É Impossível Fugir.

 



Texto Básico: Rute 1.

 

Texto Devocional: Sl 125.1. Todos aqueles que depositam absoluta fé no Eterno são inabaláveis como o monte Sião.


Introdução: (Uma família toma uma decisão errada e troca escassez de alimento por três funerais.)


Os esforços que fazemos para escapar de nosso destino só servem para nos conduzira Até ele.” Essas palavras são do ensaísta norte-americano Ralph Waldo Emeron em seu livro publicado no ano de 1860 são tão verdadeiras no tempo que foi publica,quanto aos nosso dias.


Pelo fato de Deus ter nos dado liberdade de escolha, e discutir com ela. Mas, no final, a vontade de Deus prevalece, pois: Sl 33.11. Mas os planos do SENHOR permanecem para sempre, os projetos do seu coração por todas as gerações. (Is 46.10 que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade;) “Segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra” Dn 4:35 ).


O patriarca Jó: Jó 9.4. Ele é sábio de coração e poderoso em forças; quem se endureceu contra ele, e ficou seguro? Jó sabia a resposta, como nós também sabemos: Ninguém!. Se obedecermos à vontade de Deus, tudo na vida terá coesão; mas se desobedecermos, tudo se acabar.


o podemos fugir, vejamos de forma pratica na vida de uma família. o há outra parte da Bíblia em que essa encontra-se ilustrada de modo mais claro do que nas experiências de ELimeleque e de sua esposa, Noemi.


Vemos neste capítulo três erros que devemos evitar ao tratar dos problemas e provações da vida.


1. Incredulidade: A tentativa de fugir de nossos problemas (Rt 1.1-5).


I - A Época: A vida não era fácil naquela época, pois: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais coreto" (Jz 17:6 ; ver também 18:11; 19:1; 21:25 ).


O Livro de Juízes é a história de Israel em um de seus pontos mais baixos na história: é um registro de divisão, de crueldade, de apostasia, de guerra civil e de vergonha nacional. Em termos espirituais, nossa vida se parece com alguns elementos do Livro de Juízes, pois não há rei em Israel e continuará não havendo até que Jesus volte.


Assim com o Israel no passado, muitos do povo de Deus, hoje em dia, levam uma vida de incredulidade e de desobediência e não desfrutam as bênçãos de Deus.


Porém, o Livro de Rute não apenas é uma história de amor, mas também uma história de colheita. Durante essa época sombria da história de Israel, Deus procurava uma noiva e também ceifava. Sem dúvida Israel estava colhendo os frutos de sua desobediência (Gl 6:7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará), mas Deus estava produzindo os frutos do Espírito na vida de Rute e de Noemi.


Em nosso tempo, o Senhor está buscando uma ceifa e nos chama a participar como seus ceifeiros (Jo 4 :34-38). Hoje, os campos estão brancos para a ceifa, mas ainda há poucos ceifeiros (Lc 10:2).


I - O lugar. Que coisa mais estranha haver escassez de alimentos em Belém , cidade cujo nome significa “casa do pão”! No Antigo Testamento, muitas vezes a fome era evidência da disciplina de Deus por seu povo haver pecado contra ele (Lv 26:18 -20; Dt 28:15,23-24). No tempo dos juízes, Israel afastou-se repetidamente de Deus e adorou os ídolos das nações pagãs a seu redor, e Deus teve de disciplinar seu povo (Jz 2:10-19). Até mesmo em Belém , os que eram tementes a Deus tiveram de sofrer por causa dos ímpios.


A decisão. Quando os problemas surgem em nossa vida, podemos fazer uma destas três coisas: suportá-los, fugir deles ou usá-los em nosso favor.


  • Se apenas suportarmos nossas provações, elas passam a nos dominar, e a tendência é nos tornarmos endurecidos e amargurados.


  • Se tentarmos escapar de nossas provações, é bem provável que deixemos passar os propósitos que Deus deseja cumprir em nossa vida.


  • Porém, se aprendermos a usar as provações em nosso favor, elas nos servem e beneficiam, e Deus faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem e para sua glória (Rm 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito). Elimeleque tomou a decisão errada quando decidiu deixar o lar.


O que tornou essa decisão tão errada?


a. Ele viveu pelas aparências e não pela fé. Abraão cometeu o mesmo erro quando se deparou com a escassez de alimentos na Terra Prometida (Gn 12:10). Em vez de esperar que Deus lhe dissesse o que fazer em seguida, fugiu para o Egito e se meteu numa enrascada.


Não importa quão difíceis sejam as circunstâncias , o lugar melhor e mais seguro é dentro da vontade de Deus. É fácil dizer como Davi: “Sl 55.6. Quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso”. Porém o mais sábio é apropriar-se das promessas de Isaías 40:31 e esperar no Senhor, que nos dará “asas com o águias” e, pela fé, elevar-se bem acima das tempestades da vida. É impossível fugir de seus problemas. Is 1.19. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.


