O DEUS INCOMPARÁVEL


 

O DEUS INCOMPARÁVEL

Texto Básico: “Isaías 40” (1-8)
Texto Devocional: Is 40.25. A quem, pois, me comparareis, para que eu lhe seja semelhante? Diz o Santo.

Introdução:

O Conforto e a Majestade de Deus, 40.1-31.

Aqui o evangelho da redenção é anunciado e assegurado. O profeta retoma ao tema que havia introduzido no clímax do capítulo 35, anterior ao trecho, e revela para nós suas implicações mais amplas através dos capítulos cuidadosamente organizados que seguem.

1. As Consolações Infalíveis do Eterno Deus. 40.1-11.

Os versículos 1-11 contêm a introdução de todos os vinte e sete capítulos que seguem. Deus ordena que a mensagem de conforto e perdão seja dada ao seu povo, enquanto vozes de arautos se erguem para preparar o advento da incomparável Divindade.

40.1—66.24 Esses capítulos formam o que chamamos Livro da Consolação. A frase: “Consolem, consolem o meu povo” tem a clara intenção de proporcionar algum conforto e esperança a Israel e não deve ser atribuída a Ezequias, embora apareça na sequência das palavras do rei. Esses capítulos estão divididos em três partes, como sugere a frase com aparência de refrão: Is 48.22. “Não há paz para os ímpios, diz o Senhor.

Os capítulos de 40 a 48 tratam da vinda de Ciro e da queda da Babilônia como prova de que o Deus de Israel é poderoso o bastante para prever os acontecimentos e cumprir o que promete, em contraste com os ídolos dos pagãos, que nada podiam fazer. Is 40.5b Pois é o Senhor quem fala. Jesus deixou claro que:

  • Ele tinha domínio de tudo Jo 16.4. Mas tenho-vos dito estas coisas, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco.

  • Ele assegura que ainda que o mundo faça a propaganda de um dia melhor; porém só Jesus, pode realizar o que fala: Jo 16.33. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

a. A voz de Deus com uma mensagem de graça. Is 40.1-2. Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês. 2 Encoragem a Jerusalém e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi imposto, pagou por sua iniquidade, e recebeu da mão do Senhor em dobro por todos os seus pecados.

O anúncio divino é que a servidão acabou, a iniquidade foi perdoada e o pecado expiado. A ordem: Consolai, consolai (v1), expressa em um imperativo duplo, é característica do estilo de Isaías.

O grego do AT usa o mesmo verbo do qual se deriva nosso substantivo “Consolador” (cf. Jo 14.16, 26). Meu povo lembra o relacionamento de aliança através da qual Deus declarou que Israel era sua propriedade peculiar (Ex 19.5-6; Lv 20.26; Dt 7.6; 14.2).

Oséias achou necessário dizer: “porque vós sois meu povo” (Os 1.9), mas agora Isaías vê se aproximar o tempo da graça prometida por Ele (Os 2.23 Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus). Além disso, a ordem divina é: “Fale ao coração” (nota na KJV) de Jerusalém (2), de uma maneira consoladora. A sua servidão é acabada é melhor traduzido como: “já terminou a sua escravidão” (NTLH). A sua iniquidade está expiada indica que o pagamento foi completo e seu castigo foi aceito. Dobro [...] por todos os seus pecados é simplesmente um acréscimo oriental.

b. A voz da profecia com uma mensagem de justiça Is 40.3-5. Uma voz clama: "No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus. 4.Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas, serão niveladas. 5. A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala.

A voz [...] que clama no deserto (v3) vem de uma personalidade que desaparece no esplendor do seu chamado. O caminho do Senhor é mencionado frequentemente por Isaías. “Levantai uma estrada para o nosso Deus através do deserto” (Moffatt).“Preparar o caminho” era uma expressão idiomática para a retirada de obstáculos da estrada (cf. 57.14; 62.10).

A figura no versículo v4 é tirada das operações de engenharia dos construtores de estradas para os reis do Oriente. A ordem continua: Que todo vale seja exaltado, [...] e o que está torcido seja endireitado.

