O
DEUS INCOMPARÁVEL
Texto
Básico: “Isaías 40” (1-8)
Texto
Devocional: Is 40.25. A
quem, pois, me comparareis, para que eu lhe seja semelhante? Diz o
Santo.
Introdução:
O
Conforto e a Majestade de Deus, 40.1-31.
Aqui
o evangelho da redenção é anunciado e assegurado. O profeta retoma
ao tema que havia introduzido no clímax do capítulo 35,
anterior ao trecho,
e revela para nós suas implicações mais amplas através dos
capítulos cuidadosamente organizados que seguem.
1.
As Consolações Infalíveis do Eterno Deus. 40.1-11.
Os
versículos 1-11 contêm a introdução de todos os vinte e sete
capítulos que seguem. Deus ordena que a mensagem de conforto e
perdão seja dada ao seu povo, enquanto vozes de arautos se erguem
para preparar o advento da incomparável Divindade.
40.1—66.24
Esses capítulos formam o que chamamos Livro da Consolação.
A frase: “Consolem, consolem o meu povo”
tem a clara intenção de proporcionar algum conforto e esperança a
Israel e não deve ser atribuída a Ezequias, embora apareça na
sequência das palavras do rei. Esses capítulos estão divididos em
três partes, como sugere a frase com aparência de refrão: Is
48.22. “Não
há paz para os ímpios, diz o Senhor.”
Os
capítulos de 40 a 48 tratam da vinda de Ciro e da queda da Babilônia
como prova de que o Deus de Israel é poderoso o bastante para prever
os acontecimentos e cumprir o que promete, em contraste com os ídolos
dos pagãos, que nada podiam fazer.
Is
40.5b Pois
é o Senhor quem fala.
Jesus
deixou claro que:
- Ele tinha domínio de tudo Jo 16.4. Mas tenho-vos dito estas coisas, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco.
- Ele assegura que ainda que o mundo faça a propaganda de um dia melhor; porém só Jesus, pode realizar o que fala: Jo 16.33. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
a.
A voz de Deus com uma mensagem de graça. Is
40.1-2.
Consolem,
consolem o meu povo, diz o Deus de vocês.
2
Encoragem
a Jerusalém e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi
imposto, pagou por sua iniquidade, e recebeu da mão do Senhor em
dobro por todos os seus pecados.
O
anúncio divino é que a servidão acabou, a iniquidade
foi perdoada e o pecado expiado. A ordem: Consolai, consolai (v1),
expressa em um imperativo duplo, é característica do estilo de
Isaías.
O
grego do AT usa o mesmo verbo do qual se deriva nosso substantivo
“Consolador” (cf. Jo 14.16, 26). Meu povo lembra o relacionamento
de aliança através da qual Deus declarou que Israel era sua
propriedade peculiar (Ex 19.5-6; Lv 20.26; Dt 7.6; 14.2).
Oséias
achou necessário dizer: “porque
vós sois meu povo”
(Os
1.9),
mas agora
Isaías vê se aproximar
o tempo da graça prometida por Ele (Os
2.23 Eu
a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que
chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é
meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus).
Além disso, a ordem divina é: “Fale
ao coração”
(nota na KJV) de Jerusalém (2), de uma maneira consoladora. A sua
servidão é acabada é melhor traduzido como: “já
terminou a sua escravidão”
(NTLH). A sua iniquidade
está expiada indica que o pagamento foi completo e seu castigo foi
aceito. Dobro [...] por todos os seus pecados é simplesmente um
acréscimo
oriental.
b.
A voz da profecia com uma mensagem de justiça Is
40.3-5.
Uma
voz clama: "No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam
no deserto um caminho reto para o nosso Deus.
4.Todos
os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão
aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas,
serão niveladas.
5.
A
glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é
o Senhor quem fala.
A
voz
[...] que
clama no deserto
(v3)
vem de uma personalidade que desaparece no esplendor do seu chamado.
O
caminho do Senhor
é mencionado frequentemente
por Isaías. “Levantai
uma estrada para o nosso Deus através do deserto”
(Moffatt).“Preparar
o caminho”
era uma expressão idiomática para a retirada de obstáculos da
estrada (cf. 57.14;
62.10).
A
figura no versículo v4
é tirada das operações de engenharia dos construtores de estradas
para os reis do Oriente. A ordem continua: Que
todo vale seja exaltado,
[...] e
o que está torcido seja endireitado.
A
referência de Isaías é ao afloramento do basalto.
As rochas formadas de lava dificultam a construção de uma estrada.
Os
lugares ásperos (lugares
rochosos) devem ser aplainados. Assim, “no fundo da voz que
endireita o nosso coração com Deus, vem a voz para endireitar o
mundo, e nenhum homem é realmente devoto se não ouvir os dois
chamados” Jo
5.25.
Em
verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os
mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
O
abatido precisa ser encorajado, o farisaico e o carnalmente
presunçoso precisa ser humilhado, a desonestidade deve dar lugar à
sinceridade, e o anseio por status deve ser abandonado. Tudo isso
está envolvido no preparo de um caminho para o nosso próprio Deus,
passando pelas desolações da nossa sociedade e indo até os
corações dos homens.
