SALMOS 3. Uma Oração Matutina de Confiança


Salmos Livro 03

Uma Oração Matutina de Confiança 3.1-8.

Texto Básico: Salmos 3.
Texto Devocional: Salmos 5.2. Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.

Introdução: O Salmo 3 é o primeiro a apresentar um título: “Salmo de Davi, quando fugiu de diante da face de Absalão, seu filho”. O poema deve ser classificado como um cântico de lamentação. O termo “salmo” no título é mizmor, uma palavra encontrada somente nos títulos dos salmos, em que ocorre quinze vezes, normalmente seguido pelo nome de um autor, quase sempre Davi. Ele significa: “Um cântico com acompanhamento instrumental”.

Os Salmos 3 e 4 estão intimamente ligados, visto que o Salmo 3 é uma oração matutina e o Salmo 4 é uma oração vespertina. O Salmo 3 é um dos muitos salmos escritos tendo como pano de fundo a discórdia religiosa e a perseguição. Diante da hostilidade mostrada contra ele, o salmista expressa sua suprema fé em Deus. Como Oesterley comenta: “Como expressão de sublime confiança em Deus, esse salmo não é superado por nenhum outro no Saltério”.

O salmo pode ser dividido em quatro estrofes. (Cf. ARA ou outras versões que mostram a forma poética). Com a exceção da terceira, cada estrofe termina com Selá.

Os dois primeiros versículos apresentam a aflição do salmista.
Os versículos 3-4 relatam seu anseio pela intervenção do Senhor.
Os versículos 5-6 referem-se à natureza do perigo.
Os dois últimos versículos glorificam o Senhor por sua obra de libertação.

1. Aflição: Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! Muitos se levantam contra mim. 2 Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus.

A aflição do salmista se torna mais aguda em virtude das circunstâncias imediatas indicadas no título. Evidentemente, Davi tinha pouca ou nenhuma informação antecipada da conspiração de Absalão.

A primeira informação que ele recebeu é relatada em 2 Samuel 15.12-13: “Também Absalão, enquanto oferecia os seus sacrifícios, mandou vir da cidade de Siló, Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi. E a conspiração tornava-se poderosa, crescendo cada vez mais o número do povo que estava com Absalão. 13 Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de todo o Israel vai após Absalão.”. A mesma palavra descritiva é usada no salmo: Como se têm multiplicado os meus adversários! v1. Muitos estavam participando de uma insurreição contra o seu rei.

Que a rebelião tinha implicações religiosas pode ser percebido pela reação dos
opositores: Não há salvação para ele em Deus (v2). Ha-Elohim é o termo genérico para Deus no hebraico em lugar de Yahweh (“o Senhor”), o nome pessoal do Deus da aliança de Israel.

Aqui, vemos de onde procedia o caráter do Jovem príncipe Absalão: A mãe pagã de Absalão (2 Sm 3.3 o segundo Quileabe, de Abigail, que fôra mulher de Nabal, o carmelita; o terceiro Absalão, filho de Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur;) e o exílio de três anos do jovem príncipe com seu avô em Gesur (2 Sm 13.37-38) podem ter dado a ele um desejo de substituir a adoração do Deus verdadeiro por um dos deuses dos cananeus.

O exílio de Absalão fora promovido por ele ter mandado marta o seu irmão Amnom (2 Sm 13.28) a razão do assassinado, foi por ter Amom estuprado Tamar, irmã de ambos. Assim após Absalão mandar matar Amnom, ele foge para casa do seu avó materno. 2 Sm 13. 37-39. Absalão, porém, fugiu, e foi ter com Talmai, filho de Amiur, rei de Gesur. E Davi pranteava a seu filho todos os dias. 38 Tendo Absalão fugido para Gesur, esteve ali três anos. 39 Então o rei Davi sentiu saudades de Absalão, pois já se tinha consolado acerca da morte de Amnom.

Ador de um pai quando os seus filhos não se afinam: Desta indiferença produz morte. Provavelmente Absalão tentara matar não somente Amnom, mas o seu pai o rei Davi: 2 Sm 13. 22-27 Ler com a Igreja. Pelo fato de Davi não ter punido Amnom pela violência sexual cometida a sua irmã e já havia passado dois anos e o rei nada fez para punir Amnom v23.

2. Anseio 3.3-4. Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde.

Duramente pressionado pela oposição e o perigo, Davi expressa seu anseio pela intervenção do Senhor, e fala da sua oração por ajuda. Ele inicia seu anelo com um reconhecimento do que o Senhor já foi e fez por ele. Deus tinha sido um escudo (v3) para ele, sua glória e aquele que exalta a sua cabeça. Um soldado naturalmente pensava num escudo como proteção contra o poder dos seus inimigos. O Senhor também tinha dado glória ou honra ao rei. “Exaltar a cabeça” era uma expressão que significava “prover libertação”.

No sentido amplo da palavra “exalta a sua cabeça” Lm 2.10. Estão sentados no chão os anciãos da filha de Sião, e ficam calados; lançaram pó sobre as suas cabeças; cingiram sacos; as virgens de Jerusalém abaixaram as suas cabeças até o chão. Nessas horas de tristeza, só o Senhor Deus é capaz de levantar a nossa cabeça, de nos erguer a cabeça. Sl 73. 16-17. Quando me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil para mim, 17 até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles. Na casa do Senhor, que eu recarrego as minha baterias para vencer o dia a dia.