A referência de Isaías é ao afloramento do basalto. As rochas formadas de lava dificultam a construção de uma estrada. Os lugares ásperos (lugares rochosos) devem ser aplainados. Assim, “no fundo da voz que endireita o nosso coração com Deus, vem a voz para endireitar o mundo, e nenhum homem é realmente devoto se não ouvir os dois chamados” Jo 5.25. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 

O abatido precisa ser encorajado, o farisaico e o carnalmente presunçoso precisa ser humilhado, a desonestidade deve dar lugar à sinceridade, e o anseio por status deve ser abandonado. Tudo isso está envolvido no preparo de um caminho para o nosso próprio Deus, passando pelas desolações da nossa sociedade e indo até os corações dos homens.

A glória do Senhor (v5; kebod Yahuieh) implica uma manifestação visível do Deus invisível, cuja vinda registra a revelação da sua glória (1 Pe 4.13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.).

O grego da Septuaginta traz: “A salvação de Deus”. Note que essa salvação é para todos os homens. Toda carne a verá, visto que Cristo é um Salvador universal e a convocação de Deus é para toda a humanidade. Isaías está certo de que essa é uma ordem de Deus.

A boca do Senhor é a confirmação costumeira do profeta anexada às suas proclamações inspiradas Is 12.3. Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação Essa profecia cumpriram na pessoa de Jesus na festa Jo 7.37. Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Obs: A festa das cabanas durava sete dias (Lv 23.34; Dt 16.13,15), porém incluía uma “assembleia de encerramento” no oitavo dia (Lv 23.36). A celebração incluía uma procissão diária desde o templo até o tanque de Siloé, do qual um sacerdote tirava água, que era então levada de volta e derramada como oferta no altar, acompanhada por uma recitação de Is 12.3. No último dia da celebração (o sétimo ou oitavo dia), Jesus anunciou que ele mesmo era a fonte de “água viva”.

c. A voz da fé com uma mensagem de confiança. Is 40.6-8. Uma voz ordena: "Clame". E eu pergunto: "O que clamarei? " "Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo. 7 A relva murcha e cai a sua flor, quando o vento do Senhor sopra sobre eles; o povo não passa de relva. 8 A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.

Voz que diz: Clama significa, em nossa língua moderna, que Isaías ouviu a voz do invisível, dizendo: “Pregue!”. O profeta respondeu: “Que devo pregar?” Isaías sabia que para um homem transmitir uma mensagem viva, ela precisa vir de Deus (cf. 6.8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim).

A voz dos céus disse para Isaías proclamar o tema da fragilidade e transitoriedade humana: Toda carne é erva, e toda a sua beleza (“glória”, NVI) como as flores do campo (v6). Qualquer reivindicação que o homem faça em relação à graça e beleza é apenas temporária, como as flores do campo. As pequenas demonstrações de coragem são de curta duração. O contraste de Isaías é entre a transitoriedade do homem e a eternidade de Deus e sua palavra.

Na expressão: soprando nelas o hálito do SENHOR (v7), Isaías se refere àquele vento quente do leste conhecido na Palestina como siroco. “Quando em maio o vento quente começa a soprar, a flora da primavera adquire, de um momento para outro, um visual de outono”. Homer escreveu: “Como são as gerações de folhas, assim são as gerações dos homens” (cf. 37.27; Jó 8.12; 14.2; SI 90.5-6). O Sl 102.26 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão; como roupa os mundarás, e ficarão mudados. Na verdade, o povo é erva em comparação com a majestade transcendente de Deus. Em Lm 5.19 Tu, Senhor, permaneces eternamente; e o teu trono subsiste de geração em geração. O homem é transitório ou passageiro. Em um mundo decadente, somente Deus permanece.

Mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente (v8). A Palavra de Deus permanece acima da mudança e deterioração que vemos por toda parte. Ela é mais permanente do que a natureza. Ela é dinâmica e expansiva, visto que faz parte da natureza do próprio Deus (1 Jo 2.17 Ora, o mundo passa, e a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre). A Palavra do nosso Deus permanece como uma força poderosa e transformadora dentro da história humana, cumprindo o propósito para o qual foi enviada.

A PALAVRA DE DEUS É:

1. É eterna. Is 40.8. 1 Pe 1.25. mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada.

2. Vivifica. Jo 6.63-68. O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.  64 Mas há alguns de vós que não creem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam, e quem o havia de trair.  65 E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.  66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.  67 Então, perguntou Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?  68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.

3. Cura. Sl 107.20; Mt 8.8.  O centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente fala a palavra, e meu servo será curado

4. Corta. Hb 4.12. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração

5. É útil 2 Tm 3.16. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 

6. Alimenta 1 Pe 2.2. desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,

7. Consola. 1 Ts 4.18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.






Comentários