O
BOM PASTOR
Texto
Básico: João 10.1-18.
Texto
Devocional: Jo 10.11. Eu
sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Introdução:
Neste capítulo, temos:
I.
O discurso de Cristo, na forma de parábola, a respeito de si mesmo
como a porta do curral de ovelhas e o pastor das ovelhas, w . 1-18.
II.
Os variados sentimentos das pessoas em relação a estas palavras, w.
19-21. III. A discussão que Cristo teve com os judeus no Templo, na
Festa da Dedicação, w. 22-39. IV Sua partida para o campo, em
seguida, w. 40-42.
v1
Em
verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco
das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador
Nesta
parábola, temos:
A evidência de um ladrão e salteador, que vem para fazer danos ao
rebanho e prejudicar o dono, ele
não entra pela porta, por não ter causa legítima para entrar, mas
sobe por outra parte, como uma janela ou alguma brecha no muro.
Como
as pessoas ímpias são engenhosas para fazer o mal! Que planos elas
fazem, que esforços elas empreendem, que riscos elas correm, nas
suas intenções ímpias! Isto deveria nos envergonhar pela nossa
preguiça e covardia no serviço a Deus.
V2
Mas
o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
O
caráter que aponta
o proprietário
legítimo,
que tem a propriedade das ovelhas, e que cuida delas: ele “entra
pela porta”,
como alguém que tem autoridade, e vem para lhes fazer algo de bom,
para ligar a que está quebrada, e fortalecer a que está enferma,
Ezequiel
34.16.
A
perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer; a quebrada
ligarei, e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei.
Apascentá-las-ei com justiça.
As ovelhas precisam dos cuidados do homem, e, em troca, são úteis a
ele 1
Co 9.7.
Quem
jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e
não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se
alimenta do leite do rebanho?
Assim,
aprendemos que os
cuidados do Bom Pastor, supera todas as
expectativas. Elas vestem e alimentam aqueles que as abrigam e
alimentam. Vejamos
o Trabalho
do Pasto,
ao
seja
O Bom Pastor...
O
Bom Pastor, Ensinar
a Palavra de Deus:
a.
Com
dedicação.
Rm 12.7. se
é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao
ensino;
b.
Pelo
exemplo.
Tt 2.7. Em
tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra
integridade, sobriedade,
c.
Fazendo.
At 1.1. Fiz
o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou
a fazer e ensinar,
v3.A
este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo
nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.
A
entrada preparada que o pastor encontra:
“A
este o porteiro abre”,
antigamente,
os currais de ovelhas ficavam situados dentro das portas externas das
suas casas, para maior segurança de seus rebanhos, de modo que
ninguém poderia chegar até elas diretamente, mas aqueles a quem o
porteiro abrisse, ou o dono da casa desse as chaves. Isto
nos mostra que o Bom Pastor guarda as suas ovelhas.
O
Bom Pastor, Fortalecer
a Igreja:
a.
Cuidar
dos fracos.
1 Ts 5.14. Exortamo-vos
também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os
desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
b.
Anunciar
todo o conselho de Deus.
At 20.27. Porque
não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
c.
Pregar
Cristo crucificado:
1 Co 2.2. Porque
nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este
crucificado.
v4-5.
O cuidado que ele toma com suas ovelhas, e a provisão que faz para
elas. “As
ovelhas ouvem a sua voz”,
quando ele fala de maneira que lhes é familiar, quando elas vêm ao
curral, como os homens fazem agora com seus cães e cavalos. E, além
disto, ele “chama pelo nome às suas ovelhas”, tão exata que é
a atenção que ele tem com elas, o registro que ele mantém delas. E
ele as traz para fora do curral, para os pastos verdejantes. E (w.4,5
Depois
de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas,
e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;
5
mas
de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não
conhecem a voz dos estranhos.),
quando tira para fora suas ovelhas, ele não as conduz, mas (como era
o costume naquele tempo) vai adiante delas, para evitar qual quer
dano ou perigo que possam encontrar, e as ovelhas, acostumadas com
isto, o seguem, e estão em segurança.
O
Bom Pastor, Consolar
a Igreja:
a.
