Características da Noiva de Cristo
Texto Básico: 2 Co 11.1-4.
Introdução: A igreja é virgem, no Antigo Testamento, a virgindade no sentido figurado indicava fidelidade de Israel ao seu marido Deus. A adoração de qualquer outro deus significava adultério espiritual. Em o Novo Testamento permanece o mesmo sentido (2 Co 11.2. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.)
A igreja é gloriosa, na carta aos Efésios 5.27. O Apóstolo Paulo nos dar alguns traços da noiva que Jesus apresentará a si mesmo como, Ef 5.27. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
A glória da igreja está em luz hoje o tempo do Espírito Santo na terra e também em seus privilégios futuros como corpo de Cristo Ef 1.23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. A igreja experimenta a plenitude daquele que enche todas as coisas em toda e qualquer circunstância. Partilhará da glorificação de Cristo Rm 8.30. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Segundo Ef 5.27. Para apresentá-la a si mesma igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. A igreja não tem mancha isto é contaminação ela não tem rugas e está em constante renovo é sempre jovem é santa separada do mundo habitação do Espírito Santo é inculpável com ausências de defeitos morais.
Texto Gn 24.1-59.
Introdução: Nesta narrativa nos encontramos a tipologia do casamento de Isaque (Um tipo de Cristo) e Rebeca (Um tipo de Igreja) em que o servo mais velho de Abraão, Eliézer (Um tipo de Espírito Santo).
O comissionamento de Abraão: O plano: Abrão instrui a seu servo (provavelmente Eliézer) a procura uma esposa para Isaque em sua terra natal, a Mesopotâmia Gn 24.10,53.
A igreja recebe presente antes das bodas Abraão, Isaque Eliezer e Rebeca como tipos respectivos de Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo e a igreja constituem em lições preciosas para nós hoje como o povo de Deus.
O Pai em via o Espírito Santo ao mundo a fim de prepara e levar uma esposa para seu Filho Jesus. O Espírito Santo vindo a este mundo com total finalidade dar a noiva joias de ouro e de prata e vestidos. Gn 24.10,53.
O ouro fala de: glória e realeza, pois a igreja reinara com Cristo em glória.
A prata significa: resgate, por isto o círculo do santuário em resgate aos alistados era de prata.
Os vestidos significam: sempre a justiça divina com a qual somos justificados diante dele e podem indicar as vestes de salvação e de louvor que fala o capítulo 61 de Isaías diz a Bíblia que é o Espírito Santo que dar dons a igreja 1 Co 12.4. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
A igreja recebe uma ama: Gn 24.59. Então, despediram Rebeca, sua irmã, e a sua ama, e o servo de Abraão, e os seus varões.
O mesmo Espírito Santo representado por Eliezer que prepara e leva a noiva está representado também na ama, Jesus falou do Espírito Santo como a ama da igreja Jo 14. 16-18. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
A igreja ficara a direita do noivo assim como o Filho está assentado a direita do Pai assim também a igreja ocupara o seu luar a direita do seu noivo Jesus esta figura esta no Sl 45.9. As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres donzelas; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
Finalmente a noiva esquece a casa do seu pai, se pudéssemos lembrar-nos das coisas triste deste mundo dos parentes e amigos não salvos o céu deixaria de ser céu por isto a Bíblia afirma acerca da noiva Sl 45.10. Ouve, filha; vê, dá atenção; esquece o teu povo e a casa de teu pai.
As botas do cordeiro.
Feliz os convidados para o banquete do casamento do cordeiro. Quando Jesus ao instituir o memorial da ceia disse que daquela hora em diante não beberia do fruto da videira até que o dia beberia com os discípulos na casa do Pai: Mt 26.29. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai.
Ele estava se referindo ao mesmo evento futuro decreto por João como o casamento do Cordeiro: Ap 19.7-9. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
A tipologia no Velho Testamento é rica em relação aos eventos futuros salientamos aqui os seguintes pontos.
Os pais não casavam os seus filhos com estranhos: Abrão um tipo de Deus Pai, fez que o seu mordomo Eliezer, um tipo de Espírito Santo fizesse um juramento solene que não tomaria mulher estrangeira para Isaque um tipo de Cristo, mas buscaria dentro dos familiares do seu senhor na mesopotâmia. Gn 24.2-4. E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 3 para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito 4 mas que irás à minha terra e à minha parentela e daí tomarás mulher para meu filho Isaque.
