COMO UMA OLIVEIRA!


 

Como uma Oliveira!

Texto Básico: Salmos 52.
Texto Devocional: Salmos 52.8. Mas eu sou qual oliveira verde na casa de Deus; confio na bondade de Deus para sempre e eternamente.

Introdução: A oliveira é também citada na Bíblia em várias passagens, tanto a árvore, como seus frutos. A longevidade das oliveiras é grande. Estima-se que algumas das oliveiras presentes em Israel tenham mais de 2 500 anos de idade. Em Santa Iria de Azoia, Portugal, há uma oliveira com 2 850 anos.

Davi faz um contra ponto, entre os ímpios e sua trajetória curta, em quanto os justos recebem uma nomenclatura Mas eu sou qual oliveira verde na casa de Deus; confio na bondade de Deus para sempre e eternamente.v8

1. Embora haja evidência de que o antigo Israel era bem mais florestado que o atual, a presença de árvores viçosas era sinal de bênção divina para os antigos nômades que viviam à margem da sociedade agrícola estabelecida. O AT apresenta a árvore viçosa como símbolo da bênção do justo (ver 1.3; Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

Is 61.3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

Jr 17.8. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Essa bênção é muitas vezes contrastada com o estado triste do ímpio, retratado como a sequidão não produtiva. As oliveiras, que vivem centenas de anos, não eram de fato plantadas nos pátios do templo.

Descrição botânica que a Bíblia aplica em nossas vidas.

 

1.RAÍZES: As raízes poderosas e compridas da Oliveira, podem chegar a uma profundidade de seis metros. Sendo assim, a oliveira tem grande facilidade na absorção de água e nutrientes do solo. A sua raiz é subterrânea e fasciculada.
Raiz Fasciculada. Raiz formada por vários eixos, ramificados ou simples, mais ou menos iguais na espessura e no comprimento. ... As raízes fasciculadas são características da maioria das monocotiledôneas, como o trigo, o arroz, todos os capins,.

Falar de raízes profundas, nos leva a procurar entender como chegamos até aqui. Salmos 80.8-9 Trouxeste do Egito uma videira; lançaste fora as nações, e a plantaste. 9 Preparaste-lhe lugar; e ela deitou profundas raízes, e encheu a terra. 
 
Profundidade
 
a. Fala-nos de estabilidade. 1 Co 3.10-11 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

b. Resistência. 1 Co 2.10-11 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. 11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.

c. Crescimento sem base: 2 Pe 3.18. antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. Amém. Uma oliveira que cresse sem raiz profunda, logo ela será derrubada pelo vendo. Esse vento pode ser o nosso dia a dia, pode ser lutas, pode ser chuvas, podem ser terremotos, podem ser tempestades.

2. Caule: A madeira de crescimento lento da árvore é rica, com anéis cinzento-esverdeados e curtos. A árvore (dependendo da variedade) chega aos 20 metros de altura. As árvores selvagens são mais baixas que as plantadas. As oliveiras em olivais são podadas para se manterem pequenas de forma a que a colheita das azeitonas seja facilitada. A oliveira necessita de muito tempo para crescer mas, no entanto, pode viver muitas centenas de anos.

Crescimento saudável: 1 Co 3.6-7 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

Havia uma preocupação do apóstolo Paulo, em respeito ao conhecimento das igrejas sobre o viver com Cristo. 1 Co 3.10. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Assim podemos entender as razões pelas quais Paulo sofria.

a. Pelos ensinos de Doutrinas enganos. 1 Tm 1.3-4. Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa, 4 nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé…

b. Pelos ensinos dos falsos mestres: 1 Tm 1.6-7. das quais coisas alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos, 7 querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam.

c. Pela apostasia dos últimos tempos: 1 Tm 4.1-2. Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,

3. Folha. A oliveira é uma planta de folha persistente, o que significa que nunca perde totalmente a sua folha; em vez disso, as folhas mais velhas vão caindo ao longo do ano. As folhas pequenas, simples e luzidias são verde acinzentadas na frente e de um cinzento prateado e brilhante por trás. Estas são estreitas, pontiagudas e simples. Na parte de trás têm pequenos pelos, que protegem a árvore da desidratação recapturando a água e conduzindo-a de novo para a folha. 
 
A folha depois de seca pode ser utilizada para chá, sendo rica em nutrientes como: potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Apresentam uma alta concentração de ácidos graxos, fibra alimentar, proteínas, minerais, agentes bioflavonóides e antioxidantes. 
 
a. Aparência: Mt 21.19. e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.

Às folhas sempre verde, é uma amostra que tipo de terreno foi plantada essa árvore; a palavra de Deus nos enforma o que acontece quando o homem tem o seu prazer nas coisas do céu. Salmos 1.3. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Diferente o que acontece com o justo, o ímpio não permanecerá, Salmos 1.5-6 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; 6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.
 
Is 41.17-18. Os pobres e necessitados buscam água, e não há, e a sua língua se seca de sede; mas eu o Senhor os ouvirei, eu o Deus de Israel não os desampararei. 18 Abrirei rios nos altos desnudados, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto num lago d'água, e a terra seca em mananciais.

4. Floração: Dependendo da área em que se encontram, as oliveiras florescem entre o fim de Abril e o princípio de Junho em cada inflorescência encontram-se entre 10 e 40 flores. A flor compõe-se de 4 sépalas e 3 pétalas crescidas. 
 
Aparência Salmos 92.12-13 Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. 13 Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

5. Fruto: A partir da flor, forma-se depois da polinização o fruto: a azeitona. É um fruto com caroço revestido de polpa mole. A cor da azeitona antes de estar madura é o verde, e depois de estar madura torna-se preta ou violeta-acastanhada. A árvore atinge o ponto de produção óptimo com cerca de vinte anos. A composição média de uma azeitona é água (50%), azeite (22%), carboidratos (19%), celulose (fibras) (5,8%) e proteínas (1,6%).


Continua…..



























Comentários