ele enviou um exército para ameaçar Jerusalém, esperando que houvesse rendição incondicional da parte dos judeus. Isso lhe pouparia tempo e dinheiro. Laquis ficava cerca de 48km a sudoeste de Jerusalém, assim, a qualquer momento, o próprio rei da Assíria poderia aparecer com outra divisão de seu exército e acabar com Jerusalém.
v.10 "Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que vocês baseiam a sua confiança, para permanecerem cercados em Jerusalém? Ler 2 Cr 32.6-8.
Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria. Este versículo é essencialmente paralelo a 2 Reis 18.19, embora esteja ausente ali o porta-voz particular que o rei assírio enviou para transmitir sua palavra contra Jerusalém, exigindo rendição.
Senaqueribe em sua famigerada (fama) carta faz uma infeliz comparação; porém é provável que o discurso aminador de Ezequias, tenha chegado aos ouvidos de Senaqueribe,
Nomeou
sobre o povo oficiais militares e os reuniu na praça, junto à porta
da cidade, animando-os
com estas palavras:
7
"Sejam
fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do
rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco
está um poder maior do que o que está com ele.
8
Com
ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor,
o
nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas".
E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá.
2
Cr 32.6-8.
Quando Senaqueribe questiona a confiança do povo, para continuar resistindo o cerco assirio, ele estava se referindo sobre os mantimentos e água e comida, quem asseguraria o dia da manhã. Ele desconhece o Deus das provisões.
O inimigo de nossas almas, também investe todo os seus ardis, para desacreditar, que não haverá socorro da parte de Deus. Ele esquece que estrar escrito. Salmos 91.15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.
O
profeta Eliseu: 2 Rs 6.16-17 O
profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são
mais numerosos do que eles”.17
E
Eliseu orou:
“Senhor,
abre os olhos dele para que veja”.
Então
o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias
de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.
João uma certa vez disse: Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 1 João 4.4.
Alguns
confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no Nome do
SENHOR, o nosso Deus.
8. Eles
vacilam e caem, nós, porém, nos levantamos e ficamos de pé.
Salmos,
20.7-8.
v.11 Quando Ezequias diz: ‘O Senhor, o nosso Deus, nos salvará das mãos do rei da Assíria’, ele os está enganando, para deixá-los morrer de fome e de sede. Acaso não vos incita Ezequias, para morrerdes à fome e à sede. O porta-voz do rei da Assíria estava bem informado e tinha consciência de que Ezequias tentaria convencer ao povo de que Yahweh-Elohim os livraria dos assírios. É verdade, entretanto, somente uma intervenção divina poderia salvar Judá.
Senaqueribe usa uma estrategia antiga, para desestabilizar a confiança apresentada por Ezequias ao povo em confiar no Senhor. No entanto, o apelo a deuses não havia ajudado os outros povos sujeitados pelos assírios. A mensagem clara era: “O fator divino (se é que ele existe) não ajudará os judeus”. Pelo contrário, “vocês morrerão de fome e sede, porquanto cortarei todos os suprimentos da cidade”. O rei da Assíria não tinha mais respeito por Yahweh-Elohim do que por todos os “outros deuses” que haviam fracassado em defender seus respectivos povos. O porta-voz de Senaqueribe deixa claro que não havia nenhuma ajuda “lá de fora”. Senaqueribe desconhecia o poder da fé: “Salmos 121”.