Mas adiante Isaque chamou a Jacó e abençoou e ordenou li que não tomasse para se mulheres entre as filha de Canaã, mas que fosse a Padã-Arã a casa do seu Avô materno Betuel e dela tomasse uma mulher dentro da casa do seu Tio Labão: Gn 28.1-2. E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã. 2 Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe.
Ah outros diversos exemplos na Bíblia mostrando tipologicamente que a Igreja é constituída de pessoas que se tornaram membros da família de Deus mediante um novo nascimento. Jesus disse a Nicodemos que ninguém pode ver o Reino de Deus nem entra nele se não nascer de novo. Jo 3.3-5. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
Os namorados ficavam noivos antes do casamento afirma a Bíblia que os oficiais do exército deveriam dizer aos saldados. Dt 20.7. E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda a não recebeu? Vá e torne-se à sua casa, para que, porventura, não morra na peleja, e algum outro homem a receba.
Lemos em Mateus que Maria estava prometida em casamento a José quando antes se unissem pelo casamento achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mt 1.18. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Da mesma maneira esta a Igreja hoje comprometida em casamento a Jesus como sua noiva aguardando ansiosa a chegada do seu noivo celestial como traduz corretamente a NVI. Mt 25.5-6. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Ap 19.7. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
Os noivos casavam se jovens: Jl 1.8. Lamenta como a virgem que está cingida de pano de saco pelo marido da sua mocidade.
No novo Testamento apóstolo Paulo fala aos Efésios Ef 5.27. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Uma certa, irmã contou ao seu Pastor: Que teve uma experiência de ter sido levada ao céu em sonho. Depois de ter visto os patriarcas La na glória Abraão, Isaque e Jacó todos bem idosos e apoiando-se em seu cajado ele ia continuar a narrativa quando o Pasto a interrompeu dizendo: Desculpa irmã a senhora não esteve no céu, mas no asilo de velhos.
O casamento era realizado com grande alegria: Jr 33.11. a voz de gozo, e a voz de alegria, e a voz de noivo, e a voz de esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao Senhor dos Exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade é para sempre; e a voz dos que trazem louvor à Casa do Senhor; pois farei que torne o cativeiro da terra como no princípio, diz o Senhor.
João Batista falou desta alegria; Jo 3.29. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida.
No casamento de Jacó diz a Bíblia: Labão reunião todos os homens daquele lugar Gn 29.22. Então, ajuntou Labão todos os varões daquele lugar e fez um banquete.
O casamento era celebrado em sete dias: Tanto no caso de Jacó em Gn 29.27. Como o de Sansão a festa nupcial durou uma semana. Jz 14.12. 12 Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma a adivinhar, e, se nos sete dias das bodas mo declarardes e descobrirdes, vos darei trinta lençóis e trinta mudas de vestes. (17 E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que, ao sétimo dia, lho declarou, porquanto o importunava; então, ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.) Note a conexão entre os sete dias das bodas e os sete anos de tribulação:
Quem ira participar das Botas do cordeiro. Todos os que estão escrito no livro da vida. Os que estão escritos serão arrebatados.
Ap 20.15. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Ap 21.27. E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Mas o que eu devo fazer para que o meu nome esteja no livro da vida?
Os que têm as escrituras como regra de fé.
As Escrituras Devem ser:
Examinadas: Jo 5.39. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
Cridas: Jo 20.31. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Conhecidas: 2 Tm 3.15. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Obedecidas: Mt 7.24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
Como poderá entra nas bodas: (Vencer)
Pela disposição: Mc 16.15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Pela disciplina: Hb 12.14. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
Pelo estudo da Palavra: Ef 6.17. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,
Pelo poder do Espírito: Lc 10.19. Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum
Pelo sangue de Jesus: Ap 12.11. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte.
Como Devem andar aquele que querem participar das bodas do Cordeiro no Céu?
Deve andar na Verdade: Jo 17.17.
Deve andar em espírito Gl 5.16-25.
Deve andar em amor Ef 5.2.
Devem andar como filhos da Luz: 1 Jo 1.5.
Andar com Deus: Gn 5.24.
Comentários
Postar um comentário