A
glória do Senhor
(v5;
kebod Yahuieh) implica uma manifestação visível do Deus invisível,
cuja vinda registra a revelação da sua glória (1
Pe 4.13 mas
regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para
que também na revelação da sua glória vos regozijeis e
exulteis.).
O
grego da Septuaginta traz: “A
salvação de Deus”.
Note que essa salvação é para todos os homens. Toda carne a verá,
visto que Cristo é um Salvador universal e a convocação de Deus é
para toda a humanidade. Isaías está certo de que essa é uma ordem
de Deus.
A
boca do Senhor é a confirmação costumeira do profeta anexada às
suas proclamações inspiradas Is
12.3.
Portanto
com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Essa
profecia cumpriram na pessoa de Jesus na festa Jo
7.37.
Ora,
no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e
clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Obs:
A festa das cabanas durava sete dias (Lv 23.34; Dt 16.13,15), porém
incluía uma “assembleia de encerramento” no oitavo dia (Lv
23.36). A celebração incluía uma procissão diária desde o templo
até o tanque de Siloé, do qual um sacerdote tirava
água, que era então levada de volta e derramada como oferta no
altar, acompanhada por uma recitação de Is
12.3.
No último dia da celebração (o sétimo ou oitavo dia), Jesus
anunciou que ele mesmo era a fonte de “água
viva”.
c.
A voz da fé com uma mensagem de confiança. Is
40.6-8. Uma
voz ordena: "Clame". E eu pergunto: "O que clamarei? "
"Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória
como as flores do campo. 7
A
relva murcha e cai a sua flor, quando o vento do Senhor sopra sobre
eles; o povo não passa de relva.
8
A
relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece
para sempre.
Voz
que diz: Clama
significa, em nossa língua moderna, que Isaías ouviu a voz do
invisível, dizendo: “Pregue!”.
O profeta respondeu: “Que
devo pregar?”
Isaías sabia que para um homem transmitir uma mensagem viva, ela
precisa vir de Deus (cf. 6.8
Depois
disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá
por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim).
A
voz dos céus disse para Isaías proclamar o tema da fragilidade e
transitoriedade humana: Toda
carne é erva, e toda a sua beleza
(“glória”, NVI) como
as flores do campo
(v6).
Qualquer reivindicação que o homem faça em relação à graça e
beleza é apenas temporária, como
as flores do campo.
As pequenas demonstrações de coragem são
de curta duração.
O contraste de Isaías é entre a transitoriedade
do homem
e a eternidade
de Deus e sua palavra.
Na
expressão: soprando
nelas o hálito do SENHOR
(v7),
Isaías se refere àquele vento quente do leste conhecido na
Palestina como siroco. “Quando em maio o vento quente começa a
soprar, a flora da primavera adquire, de um momento para outro, um
visual de outono”. Homer
escreveu:
“Como são as gerações de folhas, assim são as gerações dos
homens” (cf. 37.27; Jó 8.12; 14.2; SI 90.5-6). O
Sl
102.26
Eles
perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido,
envelhecerão; como roupa os mundarás, e ficarão mudados. Na
verdade, o povo é erva
em comparação com a majestade transcendente de Deus. Em
Lm
5.19
Tu,
Senhor, permaneces eternamente; e o teu trono subsiste de geração
em geração.
O
homem
é transitório ou passageiro. Em um mundo decadente, somente Deus
permanece.
Mas
a palavra de nosso Deus subsiste eternamente (v8).
A Palavra de Deus permanece acima da mudança e deterioração que
vemos por toda parte. Ela é mais permanente do que a natureza. Ela é
dinâmica e expansiva, visto que faz parte da natureza do próprio
Deus (1
Jo 2.17 Ora,
o mundo passa, e a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus,
permanece para sempre).
A Palavra do nosso Deus permanece como uma força poderosa e
transformadora dentro da história humana, cumprindo o propósito
para o qual foi enviada.
A
PALAVRA
DE DEUS É:
1.
É eterna. Is 40.8. 1 Pe 1.25. mas
a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que
vos foi evangelizada.
2.
Vivifica. Jo 6.63-68. O
espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras
que eu vos tenho dito são espírito e são vida. 64 Mas
há alguns de vós que não creem. Pois Jesus sabia, desde o
princípio, quais eram os que não criam, e quem o havia de
trair. 65 E
continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se, pelo
Pai, não lhe for concedido. 66 Por
causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não
andaram mais com ele. 67 Então,
perguntou Jesus aos doze: Quereis vós também
retirar-vos? 68 Respondeu-lhe
Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida
eterna.
3.
Cura. Sl
107.20; Mt 8.8. O
centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do
meu telhado; mas somente fala a palavra, e meu servo será curado.
4.
Corta. Hb 4.12. Porque
a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer
espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito,
e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e
intenções do coração.
5.
É útil 2 Tm 3.16. Toda
Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para
repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
6.
Alimenta 1 Pe 2.2. desejai
como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por
ele crescerdes para a salvação,
7.
Consola. 1 Ts 4.18. Portanto,
consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
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