Os Recursos de Deus



Texto Básico: Mateus 7.7-12.

Texto Devocional: Lc 11.9-13. v9. Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;


Introdução: Os tempos verbais desta passagem são importantes: “Pedi [continuem pedindo]... buscai [continuem buscando]... batei [continuem batendo]...”. Em outras palavras, não procurem Deus só quando surgem emergências no meio da noite, mantenham-se constante mente em comunhão com o seu Pai.


Jesus chamou isso de “permanecer” (Jo 1 5:1 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.), e Paulo nos exortou a "[orar] sem cessar" (1 Ts 5:17).


Ao orar, Deus responderá ou mostrará por que não deve nos responder. Então, cabe a nós fazer o necessário para que o Pai nos confie sua resposta. Observe que a lição encerra com uma ênfase sobre Deus como Pai (Lc 11:11-13).


Pelo fato de Deus nos conhecer e nos amar, não precisamos temer sua resposta. Mais uma vez, Jesus constrói sua argumentação do menor para o maior: se um pai humano dá o que é melhor para os filhos, certamente o Pai celeste fará ainda mais pelos filhos, e isso inclui as “boas coisas do Espírito Santo” (comparar Lc 11:13 com Mt 7:11), bênçãos que, no Antigo Testamento, eram reservadas apenas a poucas pessoas especiais.


Então vejamos:


Pedi [continuem pedindo]… Lc 18.1-8.


Buscai [continuem buscando]… Mt 6.25-34


Batei [continuem batendo]… Ap 3.20.


Comentários