Salmos Livro 5 - Oração Pelo Sacrifício Matutino



Oração Pelo Sacrifício Matutino

Texto Básico: Salmos 5.
Texto Devocional: Salmos 5.1. Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos.

Introdução: O Salmo 5 também é uma oração matutina (v3) ligada à adoração no Templo (v7). Ele reflete o mesmo pano de fundo (perigo e controvérsia) encontrado nos Salmos 3 e 4. O título é atribuído a Davi e é dedicado ao cantor-mor “sobre Neilote”, isto é “sobre instrumentos de sopro”. Argumenta-se que o salmo deve ter sido escrito numa época posterior a Davi, visto que o Templo é mencionado (v7).

No entanto, encontramos o mesmo termo hebraico aqui traduzido por “templo” aplicado ao santuário do Tabernáculo em Siló (1Sm 1.9; 3.3). É, portanto, possível que esse termo tenha sido usado para o Tabernáculo onde se guardava a arca do Senhor nos tempos de Davi.

O salmo é dividido em quatro estrofes.

Na primeira estrofe o salmista suplica para que o Senhor lhe dê ouvidos (1-3).
Os versículos 4-7 expressam a confiança de que Deus não tolerará os ímpios.
A terceira estrofe descreve a infidelidade dos inimigos do salmista (8-10).
Os versículos finais (11-12) exprimem a confiança de Davi na vindicação do Senhor quanto à sua causa.

1. Pedido: 5.1-3. Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos. 2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro. 3 Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio.

O escritor ora para que Deus ouça as suas palavras e considere a sua meditação (1). O termo hebraico para meditação é um termo raro, usado somente mais uma vez em Salmos 39.3. Pode significar uma oração não pronunciada ou a voz baixa de uma tristeza remoída no pensamento. A oração é conveniente a qualquer tempo, mas particularmente pela manhã (3). Temos um exemplo a oração de Ana. Ler com a igreja 1 Sm 1.10-17.

v1. Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos. Lembra assim a oração de dedicação que Salomão fez ao inaugurar o Templo idealizado pelo seu pai Davi, mas construindo sobre o reinado amado Solomão. 1 Rs 8.29-30. para que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer, voltado para este lugar. 30 Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem voltados para este lugar. Sim, ouve tu do lugar da tua habitação no céu; ouve, e perdoa.
v.2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro. Como um Deus que ouvia as suas orações, como Ele sempre fazia desde que os homens começaram a clamar o nome do Senhor e Ele continuava mais pronto para ouvir do que nunca.

Observe que Davi o trata aqui: “Ó Senhor” v1-3, existente por si mesmo, autossuficiente. Sendo aquele que nós devemos adorar e “Rei meu e Deus meu” v2, aquele que eu confessei ser meu Deus e a quem eu jurei fidelidade e sob a proteção de quem eu e coloquei, como meu Rei. Jó 19.7 Expressa de forma angustiante. Eis que clamo: Violência! Mas não sou ouvido; grito: Socorro! Mas não há justiça. No Salmos 44.4. Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena livramento para Jacó.

Isso nos encoraja a continuarmos a orar pois a nossa esperança estar no Deus na nossa salvação. Sl 85.4. Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua indignação contra nós.

v.3 Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio. Davi buscou ao Senhor muito sedo, ainda nas primeiras horas do dia. A Benção de levantar cedo. Temos alguns exemplos de pessoas que levantaram sedo.

Abraão. Gn 19.27. E Abraão levantou-se de madrugada, e foi ao lugar onde estivera em pé diante do Senhor;
Isaque: Gn 26.31. E levantaram-se de manhã cedo e juraram de parte a parte; depois Isaque os despediu, e eles se despediram dele em paz.
Jacó: Gn 28.18. Jacó levantou-se de manhã cedo, tomou a pedra que pusera debaixo da cabeça, e a pôs como coluna; e derramou-lhe azeite em cima.
Josué: Js 3.1. Levantou-se, pois, Josué de madrugada e, partindo de Sitim ele e todos os filhos de Israel, vieram ao Jordão; e pousaram ali, antes de atravessá-lo.
As Mulheres: Mc 16.2. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol.
Os apóstolos: At 5.21. Ora, tendo eles ouvido isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Chegando, porém o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o sinédrio, com todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram guardas ao cárcere para trazê-los.

