Salmos
Livro 03
Uma
Oração Matutina de Confiança 3.1-8.
Texto
Básico: Salmos 3.
Texto
Devocional: Salmos 5.2. Atende
à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.
Introdução:
O Salmo 3 é o primeiro a apresentar um título: “Salmo de Davi,
quando fugiu de diante da face de Absalão, seu filho”. O
poema deve ser classificado como um cântico de lamentação. O termo
“salmo” no título é mizmor, uma palavra encontrada
somente nos títulos dos salmos, em que ocorre quinze vezes,
normalmente seguido pelo nome de um autor, quase sempre Davi. Ele
significa: “Um cântico com acompanhamento instrumental”.
Os
Salmos 3 e 4 estão intimamente ligados, visto que o Salmo 3 é
uma oração matutina e o Salmo 4 é uma oração vespertina.
O Salmo 3 é um dos muitos salmos escritos tendo como pano de fundo a
discórdia religiosa e a perseguição. Diante da hostilidade
mostrada contra ele, o salmista expressa sua suprema fé em Deus.
Como Oesterley comenta: “Como expressão de sublime confiança em
Deus, esse salmo não é superado por nenhum outro no Saltério”.
O
salmo pode ser dividido em quatro estrofes. (Cf. ARA ou outras
versões que mostram a forma poética). Com a exceção da terceira,
cada estrofe termina com Selá.
Os
dois primeiros versículos apresentam a aflição do salmista.
Os
versículos 3-4 relatam seu anseio pela intervenção do Senhor.
Os
versículos 5-6 referem-se à natureza do perigo.
Os
dois últimos versículos glorificam o Senhor por sua obra de
libertação.
1.
Aflição: Senhor,
como se têm multiplicado os meus adversários! Muitos se levantam
contra mim.
2
Muitos
são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus.
A
aflição do salmista se torna mais aguda em virtude das
circunstâncias imediatas indicadas no título. Evidentemente, Davi
tinha pouca ou nenhuma informação antecipada da conspiração de
Absalão.
A
primeira informação que ele recebeu é relatada em 2 Samuel
15.12-13: “Também
Absalão, enquanto oferecia os seus sacrifícios, mandou vir da
cidade de Siló, Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi. E a
conspiração tornava-se poderosa, crescendo cada vez mais o número
do povo que estava com Absalão.
13
Então
veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de todo o Israel vai
após Absalão.”.
A mesma palavra descritiva é usada no salmo: Como
se têm multiplicado os meus adversários!
v1.
Muitos estavam participando de uma insurreição contra o seu rei.
Que
a rebelião tinha implicações religiosas pode ser percebido pela
reação dos
opositores:
Não
há salvação para ele em Deus
(v2).
Ha-Elohim é o termo genérico para Deus no hebraico em lugar de
Yahweh (“o Senhor”), o nome pessoal do Deus da aliança de
Israel.
Aqui,
vemos de
onde procedia o caráter do Jovem príncipe Absalão:
A mãe pagã de Absalão (2
Sm 3.3 o
segundo Quileabe, de Abigail, que fôra mulher de Nabal, o carmelita;
o terceiro Absalão,
filho de Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur;)
e o exílio de três anos do jovem príncipe com seu avô em Gesur (2
Sm 13.37-38) podem ter dado a ele um desejo de substituir a adoração
do Deus verdadeiro por um dos deuses dos cananeus.
O
exílio de Absalão fora promovido por ele ter mandado marta o seu
irmão Amnom
(2
Sm 13.28)
a
razão do assassinado, foi por ter Amom estuprado Tamar, irmã de
ambos.
Assim após Absalão mandar matar Amnom, ele foge para casa do seu avó
materno. 2
Sm 13. 37-39.
Absalão,
porém, fugiu, e foi ter com Talmai, filho de Amiur, rei de Gesur. E
Davi pranteava a seu filho todos os dias.
