Salmos
Livro 04
Uma
Oração Noturna.
Texto
Básico: Salmos 4.
Texto
Devocional: Sl 4.8. Em
paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar
em segurança.
Como
o Salmo 3 pode ser intitulado “Uma Oração Matutina”, o Salmo 4
é uma oração para a hora noturna (4,8). Este salmo é idêntico ao
Salmo 3 quanto à estrutura, divergindo somente na falta do “Selá”
final. Existem oito versículos, divididos em quatro estrofes de dois
versículos cada. O título, além de atribuir o salmo a Davi,
dedica-o “àquele que está acima”, isto é, ao cantor-mor,
“sobre Neguinote”.
O
termo natsach, traduzido por “cantor-mor”, é encontrado no
título de cinquenta e dois salmos, todos menos dois levam o nome de
Davi ou um dos outros cantores, como é o caso de Asafe ou os filhos
de Corá.
Ele
está frequentemente associado, como nesse caso, com uma nuance
musical. Neguinote significa “instrumentos de cordas”. Ele
aparece nos títulos de cinco outros salmos (6;54;55;67;76) e
evidentemente está associado ao acompanhamento.
Alguns
comentaristas acreditam que o Salmo 4 apresenta como pano de
fundo uma aflição devida ao malogro nas colheitas. Oesterley diz:
“Escrito numa época quando havia muita fome ou escassez de comida,
devido à má colheita, o salmista se glória na satisfação
espiritual da alegria que brotava no seu interior, devido ao seu amor
e fidelidade a Deus. Em comparação a isso, as necessidades
materiais não o preocupam”
1.
Provação:
Responde-me
quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste
largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2
Filhos
dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até
quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?
O
salmista fala da libertação de Deus no passado e ora por auxílio
no presente diante da contínua oposição.
O
Deus da minha justiça
(1) fala do Senhor como aquele que vindica e justifica a causa do seu
servo. Me
deste largueza
significa literalmente: “Criaste
espaço para mim”,
“abriste
o caminho para mim”
como
nós pentecostais costumamos dize: “Abriste
uma porta para mim”
(Harrison). Depois de estar confinado ou limitado por circunstâncias
restritivas, o salmista foi levado a um espaço amplo. Foi
levado para vencer.
O
Senhor concede largueza para o seu povo, assim como ele deu descanso
para o rei Davi: 2
Sm 7.1.
Ora,
estando o rei Davi em sua casa e tendo-lhe dado o Senhor descanso de
todos os seus inimigos em redor,
O
Senhor é o único que pode nos dar descanso nas lutas.
Salomão
descreve Hirão rei de Tiro, amigo de Davi afirmando, que seu pai
viveu muitas guerras, e não poderia edificar uma casa ao Senhor. 1
Rs 5.1-3, v4. Agora,
porém, o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados:
adversário não há, nem calamidade alguma. Muitos
sofreram por amor do Evangelho, travaram
muitas guerras enfrentaram inimigos crués, para que hoje, nós o
povo de Deus podemos gozar a vida cultuando ao Senhor. Hb
11.33-40 Ler com a igreja.
Filhos
dos homens (2)
é bene
ish,
homens de poder, em vez de bene
adam,
homens de fraqueza — mas continuam sendo homens em comparação com
Deus, aquele que traz a libertação. Vaidade é vazio, desilusão.
2.
Ensino:
Sabei
que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve
quando eu clamo a ele.
4
Irai-vos
e não pequeis; consultai com o vosso coração em vosso leito, e
calai-vos.
A
segunda estrofe é dirigida aos mesmos opositores descritos no
versículo 2.
Ela destaca a confiança de Davi no cuidado protetor do Senhor. O
Senhor separou
(v3
Sabei
que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve
quando eu clamo a ele.)
expressa a
idésia
de consagração na qual o Senhor separa para si os fiéis dos comuns
ou impuros.
O
apóstolo Paulo descreve pelo Espírito Santo uma verdade
inquestionável: 2
Tm 2.19.
Todavia
o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor
conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o
nome do Senhor.
Perturbai-vos
e não pequeis (v4)
é traduzido na LXX por: “Irai-vos
e não pequeis”
(cf. ARA), e é citado dessa maneira em Efésios
4.26.
As duas traduções são possíveis no hebraico, porque o mesmo termo
pode sugerir tanto temor como ira.
Acerca
de Falai
com o vosso coração,
Kirkpatrick escreve: “A voz da consciência, negligenciada no
tumulto e agitação do dia, ou silenciada pelo medo dos homens e
exemplos do mal, pode se fazer ouvir na solidão calma da noite e
convencê-lo da verdade”.
