O que fazer para sermos abençoados pelo Senhor.




O que fazer para sermos abençoados pelo Senhor.

Texto Básico: Salmos 37.1-4,9,25,39-40.

Introdução: O Salmo 37 nos mostra que temos uma escolha: viver para Deus ou viver para o pecado. Ao longo de todo o salmo, a vida do justo e a vida do ímpio são contrastadas e as consequências de suas escolhas são reveladas. As lições de suas vidas são muito importantes para todos nós!

1. Bons desejos, boas respostas. 37.4. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

Deleitar-se no Senhor significa encontrar satisfação nele. Muitas pessoas procuram satisfação nas coisas do mundo: bens materiais, fama, poder, pecado... Mas nenhuma dessas coisas produz verdadeira satisfação. Somente Deus nos pode satisfazer.
Quando nos deleitamos em Deus, nosso maior desejo é ver a vontade de Deus ser feita. E esse desejo será atendido! Os bons desejos, que recebem o sim de Deus vêm do amor pelas coisas de Deus.

Devemos nos deleitar…
a. Na comunhão com o Amado. Ct 2.3. Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; com grande gozo sentei-me à sua sombra; e o seu fruto era doce ao meu paladar.

b. Na sua vontade. Sl 40.8-9. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. 9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios;

c. No Senhor. Sl 37.4. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

e. Na sua palavra. Sl 119.16,24,35,47.

f. Na abundância de sua glória. Is 66.10-11.Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes; 11 para que mameis e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória.

2. Deus julgará. 37.9. Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.


Por vezes nos sentimos injustiçados, porque parece que os ímpios fazem o que querem e não recebem castigo, enquanto que os justos sofrem. Mas Deus está vendo tudo! Mais cedo ou mais tarde, a injustiça será punida e o bem recompensado.

No fim, o pecado não compensa. Tudo que vem do pecado é falsa esperança. Mas aqueles que confiam em Deus e têm vidas que revelam seu amor serão plenamente recompensados por Deus.

3. Deus protege os justos. 37.25. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.


Obedecer a Deus nem sempre é fácil. Podemos enfrentar muitos obstáculos e até alguns perigos! Mas sabemos que Deus está no controle. