Salmos livro 04. Uma Oração Noturna



Salmos Livro 04
Uma Oração Noturna.

Texto Básico: Salmos 4.
Texto Devocional: Sl 4.8. Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Como o Salmo 3 pode ser intitulado “Uma Oração Matutina”, o Salmo 4 é uma oração para a hora noturna (4,8). Este salmo é idêntico ao Salmo 3 quanto à estrutura, divergindo somente na falta do “Selá” final. Existem oito versículos, divididos em quatro estrofes de dois versículos cada. O título, além de atribuir o salmo a Davi, dedica-o “àquele que está acima”, isto é, ao cantor-mor, “sobre Neguinote”.

O termo natsach, traduzido por “cantor-mor”, é encontrado no título de cinquenta e dois salmos, todos menos dois levam o nome de Davi ou um dos outros cantores, como é o caso de Asafe ou os filhos de Corá.

Ele está frequentemente associado, como nesse caso, com uma nuance musical. Neguinote significa “instrumentos de cordas”. Ele aparece nos títulos de cinco outros salmos (6;54;55;67;76) e evidentemente está associado ao acompanhamento.

Alguns comentaristas acreditam que o Salmo 4 apresenta como pano de fundo uma aflição devida ao malogro nas colheitas. Oesterley diz: “Escrito numa época quando havia muita fome ou escassez de comida, devido à má colheita, o salmista se glória na satisfação espiritual da alegria que brotava no seu interior, devido ao seu amor e fidelidade a Deus. Em comparação a isso, as necessidades materiais não o preocupam”

1. Provação: Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. 2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?

O salmista fala da libertação de Deus no passado e ora por auxílio no presente diante da contínua oposição.

O Deus da minha justiça (1) fala do Senhor como aquele que vindica e justifica a causa do seu servo. Me deste largueza significa literalmente: “Criaste espaço para mim”, “abriste o caminho para mimcomo nós pentecostais costumamos dize: “Abriste uma porta para mim (Harrison). Depois de estar confinado ou limitado por circunstâncias restritivas, o salmista foi levado a um espaço amplo. Foi levado para vencer.

O Senhor concede largueza para o seu povo, assim como ele deu descanso para o rei Davi: 2 Sm 7.1. Ora, estando o rei Davi em sua casa e tendo-lhe dado o Senhor descanso de todos os seus inimigos em redor, O Senhor é o único que pode nos dar descanso nas lutas.

Salomão descreve Hirão rei de Tiro, amigo de Davi afirmando, que seu pai viveu muitas guerras, e não poderia edificar uma casa ao Senhor. 1 Rs 5.1-3, v4. Agora, porém, o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados: adversário não há, nem calamidade alguma. Muitos sofreram por amor do Evangelho, travaram muitas guerras enfrentaram inimigos crués, para que hoje, nós o povo de Deus podemos gozar a vida cultuando ao Senhor. Hb 11.33-40 Ler com a igreja.

Filhos dos homens (2) é bene ish, homens de poder, em vez de bene adam, homens de fraqueza — mas continuam sendo homens em comparação com Deus, aquele que traz a libertação. Vaidade é vazio, desilusão.

2. Ensino: Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele. 4 Irai-vos e não pequeis; consultai com o vosso coração em vosso leito, e calai-vos.

A segunda estrofe é dirigida aos mesmos opositores descritos no versículo 2. Ela destaca a confiança de Davi no cuidado protetor do Senhor. O Senhor separou (v3 Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele.) expressa a idésia de consagração na qual o Senhor separa para si os fiéis dos comuns ou impuros.

O apóstolo Paulo descreve pelo Espírito Santo uma verdade inquestionável: 2 Tm 2.19. Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor.

Perturbai-vos e não pequeis (v4) é traduzido na LXX por: “Irai-vos e não pequeis” (cf. ARA), e é citado dessa maneira em Efésios 4.26. As duas traduções são possíveis no hebraico, porque o mesmo termo pode sugerir tanto temor como ira.

Acerca de Falai com o vosso coração, Kirkpatrick escreve: “A voz da consciência, negligenciada no tumulto e agitação do dia, ou silenciada pelo medo dos homens e exemplos do mal, pode se fazer ouvir na solidão calma da noite e convencê-lo da verdade”.

3. Confiança: Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor. 6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Levanta, Senhor, sobre nós a luz do teu rosto.

A verdadeira fonte de prosperidade e felicidade não se encontra nos homens e seus caminhos, mas no Senhor.

Os sacrifícios de justiça (5) são os sacrifícios requeridos pela lei justa de Deus e, ademais, oferecidos com a motivação correta. Davi mais trade descreve em outros Salmos, alguns pontos sobre sacrifícios que agrada a Deus. Sl 51.16-17. Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias. 17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

O apóstolo Paulo fala na mesma linha de pensamento; até porque essa doutrina não vem da especulação humana. Rm 12.1. Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Quem nos mostrará o bem? (v6) é uma pergunta cínica e desesperada de homens injustos. A resposta é encontrada no favor de Deus. Lc 10.22. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Exalta sobre nós a luz do teu rosto é uma expressão usada muitas vezes para a consideração favorável do Senhor pelo seu povo escolhido. Nm 32.5. Disseram mais: Se temos achado graça aos teus olhos, dê-se esta terra em possessão aos teus servos, e não nos faças passar o Jordão.

Logo pós Israel ter pecado contra o Senhor em que Moisés quebra as primeiras tábuas da lei, ele sobe o monde e o Senhor vem ao encontro de Moisés. Êx 34.1-8 v9. dizendo: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz: e perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança. Ler com a Igreja.

4. Triunfo: Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho. 8 Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Existe uma canção de vitória no final da estrofe, como frequentemente ocorre nesse tipo de salmo de lamentação. Êx 15.1. Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. Logo após, que o Senhor derrotou Faraó e seus cavalheiros Moisés louvor ao Senhor, com todo Israel.

Para Moisés não seria surpresa, pois ele sabia que a vitória era certa. A única razão dessa certeza, estar no relacionamento de Moisés com o Senhor. Nm 12.7-8 Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa; 8 boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? Queres neste mundo ser um vencedor? “Fidelidade ao Senhor” é a resposta.

A fé do salmista começa a fazer diferença. Ele encontra uma alegria (v7) no seu coração maior que a dos incrédulos em tempos de colheita abundante. Sl 73.25-26 A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. 26 A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão (armadura) para sempre.

Jesus aponta para a maior de todas as alegrias; a sua alegria completa nos corações dos seus discípulos: Jo 17.13. Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. Jesus estava afirmando que estava para dividir uma alegria produzida no céu, que só quem poderia gozar, era os que pertenciam a Ele.

Não era por meio de bens, assim como nos alegramos por uma conguista por um tempo determinado, logo com passado dos dias deixa de ser novidade e passa a viver nas expectativas de uma nova conguista para se alegrar outra vez; isto não acontece com o povo de Deus, pois essa alegria não é produzida por bens deste mundo, mas o povo de Deus é capaz de alegra-se pelo anseio de um lugar que não conhece, mas já estar alegre por saber que é real, esse lugar. Salmos 16.11.Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Tempos de colheita para os hebreus e outros povos antigos eram tempos de grande celebração e regozijo. A alegria do Senhor é maior.

Porque só tu, Senhor, me fazes (v8 Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança) significa que somente o Senhor poderia tomar possível que ele vivesse em segurança.

Não exite mecanismo eficaz para nos trazer paz, mas diante da tempestade, da guerra, fome, nudez, perigo porém, Jesus é o único que pode muda qualquer circunstancias.

Ele dar descanso ao cansado. Is 40.29. Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Só ele é capaz de nos dar muitas de sono. Sl 119.165. Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.

Comentários