38
Tendo
Absalão fugido para Gesur, esteve ali três anos.
39
Então
o rei Davi sentiu saudades de Absalão, pois já se tinha consolado
acerca da morte de Amnom.
Ador
de um pai quando os seus filhos não se afinam: Desta
indiferença produz morte. Provavelmente
Absalão tentara matar não somente
Amnom,
mas o seu pai o rei Davi: 2
Sm 13. 22-27 Ler
com a Igreja.
Pelo
fato de Davi não ter punido Amnom pela violência sexual cometida a
sua irmã e
já havia passado dois anos e o rei nada fez para punir Amnom v23.
2.
Anseio
3.3-4.
Mas
tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele
que exulta a minha cabeça.
4
Com
a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde.
Duramente
pressionado pela oposição e o perigo, Davi expressa seu anseio pela
intervenção do Senhor, e fala da sua oração por ajuda. Ele inicia
seu anelo com um reconhecimento do que o Senhor já foi e fez por
ele. Deus
tinha sido um escudo
(v3)
para ele, sua glória
e aquele que exalta
a sua cabeça.
Um soldado naturalmente pensava num escudo como proteção contra o
poder dos seus inimigos. O Senhor também tinha dado glória ou honra
ao rei. “Exaltar
a cabeça”
era uma expressão que significava “prover
libertação”.
No
sentido amplo da palavra “exalta
a sua cabeça”
Lm 2.10. Estão
sentados no chão os anciãos da filha de Sião, e ficam calados;
lançaram pó sobre as suas cabeças; cingiram sacos; as virgens de
Jerusalém abaixaram as suas cabeças até o chão.
Nessas
horas de tristeza, só o Senhor
Deus
é capaz de levantar a nossa cabeça, de
nos erguer a cabeça. Sl 73. 16-17. Quando
me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil
para mim,
17 até
que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles.
Na casa do Senhor, que eu recarrego as minha baterias para vencer o
dia a dia.
Olha
que oração fantástica, que o rei Salomão fez: 2
Cr 6.28-33.
toda
oração e toda súplica que qualquer homem ou todo o teu povo Israel
fizer, conhecendo cada um a sua praga e a sua dor, e estendendo as
suas mãos para esta casa,
30
ouve
então do céu, lugar da tua habitação, e perdoa, e dá a cada um
conforme todos os seus caminhos, segundo vires o seu coração
(pois
tu, só tu conheces o coração dos filhos dos homens)
31
para
que te temam e andem nos teus caminhos todos os dias que viverem na
terra que deste a nossos pais.
32
Assim
também ao estrangeiro, que não é do teu povo Israel, quando vier
de um país remoto por amor do teu grande nome, da tua mão poderosa
e do teu braço estendido, vindo ele e orando nesta casa,
33
ouve
então do céu, lugar da tua habitação, e faze conforme tudo o que
o estrangeiro te suplicar, a fim de que todos os povos da terra
conheçam o teu nome, e te temam como o teu povo Israel, e saibam que
pelo teu nome é chamada esta casa que edifiquei.
Respostas
de oração do passado alimentar
a fé no presente.
O hebraico para clamei (v4)
está no tempo imperfeito, e indica uma ação repetida e habitual:
“Sempre
que clamei, Ele me respondeu”.
Jr
33.3 Clama
a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas,
que não sabes.
“Quando
clamei em alta voz ao Senhor,
Ele
me respondeu”
(Harrison). As respostas de Deus são dadas mais prontamente para
aqueles que têm o hábito de orar do que em um ato solitário.
Aqueles que “esperam
no Senhor”
são recompensados (Is
40.31
mas
os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com
asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não
se fatigarão),
muito mais do que aqueles que vem como estranhos em uma hora de
necessidade.
O
Senhor atendeu quando os seus servos clamaram:
Moisés
clamou por água dose; e
o Senhor respondeu:
Êx
15.25. Então
clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e
Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus
lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou,
O
povo
clama a Moisés, e Moisés clama a Deus, para o fogo apagar: Nm
11.2.