Com o viver pela fé? Apropriando-nos das promessas de Deus e obedecendo à Palavra de Deus, apesar de tudo o que vemos e sentimos e apesar daquilo que pode acontecer. Viver pela fé é entregar-se ao Senhor e confiar plenamente que irá suprir todas as nossas necessidades. Nossa vida pela fé glorifica a Deus, testemunha a um mundo perdido e constrói em nós o caráter cristão. Deus ordenou que “O justo viverá pela sua fé (Hc 2:4 ; Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38; 2 Co 5:7), e quando nos recusamos a confiar nele, estamos chamando Deus de mentiroso e desonrando o Senhor.


Hc 2:4; Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo viverá por sua fé.

Rm 1:17; Pois nele é revelada a justiça de Deus, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.

Gl 3:11; É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;

Hb 10:38; Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

2 Co 5:7; (porque andamos por fé, e não por vista);


As duas sabedorias: Existe a sabedoria deste mundo que conduz à loucura e à tristeza, e existe a sabedoria de Deus que parece loucura para o mundo, mas que conduz às bênçãos (1 Co 3:18-20; Tg 3:13-18). “Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!” (Is 5:21).


Ele se concentrou nas necessidades físicas e não nas espirituais. Sem dúvida, o desejo de um marido e pai é prover para a esposa e a família, mas não deve fazer isso de modo a perder as bênçãos de Deus. Quando Satanás encontrou Jesus no deserto, sua primeira tentação foi sugerir que Cristo saciasse sua fome em vez de agradar o Pai (Mt 4:1-4; ver Jo 4:34 ).


Um a das mentiras prediletas do diabo é: "Afinal de contas, você precisa sobreviver!" Porém , é em Deus que "vivemos, e nos movemos, e existimos" (At 17 :28 ), e ele é capaz de cuidar de nós.


Vale a pena refletir sobre o testemunho de Davi: “Fui moço e já, agora, sou velho porém jamais vi o justo desam parado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl 37:25). Ao ver-se diante de um futuro ameaçador, o apóstolo Paulo testem unhou: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo” (At 20:24 ).


Em tempos de dificuldade, se morrermos para nós mesmos e colocarmos em primeiro lugar a vontade de Deus (Mt 6:33), estejam os certos de que ou Ele nos retirará das dificuldades, ou nos acompanhará até o final, enquanto passarmos por elas.


Ele honrou o inimigo e não o Senhor. Ao se deslocar oitenta quilômetros para dentro de Moabe, o território vizinho, Elimeleque e sua família abandonaram a terra e o povo de Deus em troca da terra e do povo do inimigo. Os moabitas eram descendentes de , fruto de sua união incestuosa com sua filha mais velha (Gn 19:30-38), e eram inimigos dos israelitas por causa da forma como haviam tratado Israel durante a jornada do povo do Egito para Canaã. Dt 23.3-6; Nm 22-25.


Moabe havia invadido Israel e governado sobre seu povo durante dezoito anos (Jz 3.12-14); então, por que Elimeleque foi buscar a ajuda dos moabitas? Um povo orgulhoso (Is 16.6.), a quem Deus desprezava. “Moabe, porém, é a minha bacia de lavar Sl 60.8, um retrato de uma nação humilhada lavando os pés dos saldados conquistadores.


As consequências. O nome Elimeleque significa “meu Deus é rei”. Porém , o Senhor não era rei na vida de Elimeleque, pois deixou Deus inteiramente de fora de suas decisões. Fez um a escolha fora da vontade de Deus quando foi morar em Moabe, o que o levou a outro equívoco, quando seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas.


Malom se casou com Rute (Rt 4:10), e Quiliom , com Orfa. Os israelitas eram proibidos de se casar com mulheres gentias, especialmente de Amom e Moabe (Dt 7:1-11; 23:3-6; Ne 13:1-3; Ed 9:1-4). Foram as mulheres moabitas que, no tempo de Moisés, seduziram os homens israelitas e os conduziram à imoralidade e à idolatria, o que resultou na morte de vinte e quatro mil pessoas (Nm 25).

O que fazer? Vale a pena refletir sobre o testemunho de Davi: “Fui moço e já, agora, sou velho porém jamais vi o justo desam parado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl 37:25). Ao ver-se diante de um futuro ameaçador, o apóstolo Paulo testemunhou: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo” (At 20:24 ).


Em tempos de dificuldade, se morrermos para nós mesmos e colocarmos em primeiro lugar a vontade de Deus (Mt 6:33), estejam os certos de que ou Ele nos retirará das dificuldades, ou nos acompanhará até o final, enquanto passarmos por elas.


Sl 125.1 Todos aqueles que depositam absoluta fé no Eterno são inabaláveis como o monte Sião. Este salmo fala de três tipos de pessoas: "os que confiam no Senhor" (v1), também chamados de “justos” e “bons” (v 3,4); os que negociam com o inimigo (v3); e os que escolhem trilhar o caminho errado (v.5). Poderíamos chamá-los de fiéis, transigentes e apóstatas.

Comentários