Devemos ter cuidado com as propostas: Senaqueribe estava apelando para o que era perecível, ele estava tentando persuadir o povo a revoltar-se contra Ezequias; tentando dizer que se eles se renderem, Senaqueribe seria o provedor de tudo o que eles precisavam. Uma verdadeira arapuca, um laço na vida no povo. Satanás era o altor dessa proposta, pois ele usou contra Jesus. Mt 4.4. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
v.12 Um erro grosseiro de Senaqueribe é que ele mediu os judeus com a mesma régua de sua idolatria. Vejamos v.12 Mas não foi o próprio Ezequias que retirou os altares desse deus, dizendo a Judá e a Jerusalém: ‘Vocês devem adorar diante de um só altar e sobre ele queimar incenso’? " Você e eu, já ouvimos “é o mesmo Deus, o Deus de lá é o mesmo daqui” É isso que Senaqueribe quis dizer quando ele falou “Mas não foi o próprio Ezequias que retirou os altares desse deus, dizendo a Judá e a Jerusalém…”
Quando Ezequias começou uma reforma tirando todo tipo de idolatria do meio do povo, ele estava levando o povo a uma adoração monoteísta. Adoração ao único Senhor. Dt 6.4. Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Devido Acaz, pai de Ezequias viver sob a influencia da maldita Jezabel que estabeleceu o politeísmo. Adoração a vários deuses; um para cada dia da semana ou mês, bem conhecido no nosso país.
v.13-14
"Vocês
não sabem o que eu e os meus antepassados fizemos a todos os povos
das outras terras? Acaso alguma vez os deuses daquelas nações
conseguiram livrar das minhas mãos a terra deles?
14
De
todos os deuses das nações que os meus antepassados destruíram,
qual deles conseguiu salvar o seu povo de mim? Como então o deus de
vocês poderá livrá-los das minhas mãos?
Não
sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das terras?
Era questão de registro histórico recente que a Assíria tinha
obtido sucesso absoluto em suas campanhas militares. O exemplo mais
grave fora o cativeiro e a deportação de Israel
(a
parte norte da nação),
que fizeram extinguir as dez tribos. Por onde quer que fosse o
exército assírio, mulheres clamavam e invocavam os seus deuses,
pedindo-lhes ajuda. Em nenhum caso essas orações fizeram algum bem.
Portanto, como era óbvio, seria inútil conclamar a Yahweh,
como se Ele fosse diferente de outros deuses.
v14 Qual é, de todos os deuses daquelas nações...? Este versículo reitera a mensagem essencial do versículo anterior. O porta-voz do rei da Assíria enfatizou novamente que o fator divino não havia ajudado um único inimigo dos assírios, e que esperar que acontecesse algo diferente em Jerusalém seria uma idiotice. Além disso, a Assíria já havia capturado quarenta e seis cidades de Judá (ver II Crô. 32.2 e II Reis 18.13). Jerusalém se sairia melhor do que as outras cidades?
v.15
Portanto,
não deixem Ezequias enganá-los ou iludi-los dessa maneira. Não
acreditem nele, pois nenhum deus de qualquer nação ou reino jamais
conseguiu livrar o seu povo das minhas mãos ou das mãos de meus
antepassados. Muito menos o deus de vocês conseguirá livrá-los das
minhas mãos!
Esse mesmo discursos nos dias de hoje, tem ganhado forças de
varias maneiras, seja desacreditando da morte e ressurreição de
Jesus, como também as principais doutrinas que estão sustentadas
nas escrituras. Isso é obra de satanás.
A declaração é enfática: nenhuma outra cidade-estado conseguira oferecer resistência aos assírios, a despeito de suas muitas divindades. Ezequias, pois, era um enganador. Ele continuava dizendo como Yahweh-Elohim faria intervenção (Senaqueribe estava induzindo ao povo desacreditar no Senhor).
Mas, ao agir assim, estava entregando sua gente à morte, à escravidão e aos abusos. A rendição incondicional seria muito melhor. Senaqueribe em sua arrogância diz de forma implícita; Deuses fracos e deuses fortes já tinham sido vencidos pelos assírios. Afinal, os assírios possuíam os deuses mais fortes.
Nações fortes tinham deuses fortes. Nações fracas, como Judá,
tinham deuses fracos. Assim sendo, se os deuses estavam em conflito
uns contra os outros, os deuses fortes venceriam. Assíria sentia-se
triunfante, até mesmo invencível. 2
Cr 32.20.
Por
tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram
em oração aos céus.
Mas, Senaqueribe não esperava que a resposta do Senhor seria tão humildade, 2 Rs 19.35. Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres! O rei da Assíria morreu pelas mãos dos seus filhos.
Comentários
Postar um comentário