Então
o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se
apagou.
Salmos
22.24. Porque
não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu
o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. Eu
acredito que essas passagens Bíblicas é suficientes para nutri a
nossa fé
Desde
o seu santo monte, como em 2.6, significa “do
monte da sua santidade”.
Deus manifestou sua presença especial e ajuda a partir do seu Templo
no monte Sião. Nas
alturas estar o trono do altíssimo, mas também, Ele faz morada nos
corações dos seus servos.
3.
Perigo.
Eu
me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta.
6
Não
tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao
meu redor.
A
terceira estrofe relata a confiança do salmista diante do grande
perigo.
Anota que constitui essa “oração
matutina”
é encontrada no versículo 5:
Eu
me deitei e dormi; acordei...
Poucas são as pessoas que têm uma fé que as deixa dormir
tranquilamente
mesmo diante da ameaça da destruição (cf. At
12.6-7).
O tempo do verbo sustentou
no hebraico sugere uma ação contínua: “sustenta”
ou “me
sustentará”.
Oração
e confiança produzem coragem:
Não
terei medo
(v6).
As multidões estavam se organizando contra o rei. Dez milhares em
hebraico significa “miríades”.
O lado certo nunca pode ser determinado pela “contagem
dos narizes”.
Mas “uma
pessoa com Deus forma a maioria”.
A fé do salmista poderia ser expressa nas palavras que seu amigo
Jônatas havia pronunciado muito tempo antes: 1
Sm 14.6.
Disse,
pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes
incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para o
Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.
Ao
meu redor sugere que o perigo que o rei está sentindo é tão
intenso que ele fala como se já estivesse sendo rodeado pelos seus
inimigos. Essa estrofe não termina com um “Selá”, possivelmente
porque a situação ainda não está resolvida e a nota de confiança
está para soar de novo.
4.
Libertação
3.7-8. Levanta-te,
Senhor! Salva-me, Deus meu! Pois tu feres no queixo todos os meus
inimigos; quebras os dentes aos ímpios.
8
A
salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.
O
Senhor, o seu Deus, é agora chamado para libertar Davi daqueles que
haviam se tornado seus inimigos. Levanta-te (v7)
é frequentemente
usado no AT como o chamado para uma manifestação do poder de Deus
para salvação ou julgamento. O tempo perfeito no hebraico dos
verbos feriste [...] quebraste, refere-se à experiência do passado
e a confiança de que a libertação certamente viria.
Ela
é tão certa que o escritor pode expressá-la como se já tivesse
ocorrido. Sempre existe esse sentido da “presença
do futuro”
na verdadeira fé: “Tudo
o que pedirdes, orando, crede que o recebereis
[agora] e tê-lo-eis”. Oferir nos queixos era para mostrar
desprezo, e o quebrar dos dentes — como um exemplo de um leão
assolador — era para expressar a falta de poder dos inimigos.
Salvação
(8; ha-yeshuah) é a grande palavra de libertação no AT. Ela pode
ser usada em um sentido temporal, como ocorre inicialmente aqui,
significando a libertação do perigo físico, a ameaça da morte ou
a derrota na guerra. Sl
124.1.
Se
não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel:
Mas
ela se aprofunda ao longo do AT para significar cada vez mais a
libertação do maior inimigo do homem, ou seja, seu pecado e
rebelião contra o Senhor. Essa libertação vem somente de Deus.
Essa é a bênção principal reservada para o povo de Deus.
E
importante observar que Davi ora não somente pelos poucos que foram
leais à sua causa. Ele invoca a bênção divina sobre toda a nação,
que incluiria os rebeldes. Isso nos faz lembrar da oração do Filho
maior de Davi em favor daqueles que o crucificaram: “Pai,
perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”
(Lc 23.34). v8
A
salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.
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