Olha que oração fantástica, que o rei Salomão fez: 2 Cr 6.28-33. toda oração e toda súplica que qualquer homem ou todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a sua praga e a sua dor, e estendendo as suas mãos para esta casa, 30 ouve então do céu, lugar da tua habitação, e perdoa, e dá a cada um conforme todos os seus caminhos, segundo vires o seu coração (pois tu, só tu conheces o coração dos filhos dos homens) 31 para que te temam e andem nos teus caminhos todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais. 32 Assim também ao estrangeiro, que não é do teu povo Israel, quando vier de um país remoto por amor do teu grande nome, da tua mão poderosa e do teu braço estendido, vindo ele e orando nesta casa, 33 ouve então do céu, lugar da tua habitação, e faze conforme tudo o que o estrangeiro te suplicar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, e te temam como o teu povo Israel, e saibam que pelo teu nome é chamada esta casa que edifiquei.

Respostas de oração do passado alimentar a fé no presente. O hebraico para clamei (v4) está no tempo imperfeito, e indica uma ação repetida e habitual: “Sempre que clamei, Ele me respondeu”. Jr 33.3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

Quando clamei em alta voz ao Senhor, Ele me respondeu” (Harrison). As respostas de Deus são dadas mais prontamente para aqueles que têm o hábito de orar do que em um ato solitário. Aqueles que “esperam no Senhor” são recompensados (Is 40.31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão), muito mais do que aqueles que vem como estranhos em uma hora de necessidade.

O Senhor atendeu quando os seus servos clamaram:

Moisés clamou por água dose; e o Senhor respondeu: Êx 15.25. Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou,

O povo clama a Moisés, e Moisés clama a Deus, para o fogo apagar: Nm 11.2. Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.

Salmos 22.24. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. Eu acredito que essas passagens Bíblicas é suficientes para nutri a nossa fé

Desde o seu santo monte, como em 2.6, significa “do monte da sua santidade”. Deus manifestou sua presença especial e ajuda a partir do seu Templo no monte Sião. Nas alturas estar o trono do altíssimo, mas também, Ele faz morada nos corações dos seus servos.

3. Perigo. Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta. 6 Não tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.

A terceira estrofe relata a confiança do salmista diante do grande perigo. Anota que constitui essa “oração matutina” é encontrada no versículo 5: Eu me deitei e dormi; acordei... Poucas são as pessoas que têm uma fé que as deixa dormir tranquilamente mesmo diante da ameaça da destruição (cf. At 12.6-7). O tempo do verbo sustentou no hebraico sugere uma ação contínua: “sustenta” ou “me sustentará”.

Oração e confiança produzem coragem: Não terei medo (v6). As multidões estavam se organizando contra o rei. Dez milhares em hebraico significa “miríades”. O lado certo nunca pode ser determinado pela “contagem dos narizes”. Mas “uma pessoa com Deus forma a maioria”. A fé do salmista poderia ser expressa nas palavras que seu amigo Jônatas havia pronunciado muito tempo antes: 1 Sm 14.6. Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.

Ao meu redor sugere que o perigo que o rei está sentindo é tão intenso que ele fala como se já estivesse sendo rodeado pelos seus inimigos. Essa estrofe não termina com um “Selá”, possivelmente porque a situação ainda não está resolvida e a nota de confiança está para soar de novo.

4. Libertação 3.7-8. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Pois tu feres no queixo todos os meus inimigos; quebras os dentes aos ímpios. 8 A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.

O Senhor, o seu Deus, é agora chamado para libertar Davi daqueles que haviam se tornado seus inimigos. Levanta-te (v7) é frequentemente usado no AT como o chamado para uma manifestação do poder de Deus para salvação ou julgamento. O tempo perfeito no hebraico dos verbos feriste [...] quebraste, refere-se à experiência do passado e a confiança de que a libertação certamente viria.

Ela é tão certa que o escritor pode expressá-la como se já tivesse ocorrido. Sempre existe esse sentido da “presença do futuro” na verdadeira fé: “Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis [agora] e tê-lo-eis”. Oferir nos queixos era para mostrar desprezo, e o quebrar dos dentes — como um exemplo de um leão assolador — era para expressar a falta de poder dos inimigos.

Salvação (8; ha-yeshuah) é a grande palavra de libertação no AT. Ela pode ser usada em um sentido temporal, como ocorre inicialmente aqui, significando a libertação do perigo físico, a ameaça da morte ou a derrota na guerra. Sl 124.1.  Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel:

Mas ela se aprofunda ao longo do AT para significar cada vez mais a libertação do maior inimigo do homem, ou seja, seu pecado e rebelião contra o Senhor. Essa libertação vem somente de Deus. Essa é a bênção principal reservada para o povo de Deus.

E importante observar que Davi ora não somente pelos poucos que foram leais à sua causa. Ele invoca a bênção divina sobre toda a nação, que incluiria os rebeldes. Isso nos faz lembrar da oração do Filho maior de Davi em favor daqueles que o crucificaram: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). v8 A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.





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