Oração
Pelo Sacrifício Matutino
Texto
Básico: Salmos 5.
Texto
Devocional: Salmos 5.1. Dá
ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos.
Introdução:
O Salmo 5 também é uma oração matutina (v3) ligada à
adoração no Templo (v7). Ele reflete o mesmo pano de fundo
(perigo e controvérsia) encontrado nos Salmos 3 e 4. O título é
atribuído a Davi e é dedicado ao cantor-mor “sobre Neilote”,
isto é “sobre instrumentos de sopro”. Argumenta-se que o salmo
deve ter sido escrito numa época posterior a Davi, visto que o
Templo é mencionado (v7).
No
entanto, encontramos o mesmo termo hebraico aqui traduzido por
“templo” aplicado ao santuário do Tabernáculo em Siló (1Sm
1.9; 3.3). É, portanto, possível que esse termo tenha sido
usado para o Tabernáculo onde se guardava a arca do Senhor nos
tempos de Davi.
O
salmo é dividido em quatro estrofes.
Na
primeira estrofe o salmista suplica para que o Senhor lhe dê ouvidos
(1-3).
Os
versículos 4-7 expressam a confiança de que Deus não tolerará os
ímpios.
A
terceira estrofe descreve a infidelidade dos inimigos do salmista
(8-10).
Os
versículos finais (11-12) exprimem a confiança de Davi na
vindicação do Senhor quanto à sua causa.
1.
Pedido: 5.1-3. Dá
ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos.
2
Atende
à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.
3
Pela
manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha
oração, e vigio.
O
escritor ora para que Deus ouça as suas palavras e considere a sua
meditação (1). O termo hebraico para meditação é um termo raro,
usado somente mais uma vez em Salmos
39.3.
Pode significar uma oração não pronunciada ou a voz baixa de uma
tristeza remoída no pensamento. A oração é conveniente a qualquer
tempo, mas particularmente pela manhã (3). Temos
um exemplo a oração de Ana. Ler
com a igreja 1
Sm 1.10-17.
v1.
Dá
ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos.
Lembra
assim a oração de dedicação que Salomão fez ao inaugurar o
Templo idealizado pelo seu pai Davi, mas construindo sobre o reinado
amado
Solomão.
1
Rs 8.29-30.
para
que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre
este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a
oração que o teu servo fizer, voltado para este lugar.
30
Ouve,
pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem
voltados para este lugar. Sim, ouve tu do lugar da tua habitação no
céu; ouve, e perdoa.
v.2
Atende
à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro. Como
um Deus que ouvia as suas orações, como Ele sempre fazia desde que
os homens começaram a clamar o nome do Senhor e Ele continuava mais
pronto para ouvir do que nunca.
Observe
que Davi o trata aqui: “Ó Senhor” v1-3, existente
por si mesmo, autossuficiente. Sendo aquele que nós devemos adorar e
“Rei meu e Deus meu” v2,
aquele que eu confessei ser
meu Deus e a quem eu jurei fidelidade e sob a proteção de quem eu e
coloquei, como meu Rei. Jó 19.7
Expressa
de forma angustiante. Eis
que clamo: Violência! Mas não sou ouvido; grito: Socorro! Mas não
há justiça.
No Salmos 44.4.
Tu
és o meu Rei, ó Deus; ordena livramento para Jacó.
Isso
nos encoraja a continuarmos a orar pois a nossa esperança estar no
Deus na nossa salvação. Sl 85.4.
Restabelece-nos,
ó
Deus da nossa salvação,
e faze cessar a tua indignação contra nós.
v.3
Pela
manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha
oração, e vigio.
Davi
buscou ao Senhor muito sedo, ainda nas primeiras horas do dia. A
Benção de levantar cedo. Temos
alguns exemplos de pessoas que levantaram sedo.
Abraão.
Gn 19.27. E
Abraão levantou-se de madrugada, e foi ao lugar onde estivera em pé
diante do Senhor;
Isaque:
Gn 26.31. E
levantaram-se de manhã cedo e juraram de parte a parte; depois
Isaque os despediu, e eles se despediram dele em paz.
Jacó:
Gn 28.18. Jacó
levantou-se de manhã cedo, tomou a pedra que pusera debaixo da
cabeça, e a pôs como coluna; e derramou-lhe azeite em cima.
Josué:
Js 3.1. Levantou-se,
pois, Josué de madrugada e, partindo de Sitim ele e todos os filhos
de Israel, vieram ao Jordão; e pousaram ali, antes de atravessá-lo.
As
Mulheres:
Mc 16.2. E,
no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar
do sol.
Os
apóstolos:
At 5.21. Ora,
tendo eles ouvido isto, entraram de manhã cedo no templo e
ensinavam. Chegando, porém o sumo sacerdote e os que estavam com
ele, convocaram o sinédrio, com todos os anciãos dos filhos de
Israel, e enviaram guardas ao cárcere para trazê-los.
2.
Justiça:
5.4-7.
Porque
tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo
habitará o mal.
5
Os
arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos
os que praticam a maldade.
6
Destróis
aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o
Senhor abomina.
