Na Direção Certa.


 


Texto Básico: João 14.1-6.

Texto Devocional: João 14.6. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? 7 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Introdução: Nos dias da ascensão dos you tubes, temos vistos uma avalanche de pese udos eruditos, especialistas nas escrituras, onde com toda convicção falam da pessoa de Jesus, desconstruindo o que as Escrituras tanto nos acena para uma direção sem erro.


Jesus ao falar para os seus discípulos: v4 E vós sabeis para onde eu vou, e conheceis o caminho.” 6 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?


Jesus responde dizendo: v7 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Então vamos analisar o que Jesus afirmou:


1. Eu sou o caminho: Is 9.2. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. O que fazer quando estamos andando errantes, mesmo tendo um endereço fixo; eu estou falando da multidão de pensamentos desorganizados pela falte de alguém que possa nos ajudar a andar em uma caminho sólido, em uma direção com propósito sem variação, sem oscilar na direção da vida. Temos alguns exemplos, mas quero me deter ao caso do endemoniado gadareno. Mc 5.1-6 (18-20).


Jesus devolveu a direção daquele homem que sofria muito; acredito que o testemunho daquele homem foi tremendo. v.20 Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se maravilhavam. Esse cidadão gadareno era nosso retrato, talvez seja o seu retrato, sem direção, erantes como bem Paulo falou pelo Espírito Santo me Ef 2.2-3. nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.


Jesus é o caminho que nos tira das trevas para a luz, da morte para a vida; Ele é nosso pastor que nos conduz em paz e segurança, libertos dos poderes das trevas. Is 2.3 Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. Se estamos perdidos, Jesus é o caminho que nos leva de volta para o Deus Pai. Sl 73.16-17 Quando me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil para mim, 17 até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles.


2. A verdade. Como é terrível viver em uma mentira, tentar viver como se tudo tivesse em seu devido lugar, isso só aumenta o vazio dentro de nós. Talvez vivemos depositando tanta confiança em alguém que é tão frágil como eu e você; o triste é, quando acordamos desse pesadelo e descobrimos que estávamos sendo enganadas por tanto tempo. Mt 15.14b. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.


Quem poderá nos mostra a verdade? Quem poderá nos dizer, onde estamos errando? Em Atos dos Apostolo cap 10, temos um fato muito sólido, pois um homem por nome Cornélio, foi orientado por um anjo que ele (Cornélio) Deveria chamar Simão que tem o sobre nome de Pedro. Atos 10.1-6.


Vejamos mais: Atos 10.25-33. v33b Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor.


Qual foi a palavra que Simão Pedro falou? A resposta é: Ele anuncia Jesus como Senhor e Salvador. Vejamos o que aconteceu quando ele falava sobre Jesus: Atos 10.44. Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.


A verdade libertou Cornélio e os seus da mentira que viviam, Jesus disse: Jo 8.32. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Mas, não é, qualquer verdade, tão pouco as verdades subjetivas de cada cidadão, tão pouco de cada pais espalhado pelo globo terrestre. Mas o Filho é o agente libertador de Deus para todo o globo terrestre. Jo 8.36. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.


Jesus é a verdade que nos leva para a segurança, assim podemos crer no seu nome, sem medo de sermos enganados, sem estarmos pressos as sutilezas do engano. Jo 6. 48-50 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.


O apóstolo Paulo faz lembrar ao jovem Timóteo: 2 Tm 3.15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.


3. A vida. Todos pensam que essa vida é o fim, mão tem ideia o que estar pra chegar, assim também muitas pessoas estão abaixo do que Deus preparou para o seu povo, quando Jesus morreu e ressuscitou.


Em um exemplo simples: Podemos ter a melhor semente, a melhor terra, o melhor abubo, mas, só Deus pode dar a vida, o poder para a semente germinar.


Eu e você podemos até conquistar todos os nossos abjetivos de vida, realizar todos os nossos sonhos, mas, vamos perceber que em nossas vidas, estar faltando alguma coisa, que não conseguimos conquistar através dos nossos esforços.


Ou seja, vida, verdadeira vida. O vazio dentro de nós continuara, pois só Jesus pode nos dar a vida. Jo 1.4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; Esse texto deixa claro que se Jesus é a vida, não poder ser imputado um princípio de existência, Ele é desde a eternidade.


Com toda certeza, você já ouviu de alguém falar assim pra você: Fulano, isso não é vida. Exatamente, muitos percebem que não temos vivido, a vida. Mas Jesus nos leva a entender através do novo nascimento. Lc 15.32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.


Temos entender que Jesus não só nos promete ter vida aqui e agora, como também a vida eterna. Jo 3.15. para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Se você estar em dúvida leia comigo o que diz as Escrituras: Jo 5.39-40. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; 40 mas não quereis vir a mim para terdes vida!


Nada que temos ou poderemos ter, faz sentido sem Jesus: Jo 15.5. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


A verdadeira vida não estar no sucesso, não estar na glória que as conquistas podem proporcionar, ainda por um pouco período de tempo, na verdade essas coisas quando são elevadas como propósito maior, acima de Deus, nos causa separação e cegueira espiritual. Lc 8.14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.


Essa busca frenética e cega por sucesso ou glória, ou satisfação pessoal, é perigoso. Lc 21.34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. (Mt 6 20-21. mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não escavam nem roubam. 21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração).


Jesus condena a ansiedade das coisas desta vida: Mt 6.32 (Porque todas estas coisas os gentios buscam). Porquanto vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas estas coisas. Jesus é a vida, a verdadeira vida.


Exemplo: Na festividade dos Tabernáculos (cabanas), podia-se observar uma celebração alegre na qual os sacerdotes levavam água (simbolizado a água fornecida pela pedra em Êx 17) para o templo do tanque de Siloé, em um jarro de ouro. Durante a procissão, as pessoas recitavam Is 12.3. Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Jesus vendo aquele ritual, Ele se levanta e diz: Jo 7.37-38 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.


4. … ninguém vem ao Pai, senão por mim. É através da porta que é Jesus, que todos nós, vamos até o Senhor Deus, ninguém poderá ir até ao Pai, sem estar no caminho, na verdade e na vida.


O sexto pronunciamento Eu sou é triplo, com as duas últimas expressões explicando o sentido no qual Jesus é o caminhoao Pai Ele e a verdade sobre Deus e a verdadeira vida de Deus. Hb 9.7-8 mas no segundo, o sumo sacerdote sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferecia por si mesmo e pelos erros do povo; 8 dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não estava ainda manifestado, enquanto o primeiro tabernáculo ainda estava em pé, (Ou seja, Jesus diz: Eu sou o caminho a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai, senão por mim)


Na obra de salvação, Jesus fez algumas revelações:


a. Ele veio revelar o Pai: Mt 11.27. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.


b. Jesus revelou a vontade do Pai:


1. A revelação dos que entrarão no reino do Pai: Mt 7.21. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.


c. Ele revelou o que não é da vontade do Pai: Jo 6.39. E a vontade do Pai, que me enviou, é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. 40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.


d. É da vontade do Pai, de nos livra do engano desse mundo: Gl 1.4. o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,


e. A vontade de Deus escrito pelo apóstolo Pedro: 1 Pe 4.2-3. para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as paixões dos homens, mas para a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em perversões, paixões, bebedices, glutonarias, festanças e detestáveis idolatrias.


Conclusão: João 14.6. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? 7 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.








Comentários