Com
as promessas do Evangelho:
1 Ts 4.18. Portanto,
consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
b.
Com
o Deus de toda consolação:
2 Co 1.3. Bendito
seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das
misericórdias e Deus de toda a consolação,
c.
Com
o Espírito Consolador.
Jo 14.16; e
eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique
convosco para sempre,
15.26.
Quando
vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da
verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;
A
estranha obediência das ovelhas ao pastor:
elas “conhecem
a sua voz”,
de modo a discernir sua vontade, segundo sua voz, e a distingui-la da
de um estranho (pois
o boi conhece seu possuidor,
Isaías
1.3).
Elas não seguirão o estranho, mas, como se suspeitando de algum mau
desígnio, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos,
exceto que não é a voz do seu próprio pastor. E sta é a parábola.
Nós temos a chave para entendê-la, Ezequiel
34.31:
“Vós,
ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso
Deus, diz o Senhor Deus”.
O
Bom Pastor,
Apascentar
o rebanho de Deus:
a.
O
pastor apascenta as ovelhas:
Jo 21.15-17. Depois
de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão,
filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim,
Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus
cordeirinhos.
16
Tornou
a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim,
Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.
17
Perguntou-lhe
terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro
por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe:
Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe
Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
b.
É
o cozinheiro espiritual:
Mt 14.16. Jesus,
porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer.
c.
É o que cuida da Dispensa celestial:
1 Co 4.1-2. Que
os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e
despenseiros dos mistérios de Deus.
2
Ora,
além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja
encontrado fiel.
v.6
Jesus
propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que
lhes dizia.
Aqueles
que são verdadeiramente as ovelhas de Cristo serão muito obedientes
ao seu Pastor, e muito prudentes e tímidos com estranhos.
1.
Eles
seguem seu Pastor, pois conhecem sua voz, tendo um ouvido que
discerne, e um coração obediente.
2
Eles
fogem de um estranho, e temem segui-lo, porque não conhecem sua voz.
E
perigoso seguir àqueles em quem não discernimos a voz de Cristo, e
que nos afastariam da fé nele, levando-nos a fantasias a respeito
dele. E aqueles que sentiram o poder e a eficácia das verdades
divinas sobre suas almas, que têm o sabor e o prazer delas, têm uma
sagacidade maravilhosa para descobrir os vilões de Satanás, e
também para discernir entre o bem e o mal.
Eles
não entenderam: Que
Cristo tem poder para animar
a Igreja:
O
Bom Pasto,
animar
a Igreja
a.
Com
zelo de Deus.
2 Co 11.2. sim,
eu vos rogo que, quando estiver presente, não me veja obrigado a
usar, com confiança, da ousadia que espero ter para com alguns que
nos julgam como se andássemos segundo a carne.
b.
Para
uma cidade preparada:
Hb 11.16. Mas
agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que
também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus,
porque já lhes preparou uma cidade.
c.
Para
toda a boa obra:
2 Tm 2.21. Se,
pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra,
santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.
v7
Tornou,
pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a
porta das ovelhas.
A explicação que Cristo dá desta parábola, abrindo completamente
seus detalhes. Nós veremos o Senhor Jesus, pessoalmente, pronto
para explicar quaisquer dificuldades que possamos ver em suas
palavras.
1.
Cristo
é a porta.
Isto Ele diz àqueles que fingiam procurar a justiça, mas, como os
sodomitas, se cansavam de procurar a porta onde ela jamais seria
encontrada.
Ele
disse aos judeus, que deveriam ser o único rebanho de Deus, e aos
fariseus, que deveriam ser seus únicos pastores: “Eu
sou a porta das ovelhas”,
a porta da igreja.
De
maneira geral:
[1] Ele é como uma porta fechada, para manter afastados os ladrões
e os salteadores, e outras pessoas que não devem ser admitidas. O
fechar da porta é a segurança da casa. E que maior segurança tem a
igreja de Deus do que a interposição do Senhor Jesus, e da sua
sabedoria, do seu poder e da sua bondade, entre ela e todos os seus
inimigos? Na
como porta, sempre haverá quem não reconhece os limites exposto
sobre o lugar, limitando aquele se se extraviar.