7
Mas
eu, pela grandeza da tua benignidade, entrarei em tua casa; e em teu
temor me inclinarei para o teu santo templo.
Davi
está convencido de que Deus na sua justiça não pode nem vai
tolerar o mal.
Portanto,
os
loucos
(5), literalmente os orgulhosos ou arrogantes, não pararão
à sua vista. O Senhor aborrecerá o homem perverso na sua má ação,
embora em amor o Senhor trabalhe para o seu arrependimento.
Sanguinário
é literalmente “homem
de sangue”
— sedento por sangue. Em contrapartida, o salmista adorará o
Senhor lembrando-se
da grandeza da benignidade dele (7).
Mesmo
na adoração pessoal em casa, o salmista viraria sua face para o
santuário do Senhor, que representa a presença de Deus com e a
favor do seu povo Dn
6.10.
Quando
Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu
quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado
de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e
dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Quando
as coisas sai do controle, a única coisas que não deve sair do
nosso dia a dia é a oração. Assim
também não devemos temer o homem. Sl
56.11.
em
Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o
homem?
3.
Retribuição:
5.8-10.
Guia-me,
Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante
de mim o teu caminho.
9
Porque
não há fidelidade na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras
maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua
língua.
10
Declara-os
culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os
fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se
revoltaram contra ti.
O
mal não pode deixar de ser castigado. O salmista liga uma oração
por libertação a favor dele mesmo com uma nota de imprecação
(maldição) contra os inimigos de Deus e os seus (cf. Int.,
“Classificação dos Salmos”).
v.8.
Guia-me,
Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante
de mim o teu caminho.
O
Salmista está dizendo “Guia-me
como o pastor”
Sl
23.3.
Refrigera
a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Aplana
diante de mim o teu caminho
(8), isto é, conduz-me em um caminho reto e plano. Não
há retidão (9)
significa sem sinceridade ou verdade.
Íntimo
refere-se à essência da personalidade, do coração ou do próprio
eu. No hebraico, maldades significam “destruição”,
no sentido de estar inclinado à destruição.
A
sua garganta é um sepulcro aberto
foi citado por Paulo em Romanos
3.13
como parte de sua demonstração da maldade universal do homem
afastado de Deus. Um túmulo aberto seria particularmente ofensivo
aos hebreus, a quem o contato com os mortos os tornava imundos (Nm
19.11 Aquele
que tocar o cadáver de algum homem, será imundo sete dias.)
v.10
Declara-os
culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os
fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se
revoltaram contra ti
Declare-os
culpados
(10) tinha a ideia
de castigá-los. Caiam por seus próprios conselhos sugere que seus
planos perversos terão um efeito contrário, e resultarão na
destruição deles mesmos. A atitude do salmista em relação aos
perversos não está baseada em rancor pessoal ou vingança, mas no
fato de que se revoltaram contra Deus.
Na
realidade, não se trata de “imprecações”;
pelo contrário, são apelos para Deus reparar injustiças
perpetradas contra os salmistas, impondo penalidades compatíveis com
a violência cometida Sl
28.4.
Retribui-lhes
segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus feitos; dá-lhes
conforme o que fizeram as suas mãos; retribui-lhes o que eles
merecem.
Mas,
os crentes em Jesus foram orientados, agirem diferente; vejamos.
1.
O caso em que João e Tiago pediram
Jesus permitisse que aquela cidade de samaritanos fossem julgados
como foram, Sodoma e Gomorra:
Lc 9.52-55 Enviou,
pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de
samaritanos para lhe prepararem pousada.
53
Mas
não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém.
54
Vendo
isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que
mandemos descer fogo do céu para os consumir como Elias também fez?
55
Ele
porém, voltando-se, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que
espírito sois.
João mais trade, mais maduro diz: 1
Jo 2.1-2.
Meus
filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. E, se
alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.
2
E
ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos
nossos, mas também pelos de todo o mundo.
2.
Jesus
orienta os seus discípulos: Mt
5.44-48
Eu,
porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, bendizei os que vos
maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos
maltratam e vos perseguem;
45
para
que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele
faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e
injustos.
46
Pois,
se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os
publicanos também o mesmo?
47
E,
se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não
fazem os gentios também o mesmo? 48
Portanto,
sede vós perfeitos, como perfeito é vosso Pai que está nos céus.
4.
Recompensa:
5.11-12. Mas
alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto
tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome.
12
Pois
tu, Senhor, abençoas o justo; tu o circundas do teu favor como de um
escudo.
v11
Mas
alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto
tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome. A
justiça requer não apenas o castigo da maldade, mas a recompensa da
retidão. Aqueles que confiam v11
no
Senhor e amam o seu nome se alegrarão e exultarão, porque eles têm
uma defesa segura. Deus abençoará o justo (v12)
e o circundará (protegerá) como de um escudo. A palavra usada aqui
significa um grande escudo, suficiente para proteger o corpo todo.
O
Salmista expande sua oração e inclui todos os justos. Sl 3.8. A
salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.
Teu
Nome.
O
nome do Senhor é a manifestação do seu caráter, pois antes não
exite ninguém igual a Ele e nem depois.
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