Salmos livro 06 - Uma Oração por Libertação


 
Salmos livro 06
Uma Oração por Libertação

Texto Básico: Salmos 6
Texto Devocional: Salmos 7.1. Senhor, Deus meu, confio, salva-me de todo o que me persegue, e livra-me;

Introdução: O Salmo 6 é o primeiro de uma classe especial conhecida como salmos de “penitência”, expressando arrependimento e tristeza pelo pecado. Existem sete desse tipo (6; 32; 38; 51; 102; 130; 143), e desde os primeiros dias do cristianismo eles têm estado ligados aos “sete pecados capitais”.

G. Campbell Morgan comenta a respeito do Salmo 6: “O salmo não tem a mesma força em relação à verdadeira penitência se comparado com alguns salmos que seguem. Ele é, na verdade, um clamor por libertação da dor, da tristeza e da correção do que propriamente do pecado que os causa”.

O pano de fundo desse salmo aparentemente é uma enfermidade prolongada e perigosa. Ele é intitulado “Um Salmo de Davi”, e dedicado ao cantor-mor em Neguinote, “instrumentos de cordas”. As palavras adicionais do título, “sobre Seminite”, significam “o oitavo” ou uma oitava — uma indicação musical, cujo significado não está claro.

O salmo pode ser dividido em três seções:

Os versículos 1-5 apresentam a enfermidade dolorida do salmista.
A segunda seção contínua sua descrição do sofrimento e pesar (6-7).
A divisão final expressa uma nota de confiança e segurança.

1. Clamor: Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. 2 Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. 3 Também a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando? 4 Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia. 5 Pois na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?

O salmista clama ao Senhor por misericórdia diante da morte iminente. Embora seja um homem que teme ao Senhor, ele vê sua aflição como um castigo divino pelo pecado, o que torna esse poema um salmo de penitência.

A Bíblia mostra que a enfermidade não é necessariamente um castigo divino pelo pecado pessoal. Todavia, é claro que em alguns casos a doença pode ser usada como uma vara de disciplina designada para fazer o errante voltar a Deus 1 Co 11.30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem. Tg 5.15. e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Sou fraco (2), literalmente “sem vida” ou afadigado.
Meus ossos estão perturbados. Os ossos eram considerados fundamentais na saúde de todo o corpo (Pv 16.24 Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo). Os ossos do poeta estão perturbados e a sua alma também está perturbada (3; “profundamente abalada”, ARA). Jesus em um momento de oração; ele diz: Então lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Mt 26.38.

Na morte não há lembrança de ti; no sepulcro (hb. “Sheol”) quem te louvará? (5).
Precisamos nos lembrar de que somente Jesus Cristo “aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho” (2 Tm 1.10 e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho,).

O AT em nenhuma parte considera a morte o fim da existência; mas o Sheol, o lugar dos mortos, não era um lugar aguardado com expectativa. Ocasionalmente, homens do AT recebiam um vislumbre de uma eternidade mais alegre (e.g., Jó 19.25-27; SI 16.10-11; 49.15; 73.23-26). Mas, na maioria das vezes, a morte era temida como uma interrupção da adoração a Deus e da caminhada com Ele.

2. Queixas. Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito. 7 Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos.

A angústia de Davi é descrita vividamente: Já estou cansado do meu gemido (6). Muito sofrimento é exaustivo, e o salmista estava chegando ao fim das suas forças. Toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito — lágrimas copiosas durante a longa noite inundavam a cama do poeta. Sl 30.5b. O choro pode durar uma noite; mas, a alegria vem pela manhã.

Meus olhos estão consumidos (7); vermelhos e sem vida denunciavam sua enfermidade e tristeza. Têm envelhecido, isto é, “gradualmente se tornam velhos” (ou “fraquejam”, NVI). A oposição incessante de todos os [seus] inimigos continuava, mesmo durante a doença séria que o acometia. Seus inimigos eram impiedosos. Jó 3.26. Não tenho repouso, nem sossego, nem descanso; mas vem a perturbação.

3. Confiança: Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto. 9 O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração. 10 Serão envergonhados e grandemente perturbados todos os meus inimigos; tornarão atrás e subitamente serão envergonhados.

Como em tantos salmos desse tipo, o desespero das circunstâncias do poeta é aliviado pela confiança no Senhor. Is 63.3. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

Aqueles que aprendem a orar em todas as circunstâncias da vida encontram motivos para louvar pela esperança no auxílio de Deus. Davi visualiza seus inimigos perambulando, esperando o pior para ele. Ele ordena que o abandonem,
anunciando que o Senhor já ouviu (8). Sl 5.2. Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.

Embora as circunstâncias ainda não tenham mudado, o salmista está confiante que o Senhor aceitará — com agrado — a sua oração (9) Nos faz lembra da resposta que o Senhor deu a oração do rei Salomão 2 Cr 7.12. E o Senhor apareceu de noite a Salomão e lhe disse: Eu ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.

Como resultado, envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos (10) — embaraçados e grandemente aterrorizados, “humilhados e grandemente abalados” (Anchor). Os verbos no versículo 10 são melhor traduzidos pelo futuro simples: “Meus inimigos serão envergonhados [...] eles serão afastados”.

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