O
Bom Pastor,
Sofre
pela Igreja.
a.
Pelo
Nome do Senhor:
At 9.16. pois
eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.
b.
Como
bom soldado de Cristo:
2 Tm 2.3. Sofre
comigo como bom soldado de Cristo Jesus.
c.
Por
amor aos escolhidos:
2 Tm 2.10. Por
isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles
alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.
v.8
Todos
quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as
ovelhas não os ouviram.
“São
ladrões e salteadores”
De todos os que vieram antes dele, não em termos de existência,
muitos deles eram pastores fiéis, mas todos os que se anteciparam à
sua comissão, e correram antes que Ele os enviasse (Jr
23.21),
que assumiram para si mesmos uma precedência e uma superioridade em
relação a Ele, agiram
como o anticristo, que exalta a si mesmo, 2 Tessalonicenses 2.4.
aquele
que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é
objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus,
apresentando-se como Deus.
“Os
escribas e fariseus, os principais dos sacerdotes, todos os que
vieram antes de mim, que se empenharam em monopolizar meus
interesses, e a evitar que eu conquistasse qualquer espaço na mente
do povo, influenciando-o com preconceitos contra mim, estes são
ladrões e salteadores, e roubam aqueles corações sobre os quais
não têm direitos, defraudando o dono legítimo da propriedade”.
Para
Eles condenaram nosso Salvador como ladrão e salteador, porque Ele
não passou por aqueles que se consideravam a porta, nem obteve
alguma permissão da parte deles, mas Ele mostra que eles deveriam
ter recebido dele sua comissão, que deveriam ter sido admitidos por
Ele, e terem vindo depois dele, e por não terem agido desta maneira,
mas terem se antecipado a Ele, eles eram ladrões e salteadores.
v.9
Eu
sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá,
e achará pastagens.
Cristo
é a porta das ovelhas
(v. 9): “Se
alguém entrar por mim”
(di
emou
- através de mim como aporta) no curral, como alguém pertencente ao
rebanho, “salvar-se-á”, não somente estará a salvo dos ladrões
e salteadores, mas será feliz, “e entrará, e sairá” .
Aqui
temos, em primeiro lugar, instruções claras sobre como entrar no
curral: nós devemos entrar por Jesus Cristo, que é a porta. Por
meio da fé nele, como o grande Mediador entre Deus e o homem, nós
entramos em aliança e comunhão com Deus.
Não
é possível entrar na igreja de Deus, a não ser entrando na igreja
de Cristo. Ninguém é considerado como membro do reino de Deus entre
os homens, a não ser aqueles que estão dispostos a submeter-se à
graça e à soberania do Redentor. A gora devemos entrar pela porta
da fé (At
14.27
Quando
chegaram e reuniram a igreja, relataram tudo quanto Deus fizera por
meio deles, e como abrira aos gentios a porta da fé),
uma vez que a porta da inocência está fechada para nós, e aquela
passagem ficou intransponível, Gênesis
3.24.
v.10
O
ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para
que tenham vida e a tenham em abundância.
A intenção prejudicial do ladrão (v.10): o ladrão não vem com
nenhuma boa intenção, senão
roubar, matar e destruir.
Em primeiro lugar, aqueles de quem estes ladrões roubam, cujos
corações e afetos eles roubam de Cristo e das suas pastagens, matam
e destroem espiritualmente, pois as heresias que eles produzem
secreta mente são odiosas. Aqueles que enganam as almas são
assassinos de almas.
Aqueles que roubam as Escrituras, conservando-as
em um idioma desconhecido, que roubam os sacramentos, mutilando-os e
alterando suas propriedades, que roubam as ordenanças de Cristo,
colocando
suas próprias invenções no lugar delas, matam e destroem. A
ignorância e a idolatria são coisas destrutivas. Em segundo lugar,
aqueles que eles não conseguem roubar, nem conduzir, levar ou
carregar do rebanho de Cristo, por meio de perseguições e
massacres, eles procuram
matar e destruir fisicamente. Aquele que não se permitir roubar
corre o risco de ser morto.
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