Salmos livro 06
Uma
Oração por Libertação
Texto
Básico: Salmos 6
Texto
Devocional: Salmos 7.1.
Senhor,
Deus meu, confio, salva-me de todo o que me persegue, e livra-me;
Introdução:
O Salmo 6 é o primeiro de uma classe especial conhecida como salmos
de “penitência”, expressando arrependimento e tristeza pelo
pecado. Existem sete desse tipo (6; 32; 38; 51; 102; 130; 143), e
desde os primeiros dias do cristianismo eles têm estado ligados aos
“sete pecados capitais”.
G. Campbell
Morgan comenta a respeito do Salmo 6: “O salmo não tem a mesma
força em relação à verdadeira penitência se comparado com alguns
salmos que seguem. Ele é, na verdade, um clamor por libertação da
dor, da tristeza e da correção do que propriamente do pecado que os
causa”.
O
pano de fundo desse salmo aparentemente é uma enfermidade prolongada
e perigosa. Ele é intitulado “Um Salmo de Davi”, e dedicado ao
cantor-mor em Neguinote, “instrumentos de cordas”. As palavras
adicionais do título, “sobre
Seminite”,
significam “o oitavo” ou uma oitava — uma indicação musical,
cujo significado não está claro.
O salmo pode
ser dividido em três seções:
Os versículos
1-5 apresentam a enfermidade dolorida do salmista.
A
segunda seção contínua
sua descrição do sofrimento e pesar (6-7).
A divisão
final expressa uma nota de confiança e segurança.
1.
Clamor:
Senhor,
não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2
Tem
compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque
os meus ossos estão perturbados.
3
Também
a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando?
4
Volta-te,
Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia.
5
Pois
na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
O salmista
clama ao Senhor por misericórdia diante da morte iminente. Embora
seja um homem que teme ao Senhor, ele vê sua aflição como um
castigo divino pelo pecado, o que torna esse poema um salmo de
penitência.
A Bíblia
mostra que a enfermidade não é necessariamente um castigo divino
pelo pecado pessoal. Todavia, é claro que em alguns casos a doença
pode ser usada como uma vara de disciplina designada para fazer o
errante voltar a Deus 1 Co 11.30 Por
causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que
dormem.
Tg 5.15. e
a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se
houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Sou
fraco
(2), literalmente “sem vida” ou afadigado.
Meus
ossos estão perturbados.
Os ossos eram considerados fundamentais na saúde de todo o corpo (Pv
16.24 Palavras
suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o
corpo).
Os ossos do poeta estão perturbados e a sua alma também está
perturbada (3; “profundamente abalada”, ARA). Jesus
em um momento de oração; ele diz: Então
lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte;
ficai aqui e vigiai comigo.
Mt
26.38.
Na
morte não há lembrança de ti;
no sepulcro (hb. “Sheol”) quem te louvará? (5).
Precisamos
nos lembrar de que somente Jesus Cristo “aboliu a morte e trouxe à
luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho” (2
Tm 1.10 e
que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo
Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a
imortalidade pelo evangelho,).
O
AT em nenhuma parte considera a morte o fim da existência; mas o
Sheol, o lugar dos mortos, não era um lugar aguardado com
expectativa. Ocasionalmente, homens do AT recebiam um vislumbre de
uma eternidade mais alegre (e.g., Jó
19.25-27; SI 16.10-11; 49.15; 73.23-26).
Mas, na maioria das vezes, a morte era temida como uma interrupção
da adoração a Deus e da caminhada com Ele.
2.
Queixas.
Estou
cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha
cama, inundo com elas o meu leito.
7
Os
meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de
todos os meus inimigos.
A
angústia de Davi é descrita vividamente: Já
estou cansado do meu gemido (6).
Muito sofrimento é exaustivo, e o salmista estava chegando ao fim
das suas forças. Toda
noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito
— lágrimas copiosas durante a longa noite inundavam a cama do
poeta. Sl
30.5b.
O
choro pode durar uma noite; mas, a alegria vem pela manhã.
Meus
olhos estão consumidos
(7); vermelhos e sem vida denunciavam sua enfermidade e tristeza. Têm
envelhecido, isto é, “gradualmente se tornam velhos” (ou
“fraquejam”, NVI). A oposição incessante de todos os [seus]
inimigos continuava, mesmo durante a doença séria que o acometia.
Seus inimigos eram impiedosos. Jó
3.26.
Não
tenho repouso, nem sossego, nem descanso; mas vem a perturbação.
3.
Confiança:
Apartai-vos
de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu
a voz do meu pranto.
9
O
Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração.
10
Serão
envergonhados e grandemente perturbados todos os meus inimigos;
tornarão atrás e subitamente serão envergonhados.
Como
em tantos salmos desse tipo, o desespero das circunstâncias do poeta
é aliviado pela confiança
no Senhor. Is
63.3.
Tu
conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele
confia em ti.
Aqueles
que aprendem a orar em todas as circunstâncias da vida encontram
motivos para louvar pela esperança no auxílio de Deus. Davi
visualiza seus inimigos perambulando, esperando o pior para ele. Ele
ordena que o abandonem,
anunciando
que o Senhor já ouviu (8). Sl
5.2.
Atende
à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.
Embora
as circunstâncias ainda não tenham mudado, o salmista está
confiante que o Senhor aceitará — com agrado — a sua oração
(9) Nos
faz lembra da resposta que o Senhor deu a oração do rei Salomão 2
Cr 7.12.
E
o Senhor apareceu de noite a Salomão e lhe disse: Eu ouvi a tua
oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Como
resultado, envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos (10)
— embaraçados e grandemente aterrorizados, “humilhados e
grandemente abalados” (Anchor). Os verbos no versículo 10 são
melhor traduzidos pelo futuro simples: “Meus
inimigos serão envergonhados
[...] eles
serão afastados”.
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