O Bom Pastor



O BOM PASTOR

Texto Básico: João 10.1-18.
Texto Devocional: Jo 10.11. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Introdução: Neste capítulo, temos:
I. O discurso de Cristo, na forma de parábola, a respeito de si mesmo como a porta do curral de ovelhas e o pastor das ovelhas, w . 1-18.
II. Os variados sentimentos das pessoas em relação a estas palavras, w. 19-21. III. A discussão que Cristo teve com os judeus no Templo, na Festa da Dedicação, w. 22-39. IV Sua partida para o campo, em seguida, w. 40-42.

v1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador Nesta parábola, temos: A evidência de um ladrão e salteador, que vem para fazer danos ao rebanho e prejudicar o dono, ele não entra pela porta, por não ter causa legítima para entrar, mas sobe por outra parte, como uma janela ou alguma brecha no muro.

Como as pessoas ímpias são engenhosas para fazer o mal! Que planos elas fazem, que esforços elas empreendem, que riscos elas correm, nas suas intenções ímpias! Isto deveria nos envergonhar pela nossa preguiça e covardia no serviço a Deus.

V2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O caráter que aponta o proprietário legítimo, que tem a propriedade das ovelhas, e que cuida delas: ele “entra pela porta”, como alguém que tem autoridade, e vem para lhes fazer algo de bom, para ligar a que está quebrada, e fortalecer a que está enferma, Ezequiel 34.16. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer; a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei. Apascentá-las-ei com justiça. As ovelhas precisam dos cuidados do homem, e, em troca, são úteis a ele 1 Co 9.7. Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?

Assim, aprendemos que os cuidados do Bom Pastor, supera todas as expectativas. Elas vestem e alimentam aqueles que as abrigam e alimentam. Vejamos o Trabalho do Pasto, ao seja O Bom Pastor...

O Bom Pastor, Ensinar a Palavra de Deus:

a. Com dedicação. Rm 12.7. se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
b. Pelo exemplo. Tt 2.7. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade,
c. Fazendo. At 1.1. Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar,

v3.A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora. A entrada preparada que o pastor encontra: “A este o porteiro abre”, antigamente, os currais de ovelhas ficavam situados dentro das portas externas das suas casas, para maior segurança de seus rebanhos, de modo que ninguém poderia chegar até elas diretamente, mas aqueles a quem o porteiro abrisse, ou o dono da casa desse as chaves. Isto nos mostra que o Bom Pastor guarda as suas ovelhas.

O Bom Pastor, Fortalecer a Igreja:

a. Cuidar dos fracos. 1 Ts 5.14. Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

b. Anunciar todo o conselho de Deus. At 20.27. Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

c. Pregar Cristo crucificado: 1 Co 2.2. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

v4-5. O cuidado que ele toma com suas ovelhas, e a provisão que faz para elas. “As ovelhas ouvem a sua voz”, quando ele fala de maneira que lhes é familiar, quando elas vêm ao curral, como os homens fazem agora com seus cães e cavalos. E, além disto, ele “chama pelo nome às suas ovelhas”, tão exata que é a atenção que ele tem com elas, o registro que ele mantém delas. E ele as traz para fora do curral, para os pastos verdejantes. E (w.4,5 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; 5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.), quando tira para fora suas ovelhas, ele não as conduz, mas (como era o costume naquele tempo) vai adiante delas, para evitar qual quer dano ou perigo que possam encontrar, e as ovelhas, acostumadas com isto, o seguem, e estão em segurança.

O Bom Pastor, Consolar a Igreja:

a. Com as promessas do Evangelho: 1 Ts 4.18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

b. Com o Deus de toda consolação: 2 Co 1.3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação,

c. Com o Espírito Consolador. Jo 14.16; e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, 15.26. Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;

A estranha obediência das ovelhas ao pastor: elas “conhecem a sua voz”, de modo a discernir sua vontade, segundo sua voz, e a distingui-la da de um estranho (pois o boi conhece seu possuidor, Isaías 1.3). Elas não seguirão o estranho, mas, como se suspeitando de algum mau desígnio, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos, exceto que não é a voz do seu próprio pastor. E sta é a parábola. Nós temos a chave para entendê-la, Ezequiel 34.31: “Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus”.

O Bom Pastor, Apascentar o rebanho de Deus:

a. O pastor apascenta as ovelhas: Jo 21.15-17. Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. 16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

b. É o cozinheiro espiritual: Mt 14.16. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer.

c. É o que cuida da Dispensa celestial: 1 Co 4.1-2. Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.

v.6 Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Aqueles que são verdadeiramente as ovelhas de Cristo serão muito obedientes ao seu Pastor, e muito prudentes e tímidos com estranhos.

1. Eles seguem seu Pastor, pois conhecem sua voz, tendo um ouvido que discerne, e um coração obediente.
2 Eles fogem de um estranho, e temem segui-lo, porque não conhecem sua voz.

E perigoso seguir àqueles em quem não discernimos a voz de Cristo, e que nos afastariam da fé nele, levando-nos a fantasias a respeito dele. E aqueles que sentiram o poder e a eficácia das verdades divinas sobre suas almas, que têm o sabor e o prazer delas, têm uma sagacidade maravilhosa para descobrir os vilões de Satanás, e também para discernir entre o bem e o mal.

