Lição 4: A construção do Templo Enfrentou Oposição
Leitura Bíblica em Classe
Esdras 4.7,9,11-13,15,16,21-24.
Texto Áureo
“Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.” Ne 4.6.
Objetivo Geral: Mostrar que a nossa confiança em Deus nos faz vencer as resistências do Maligno.
Objetivos Específicos: Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.
I – Mostrar como se deu o lançamento dos alicerces do Templo;
II – Saber que os samaritanos se opuseram à construção do Templo;
III – Explicar a falta de resistência dos judeus;
IV - Discorrer a respeito da reação dos samaritanos quando os judeus cessaram a obra.
Introdução: O altar havia sido restaurado, a Festa dos Tabernáculos celebrada, e o holocausto contínuo estava sendo oferecido cada dia, conforme o rito (Ed 3-2-4). A vida espiritual dos judeus que haviam retornado do cativeiro seguia o que estava prescrito na Lei de Moisés. Somente esperavam o momento de iniciar a reedificação do Templo.
Ponto central: Devemos manter a confiança em Deus, apesar das circunstâncias.
I – OS ALICERCES DO TEMPLO SÃO LANÇADOS
Depois que os materiais para a construção do Templo chegaram, segundo a concessão feita pelo rei Ciro da Pérsia, Zorobabel e os que haviam voltado do cativeiro lançaram os alicerces do templo (Ed 3.8). Todos apresentavam muita animação para o trabalho.
Ed
3.8. Ora, no segundo ano da sua vinda à
casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de
Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os
sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro para
Jerusalém, deram início à obra e constituíram os levitas da idade
de vinte anos para cima, para superintenderem a obra da casa do
Senhor.
1. O lançamento dos alicerces foi celebrado com uma solenidade. “[…]Os sacerdotes, já paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com saltérios, para louvarem ao SENHOR, conforme a instituição de Davi, rei de Israel” (Ed 3-10). Todos os que assistiram o lançamento dos alicerces expressaram seus sentimentos com tão grande júbilo, que as suas vozes se ouviam de mui longe (Ed 3.12,13).
2. A reedificação do Templo. A reedificação do templo foi resultado do despertamento que veio através de Ciro, rei da Pérsia (Ed 1.1,2). Convém lembrar que o despertamento Pentecostal, que chegou ao Brasil em 1911, trouxe consigo uma verdadeira renovação da doutrina da Igreja de Deus, que pode ser simbolizada pelo templo de Deus (1 Co 3.16). A Igreja de Deus é um MISTÉRIO (Ef 5.32), que não pode ser compreendido pelo homem natural (1 Co 2.14).
1
Co 2.14. Ora, o homem natural não aceita as
coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não
pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1 Co 3.16. Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
Ef 5.32. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.
a. O Espírito Santo quer salientar que JESUS em pessoa quer edificar a sua Igreja (Mt 16.18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas da sepultura não prevalecerão contra ela;), e Ele o faz conforme a Palavra de Deus.
b. O Espírito Santo quer gerar um sentimento de reverência pela igreja do Senhor, que é a morada de Deus (Ef 2.22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito). Veja também: Êxodo 3.5; Salmos 89.7 um Deus sobremodo tremendo na assembleia dos santos, e temível mais do que todos os que estão ao seu redor? Eclesiastes 5.1.
c. O Espírito Santo quer adestrar a Igreja porque ela é o instrumento da ação de Deus aqui na terra (Ef 3.10 para que agora seja manifestada, pela igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, a multiforme sabedoria de Deus,). Deus tem um trabalho para cada servo seu na grande obra de evangelização do mundo (Mc 13-34 É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse).
SÍNTESE DO TÓPICO I
Os alicerces do Templo são erguidos e o povo celebra o lançamento com uma reunião solene.
I – OS SAMARITANOS OPÕEM-SE À CONSTRUÇÃO DO TEMPLO
1. Entre os moradores da terra estavam os samaritanos. Quando Nabucodonosor Levou o reino de Judá cativo para Babilônia, os samaritanos passaram a morar na terra. Estes eram descendentes de uma mistura de gente que o rei da Assíria tinha deslocado para as cidades da Samaria, depois de ele ter levado as dez tribos do Reino do Norte em cativeiro para a Assíria (2 Rs 17.23). Eram pagãos que haviam sido ensinados acerca do Deus de Israel. Assim, os samaritanos continuavam servindo a seus deuses, mas também temiam o Senhor (2 Rs 17.23-33).
2. Os samaritanos tentam frustrar a construção do Templo (Ed 4.4,5). A maldade dos samaritanos levou-os a enviar uma carta ao rei da Pérsia contendo acusações mentirosas contra os judeus (Ed 4-12,13). O rei que recebeu aquela carta não conhecia bem o assunto, e mandou parar a obra (Ed 4-21).
SÍNTESE DO TÓPICO II
Os samaritanos, que estavam entre os moradores da terra, se opõem à construção do Templo.