2. Justiça: 5.4-7. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. 5 Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade. 6 Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina. 7 Mas eu, pela grandeza da tua benignidade, entrarei em tua casa; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.

Davi está convencido de que Deus na sua justiça não pode nem vai tolerar o mal.
Portanto, os loucos (5), literalmente os orgulhosos ou arrogantes, não pararão à sua vista. O Senhor aborrecerá o homem perverso na sua má ação, embora em amor o Senhor trabalhe para o seu arrependimento.

Sanguinário é literalmente “homem de sangue” — sedento por sangue. Em contrapartida, o salmista adorará o Senhor lembrando-se da grandeza da benignidade dele (7).

Mesmo na adoração pessoal em casa, o salmista viraria sua face para o santuário do Senhor, que representa a presença de Deus com e a favor do seu povo Dn 6.10. Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Quando as coisas sai do controle, a única coisas que não deve sair do nosso dia a dia é a oração. Assim também não devemos temer o homem. Sl 56.11. em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?

3. Retribuição: 5.8-10. Guia-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o teu caminho. 9 Porque não há fidelidade na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. 10 Declara-os culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti.

O mal não pode deixar de ser castigado. O salmista liga uma oração por libertação a favor dele mesmo com uma nota de imprecação (maldição) contra os inimigos de Deus e os seus (cf. Int., “Classificação dos Salmos”).

v.8. Guia-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o teu caminho. O Salmista está dizendo “Guia-me como o pastorSl 23.3. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Aplana diante de mim o teu caminho (8), isto é, conduz-me em um caminho reto e plano. Não há retidão (9) significa sem sinceridade ou verdade.

Íntimo refere-se à essência da personalidade, do coração ou do próprio eu. No hebraico, maldades significam “destruição”, no sentido de estar inclinado à destruição.

A sua garganta é um sepulcro aberto foi citado por Paulo em Romanos 3.13 como parte de sua demonstração da maldade universal do homem afastado de Deus. Um túmulo aberto seria particularmente ofensivo aos hebreus, a quem o contato com os mortos os tornava imundos (Nm 19.11 Aquele que tocar o cadáver de algum homem, será imundo sete dias.)

v.10 Declara-os culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti Declare-os culpados (10) tinha a ideia de castigá-los. Caiam por seus próprios conselhos sugere que seus planos perversos terão um efeito contrário, e resultarão na destruição deles mesmos. A atitude do salmista em relação aos perversos não está baseada em rancor pessoal ou vingança, mas no fato de que se revoltaram contra Deus.

Na realidade, não se trata de “imprecações”; pelo contrário, são apelos para Deus reparar injustiças perpetradas contra os salmistas, impondo penalidades compatíveis com a violência cometida Sl 28.4. Retribui-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus feitos; dá-lhes conforme o que fizeram as suas mãos; retribui-lhes o que eles merecem.

Mas, os crentes em Jesus foram orientados, agirem diferente; vejamos.

1. O caso em que João e Tiago pediram Jesus permitisse que aquela cidade de samaritanos fossem julgados como foram, Sodoma e Gomorra: Lc 9.52-55 Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada. 53 Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém. 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir como Elias também fez? 55 Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. João mais trade, mais maduro diz: 1 Jo 2.1-2. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. E, se alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

2. Jesus orienta os seus discípulos: Mt 5.44-48 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é vosso Pai que está nos céus.

4. Recompensa: 5.11-12. Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome. 12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo; tu o circundas do teu favor como de um escudo.

v11 Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome. A justiça requer não apenas o castigo da maldade, mas a recompensa da retidão. Aqueles que confiam v11 no Senhor e amam o seu nome se alegrarão e exultarão, porque eles têm uma defesa segura. Deus abençoará o justo (v12) e o circundará (protegerá) como de um escudo. A palavra usada aqui significa um grande escudo, suficiente para proteger o corpo todo.

O Salmista expande sua oração e inclui todos os justos. Sl 3.8. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. Teu Nome. O nome do Senhor é a manifestação do seu caráter, pois antes não exite ninguém igual a Ele e nem depois.



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