No
Esconderijo de Deus.
Texto
Básico: Salmos 91.
Texto
Devocional: Sl 91. Aquele
que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso
descansará.
Introdução:
Muitos
têm tido experiências especiais como as do precioso Sl 23. A mesma
benção pode ser sua.
A
Condição: O salmista estabelece uma condição a fim de gozarmos
das bênçãos: “Habitar
no esconderijo”
e “Descansar
à sombra”
Precisamos fazer de Deus a nossa habitação e o nosso descanso v.9
Porquanto
fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação.
Este
cântico de adoração, junto com o salmo sapiencial seguinte, é com
frequência
ligado com o salmo precedente formando o que ficou conhecido como
trilogia
da confiança.
Várias conexões de pensamento e expressão servem para ligá-los. O
Salmo 90 representa o pedido de libertação;
o Salmo
92 se regozija na sua consumação;
e o
Salmo 91 une a oração e sua resposta em uma expressão de
confiança.
Comentaristas
se lembraram de Romanos
8.31
pelo tema desse salmo. “E a exclamação fervorosa de Paulo: “Se
Deus é por nós, quem será contra nós?”
expressa em uma poesia rica e variada”
1.
A
Segurança de um Coração Confiante, 91.1-16.
Benção:
Como o salmista descreve as bençãos de Deus sobre as vidas dos que
estão habitando e descansando no Senhor?
A.
Livramento:
v3,13. v.3
Porque
ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. v.13
Pisarás
o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a
serpente.
Deus
os livrará do laço do passarinheiro (3), a rede quase invisível
dos caçadores de passarinhos. A peste perniciosa (mortal ou
destruidora), possivelmente sugerida novamente nos versículos
6-7,
pode indicar uma epidemia avassaladora daquela época.
B.
Proteção:
v.4
Ele
te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras
refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
O próprio Deus será o seu Abrigo, como a águia protege os seus
filhotes (4; (cf.
Dt
32.11,Como
a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e,
estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas)
com uma aplicação um pouco diferente).
C.
Tranquilidade:
v.5-6.
Não
temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
6
nem
peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
Os versículos 5-6 fornecem um paralelismo duplo: O
espanto noturno e a seta
[…] de
dia
(5); a
peste
[...] na
escuridão e a mortandade
[...] ao
meio-dia
(6). O espanto noturno é provavelmente o rápido ataque noturno
comum no combate daquela época; assim, o versículo
5
representa perigos de homens e o versículo
6
perigos de doenças, epidemias ou pragas.
Assim
entende se que, o
justo será poupado (7-8).
O salmista sabia, é claro, que as recompensas nem sempre podem ser
medidas de acordo com a justiça nesta vida. Temos
um entre tantos exemplos, quando Deus envia as pragas ao Egito;
enquanto os judeus eram poupados os egípcios eram consumidos pelas
pragas. Gn
15.13-14.
Então
disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência
será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e
será afligida por quatrocentos anos;
14
sabe
também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois
sairá com muitos bens.
D.
Isenção
do mal:
v.7-8.
Mil
poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não
serás atingido.
8
Somente
com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Mas ele está convicto de que em um universo moral governado pelo
Deus santo, no final o justo estará bem e o ímpio sofrerá as
consequências
dos seus atos. Os problemas que surgem da disparidade temporária em
relação a recompensas e castigos são tratados em Jó
e nos Salmos 37,
49
e 73.
E.
Segurança:
v.10.
nenhum
mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.“Porque
tu, ó Senhor, és o meu refúgio. Visto que também tu estabeleceste
o Altíssimo como teu refúgio, nenhum mal te sucederá...” Mal e
praga ficarão distantes. O
apóstolo Pedro diz:
1
Pe 3.13.
Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?
Certamente
o Senhor, nos ensinará o caminho que devemos trilhar, para sermos
bem-sucedidos.
Isso ficou claro para Josué diante das palavras
consoladoras do Senhor Js
1.9. Não
se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e
noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele
está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás
bem sucedido.
Isto
gera segurança, vejamos o Salmos
119.165.
Muita
paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça
tropeçar.
F.
Cuidado
Divino:
v.11-12.
Porque
aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos
os teus caminhos.
12
Eles
te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
A promessa dos versículos 11-12
foi citada por Satanás fora de contexto na tentação a Jesus no
deserto (Mt 4.6; Lc 4.10-11).
G.
Vitória:
v.13
Pisarás
o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a
serpente. Áspide
[...] filho de leão e a serpente (13) simbolizam vividamente os
poderes venenosos e destruidores do mal, sobre os quais o Senhor faz
seu povo triunfar. Ele
é o único que concede vitória para o seu povo. Rm
16.20. E
o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
H.
Presença
de Deus:
v.14-16 Pois
que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque
ele conhece o meu nome.
15
Quando
ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia,
livrá-lo-ei, e o honrarei.
16
Com
longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.
O
próprio Deus fala nos três últimos versículos e acrescenta sua
garantia à promessa do poeta. A condição da qual tudo depende é
simples:
Pois que tão encarecidamente me amou
(14).
A expressão significa apegar-se a Deus em completa devoção.
Obediência e fé são resultados de um fluir natural do amor
derramado amplamente nos corações humanos pelo Espírito Santo.
Rm
5.5.
e
a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus é derramado em
nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado.
Jo
14.15.
Se
me amais, guardareis os meus mandamentos,
1
Jo 4.18.
No
amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque
o medo envolve tormento; e quem tem medo não está aperfeiçoado no
amor.
Conheceu
o meu nome significa mais do que informação a respeito do nome do
Deus verdadeiro. Envolve um conhecimento pessoal com o Deus cuja
natureza é revelada em seu nome. Os resultados que seguem esse tipo
de amor e conhecimento são livramento, exaltação, oração
respondida (15),
sua presença na angústia, honra, abundância de dias e salvação
(16).
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