III – COMO SE EXPLICA A FALTA DE RESISTÊNCIA DOS JUDEUS?
1. Os judeus deveriam ter ido ao rei da Pérsia para assegurar a construção. Uma ordem dada por uma autoridade superior não pode ser invalidada por uma autoridade inferior. A ordem de construir o Templo tinha sido dada pelo Deus do céu, através do rei Ciro, a maior autoridade da época, que assinara o decreto da construção do Templo.
2. Os judeus deveriam ter recorrido a Deus. Toda história dos judeus é rica de exemplos de como Deus ajudou seu povo em tempos difíceis. A própria vinda dos judeus para Jerusalém era uma clara demonstração de que Deus estava neste negócio.
Vejamos alguns exemplos da história dos judeus, quando foram ajudados pelo Senhor:
a. Nos dias do rei Ezequias, Judá foi cercado pelo exército do rei da Assíria que ameaçava fazer com Judá o que já havia feito com o reino de Israel: levá-los em cativeiro. Nesta hora de perigo, o rei Ezequias buscou o Senhor e foi ouvido, pois um anjo feriu o arraial dos assírios, destruindo cento e oitenta e cinco mil soldados (2 Rs 19.30; 2 Cr 32.21 22).
b. Nos dias do rei Jeosafá, ameaçados pelos amonitas e pelos moabitas, os habitantes de Judá foram convocados pelo rei para pedirem socorro ao Senhor. Ver o texto em 2 Crônicas 20.1-24. Deus guerreou por eles, e sem terem que lutar, os inimigos foram desbaratados.
Os muitos exemplos da ajuda de Deus no passado deveriam ter inspirado os líderes do povo à resistência a esta maldade dos inimigos dos judeus.
3. O motivo da falta de resistência dos judeus era de ordem espiritual:
a. ZOROBABEL, o chefe político do povo judeu, até então, tinha confiado em sua própria força (Zc 4.6 Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos). Quando as suas próprias forças se esgotaram, não teve mais condições de resistir, sentindo-se inteiramente desarmado diante do inimigo.
b. JOSUÉ, o sumo sacerdote e líder religioso do povo, estava com suas vestes manchadas (Zc 3.3 Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo). Este fato tirou dele toda a autoridade espiritual Diante do problema causado pelos inimigos, ele não tinha fé para buscar da ajuda de Deus, do Todo-poderoso, uma vez que o mistério da fé é guardado em uma pura consciência (1 Tm 3.9 guardando o mistério da fé numa consciência pura).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Os judeus não resistiram à oposição dos inimigos e param a reconstrução do Templo
IV – A REAÇÃO DOS SAMARITANOS, QUANDO OS JUDEUS CESSARAM A OBRA
1. A tristeza dos judeus. O povo em geral tinha, desde o início da construção, acompanhado o trabalho com simpatia. Os judeus trabalhavam com muito entusiasmo e com muita união. O povo tinha ouvido falar de que o Deus do céu estava do lado dos judeus, ajudando-os. E agora? Onde estava seu Deus?
2. A alegria dos samaritanos. Os inimigos dos judeus regozijavam-se grandemente. Certamente os conselheiros foram parabenizados pela “sábia e competente ação”. Porém o gozo de ímpios é de pouca duração!
a. O gozo dos filisteus, que haviam prendido Sansão, terminou em tragédia (Jz 16.25-31).
b. A alegria dos sacerdotes, que alugaram Judas para trair Jesus, foi de curta duração. Com a ressurreição de Jesus, seus problemas se agravaram (Mt 28.11-15).
Mt
28.11-15. Ora, enquanto elas iam, eis que
alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais
sacerdotes tudo quanto havia acontecido. 12 Reunindo-se
eles com os anciãos em conselho, deram grande soma de dinheiro aos
soldados, 13 e ordenaram-lhes que
dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e o roubaram enquanto
nós dormíamos. 14 E, se isto
chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos poremos
em segurança. 15 Então eles,
tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa
história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje.
3. O desânimo dos judeus. Os judeus, que tinham voltado do cativeiro para construir o Templo, sentiram-se humilhados e tristes. Mas, passado algum tempo, acomodaram-se com a situação e não lutaram pela continuação da construção do Templo. Deixaram-se dominar peto desânimo. O desânimo é uma das mais eficazes armas usadas por Satanás, contra os crentes. Lutemos contra o desânimo, em nome de Jesus!
a. Alguns conformaram-se, pensando que talvez ainda não era a vontade de Deus construir o Templo (Ag 1.2 Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor).
b.
Outros aproveitaram a interrupção da obra para dedicar-se as suas
próprias casas (Ag 1.9
Esperastes
o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o
trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa?
Diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em
ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa).
Outros chegaram a faltar com as suas obrigações espirituais, deixando de contribuir para a casa de Deus (Ag 1.6 Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado).
c. Talvez alguns judeus sinceros estivessem tristes, e buscassem a Deus em oração, pedindo solução para a dificuldade, de modo que o Templo pudesse continuar a ser construído.
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