Eles não entenderam: Que Cristo tem poder para animar a Igreja:

O Bom Pasto, animar a Igreja

a. Com zelo de Deus. 2 Co 11.2. sim, eu vos rogo que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar, com confiança, da ousadia que espero ter para com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.

b. Para uma cidade preparada: Hb 11.16. Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

c. Para toda a boa obra: 2 Tm 2.21. Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.

v7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. A explicação que Cristo dá desta parábola, abrindo completamente seus detalhes. Nós veremos o Senhor Jesus, pessoalmente, pronto para explicar quaisquer dificuldades que possamos ver em suas palavras.

1. Cristo é a porta. Isto Ele diz àqueles que fingiam procurar a justiça, mas, como os sodomitas, se cansavam de procurar a porta onde ela jamais seria encontrada.
Ele disse aos judeus, que deveriam ser o único rebanho de Deus, e aos fariseus, que deveriam ser seus únicos pastores: “Eu sou a porta das ovelhas”, a porta da igreja.

De maneira geral: [1] Ele é como uma porta fechada, para manter afastados os ladrões e os salteadores, e outras pessoas que não devem ser admitidas. O fechar da porta é a segurança da casa. E que maior segurança tem a igreja de Deus do que a interposição do Senhor Jesus, e da sua sabedoria, do seu poder e da sua bondade, entre ela e todos os seus inimigos? Na como porta, sempre haverá quem não reconhece os limites exposto sobre o lugar, limitando aquele se se extraviar.

O Bom Pastor, Sofre pela Igreja.

a. Pelo Nome do Senhor: At 9.16. pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.

b. Como bom soldado de Cristo: 2 Tm 2.3. Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.

c. Por amor aos escolhidos: 2 Tm 2.10. Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.

v.8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. “São ladrões e salteadores” De todos os que vieram antes dele, não em termos de existência, muitos deles eram pastores fiéis, mas todos os que se anteciparam à sua comissão, e correram antes que Ele os enviasse (Jr 23.21), que assumiram para si mesmos uma precedência e uma superioridade em relação a Ele, agiram como o anticristo, que exalta a si mesmo, 2 Tessalonicenses 2.4. aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.

Os escribas e fariseus, os principais dos sacerdotes, todos os que vieram antes de mim, que se empenharam em monopolizar meus interesses, e a evitar que eu conquistasse qualquer espaço na mente do povo, influenciando-o com preconceitos contra mim, estes são ladrões e salteadores, e roubam aqueles corações sobre os quais não têm direitos, defraudando o dono legítimo da propriedade”.

Para Eles condenaram nosso Salvador como ladrão e salteador, porque Ele não passou por aqueles que se consideravam a porta, nem obteve alguma permissão da parte deles, mas Ele mostra que eles deveriam ter recebido dele sua comissão, que deveriam ter sido admitidos por Ele, e terem vindo depois dele, e por não terem agido desta maneira, mas terem se antecipado a Ele, eles eram ladrões e salteadores.

v.9 Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens. Cristo é a porta das ovelhas (v. 9): “Se alguém entrar por mim” (di emou - através de mim como aporta) no curral, como alguém pertencente ao rebanho, “salvar-se-á”, não somente estará a salvo dos ladrões e salteadores, mas será feliz, “e entrará, e sairá” .

Aqui temos, em primeiro lugar, instruções claras sobre como entrar no curral: nós devemos entrar por Jesus Cristo, que é a porta. Por meio da fé nele, como o grande Mediador entre Deus e o homem, nós entramos em aliança e comunhão com Deus.

Não é possível entrar na igreja de Deus, a não ser entrando na igreja de Cristo. Ninguém é considerado como membro do reino de Deus entre os homens, a não ser aqueles que estão dispostos a submeter-se à graça e à soberania do Redentor. A gora devemos entrar pela porta da fé (At 14.27 Quando chegaram e reuniram a igreja, relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles, e como abrira aos gentios a porta da fé), uma vez que a porta da inocência está fechada para nós, e aquela passagem ficou intransponível, Gênesis 3.24.

v.10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. A intenção prejudicial do ladrão (v.10): o ladrão não vem com nenhuma boa intenção, senão roubar, matar e destruir. Em primeiro lugar, aqueles de quem estes ladrões roubam, cujos corações e afetos eles roubam de Cristo e das suas pastagens, matam e destroem espiritualmente, pois as heresias que eles produzem secreta mente são odiosas. Aqueles que enganam as almas são assassinos de almas. 

Aqueles que roubam as Escrituras, conservando-as em um idioma desconhecido, que roubam os sacramentos, mutilando-os e alterando suas propriedades, que roubam as ordenanças de Cristo, colocando suas próprias invenções no lugar delas, matam e destroem. A ignorância e a idolatria são coisas destrutivas. Em segundo lugar, aqueles que eles não conseguem roubar, nem conduzir, levar ou carregar do rebanho de Cristo, por meio de perseguições e massacres, eles procuram matar e destruir fisicamente. Aquele que não se permitir roubar corre o risco de ser morto.







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