3.
Confiança:
Oferecei
sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor.
6
Muitos
dizem: Quem nos mostrará o bem? Levanta, Senhor, sobre nós a luz do
teu rosto.
A
verdadeira fonte de prosperidade e felicidade não se encontra nos
homens e seus caminhos, mas no Senhor.
Os
sacrifícios
de justiça
(5) são os sacrifícios requeridos pela lei justa de Deus e,
ademais, oferecidos com a motivação correta. Davi
mais trade descreve em outros Salmos, alguns pontos sobre sacrifícios
que agrada a Deus. Sl
51.16-17.
Pois
tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse
holocaustos, tu não te deleitarias.
17
O
sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração
quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
O
apóstolo
Paulo fala na mesma linha de pensamento; até porque essa doutrina
não vem da especulação humana. Rm
12.1.
Rogo-vos
pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos
corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o
vosso culto racional.
Quem
nos mostrará o bem?
(v6)
é uma pergunta cínica e desesperada de homens injustos. A resposta
é encontrada no favor de Deus. Lc
10.22. Todas
as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é
o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a
quem o Filho o quiser revelar.
Exalta
sobre nós a luz do teu rosto
é uma expressão usada muitas vezes para a consideração favorável
do Senhor pelo seu povo escolhido. Nm
32.5.
Disseram
mais: Se temos achado graça aos teus olhos, dê-se esta terra em
possessão aos teus servos, e não nos faças passar o Jordão.
Logo
pós Israel ter pecado contra o Senhor em que Moisés quebra as
primeiras tábuas da lei, ele sobe o monde e o Senhor vem ao encontro
de Moisés. Êx
34.1-8 v9.
dizendo: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá o
Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz: e perdoa
a nossa iniquidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança. Ler
com a Igreja.
4.
Triunfo:
Puseste
no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes
multiplicam o trigo e o vinho.
8
Em
paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar
em segurança.
Existe
uma canção de vitória no final da estrofe, como frequentemente
ocorre nesse tipo de salmo de lamentação. Êx
15.1.
Então
cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor,
dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou
no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
Logo
após, que o Senhor derrotou Faraó e seus cavalheiros Moisés louvor
ao Senhor, com todo Israel.
Para
Moisés não seria surpresa, pois ele sabia que a vitória era certa.
A única razão dessa certeza, estar no relacionamento de Moisés com
o Senhor. Nm
12.7-8
Mas
não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha
casa;
8
boca
a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla
a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu
servo, contra Moisés? Queres
neste mundo ser um vencedor? “Fidelidade ao Senhor” é a
resposta.
A
fé do salmista começa a fazer diferença. Ele encontra uma alegria
(v7)
no seu coração maior que a dos incrédulos em tempos de colheita
abundante. Sl
73.25-26
A
quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje
além de ti.
26
A
minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém,
Deus é a fortaleza, e o meu quinhão (armadura)
para sempre.
Jesus
aponta
para a maior de todas as alegrias; a sua alegria completa
nos corações dos seus discípulos: Jo
17.13. Mas
agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha
alegria completa em si mesmos. Jesus
estava afirmando que estava para dividir uma alegria produzida no
céu, que só quem poderia gozar, era os que pertenciam a Ele.
Não
era por meio de bens, assim como nos alegramos por uma conguista por
um tempo determinado, logo com passado dos dias deixa de ser novidade
e passa a viver nas expectativas
de uma nova conguista para se alegrar outra vez; isto não acontece
com o povo de Deus, pois essa
alegria não é produzida por bens deste mundo, mas o povo de Deus é
capaz de alegra-se pelo anseio de um lugar que não conhece, mas já
estar alegre por saber que é real, esse lugar. Salmos
16.11.Tu
me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude
de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Tempos
de colheita para os hebreus e outros povos antigos eram tempos de
grande celebração e regozijo. A alegria do Senhor é maior.
Porque
só tu, Senhor, me fazes
(v8
Em
paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar
em segurança)
significa que somente o Senhor poderia tomar possível que ele
vivesse em segurança.
Não
exite mecanismo eficaz para nos trazer paz, mas diante da tempestade,
da guerra, fome, nudez, perigo porém, Jesus é o único que pode
muda qualquer circunstancias.
Ele
dar descanso ao cansado. Is
40.29.
Ele
dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum
vigor.
Só
ele é capaz de nos dar muitas de sono. Sl
119.165.
Muita
paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça
tropeçar.
Comentários
Postar um comentário