Circunstâncias da vida.

 


Texto Básico: Tiago 1.2-3.

Texto Devocional: Lc 22.28-29. Mas vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas provações; 29 e assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós;


Introdução: A segunda forma como as provações se manifestam é através das pressões. O fogo é necessário para remover as impurezas. Assim as provações são uma forma de mostrar a nossa realidade. Tiago diz para que nos alegremos no meio da provação porque o alvo de Deus é nos enriquecer quando aprovados.


Não devemos esquecer.


  • José foi provado para estar apto para o trono.

  • Moisés ficou 30 anos sendo provado no deserto para depois liderar o povo de Deus.

  • Davi foi perseguido por 13 anos até começar a reinar.


v2-3 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;


1. Quem foi Tiago? Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” (Tg 1:1a). É assim que ele se apresenta. Tiago era um nome bastante comum, uma variação da designação Jacó do Antigo Testamento.


Encontramos vários homens com esse nome na história do Novo Testamento.


Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João.

Tiago, filho de Alfeu.

Tiago, pai de Judas o discípulo.

Tiago, irmão de nosso Senhor. Parece o candidato mais provável à autoria desta carta. Não se identifica como irmão de Jesus, antes se refere a si mesmo humildemente como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”. Mateus 13:55.


Para quem Tiago escreveu?


Para as “doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tg 1:1 b). Tiago escreveu a judeus que viviam fora da Palestina. O termo “doze tribos” pode significar apenas o povo de Israel, a nação judaica (At 26:7). O fato de muitos judeus viverem fora da Terra Prometida mostra o declínio espiritual de sua nação naquele tempo.


Por que Tiago lhe escreveu?


Ao ler a Epístola de Tiago, observamos que esses cristãos judeus tinham alguns problemas em sua vida pessoal e na congregação. Dentre outras coisas, passavam por grandes provações e enfrentavam tentações. Alguns cristãos davam toda a atenção aos ricos, enquanto outros eram roubados pelos ricos. Os membros da igreja competiam por cargos de liderança, especialmente na área do ensino.


Podemos tirar ricas lições. v.2. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,


No entanto, Tiago não discute uma série de problemas variados. Todos esses conflitos têm uma só causa: a imaturidade espiritual. Os cristãos simplesmente não estavam crescendo. Isso dá uma dica sobre o tema da carta: as características da vida cristã madura. Em várias ocasiões, Tiago usa o termo perfeito, uma palavra que significa “maduro, completo” (Tg 1:4, 17, 25; 2:22; 3:2).


Tg 1.4,17. e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.


Quando fala de um “perfeito varão” (Tg 3:2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.) não se refere a um homem impecável, mas sim a um indivíduo maduro, equilibrado e adulto.


A maturidade espiritual é uma das grandes necessidades da Igreja de hoje. Muitas congregações são áreas de recreação para criancinhas, não áreas de trabalho para adultos.


Os membros não têm maturidade suficiente para ingerir o alimento espiritual sólido de que necessitam, de modo que precisam ser nutridos com leite (Hb 5:11-14).


Ao ver alguns problemas com os quais Tiago lidava, percebemos que todos apresentam características de crianças pequenas.


  • Impaciência em meio às dificuldades - 1:1-4

  • Dizer a verdade, mas não a praticar – 2:14.

  • Nenhum controle sobre a língua – 3:1.

  • Brigas e cobiça – 4:1.

  • Coleção de “brinquedos” materiais – 5:1.


Mas essas lutas não podem nos rotular, pois devemos lembrar de onde o Senhor nos tirou.


1. Ele nos resgatou da morte: Mt 4.16. O povo que jazia em trevas viu grande luz, e, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Estávamos em tensas trevas, e o Senhor nos tomou dela; nos trasportou das trevas para a luz.


2. As lutas adversas que temos, só nos faz crescer. 2 Sm 3.1 Ora, houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi se fortalecia cada vez mais, enquanto a casa de Saul cada vez mais se enfraquecia. Temos aliança com o Senhor como Davi teve, assim temos a vitória garantida em nome de Jesus. As armas forjadas contra o povo de Deus não prosperara. Is 54.17. Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor.


Muitas vezes, existe um tempo de seca em nossas vidas.


Exemplo:


  • Para aprendermos a andar por fé.

  • Para não dependermos da força humana.

  • Para não dependermos das emoções.

  • Para não dependermos da empolgação da vontade.


Para saber o que vai no coração. Dt 8.2. E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.


Entendemos as circunstâncias da vida para respondermos a Deus no meio da provação é mantendo uma atitude de fé, fazendo a vontade de Deus e procurando enxergar o propósito de Deus no meio das circunstâncias. Pv 3.6. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.


Deus tem o melhor para cada um de nós. Não desista! A vitória virá em nome de Jesus Cristo. Não olhe para o homem, olhe para o Senhor.


v3. sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;


O que os cristãos sabem que torna mais fácil encarar as tribulações e tirar proveito delas?


a. A fé sempre é provada. Quando Deus chamou Abraão para viver pela fé, ele o provou a fim de aumentar essa fé. Deus sempre nos prova para fazer aflorar o que temos de melhor; Satanás nos tenta a fim de fazer aflorar o que temos de pior. A provação de nossa fé mostra que somos, verdadeiramente, nascidos de novo.

b. A provação trabalha em nosso favor, não contra nós. Outra possível tradução para a palavra “confirmada” é “aprovada”. Mais uma vez, o apóstolo Pedro nos ajuda a entender melhor essa afirmação: “uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível” (1 Pe1:7).


As tribulações trabalham em favor do cristão, não contra ele. Nas palavras de Paulo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Co 4:17).


c. Quando devidamente usadas, as tribulações ajudam a amadurecer. O que Deus deseja produzir em nossa vida? Paciência, perseverança e a capacidade de prosseguir mesmo em meio a dificuldades. “Nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Rm 5:3,4).


Na Bíblia, a paciência não é uma aceitação passiva das circunstâncias. Antes, é uma perseverança corajosa diante do sofrimento e das dificuldades.


Pessoas imaturas sempre são impacientes; pessoas maduras, por sua vez, são pacientes e persistentes. A impaciência e a incredulidade costumam andar juntas, da mesma forma que a fé e a paciência.








Comentários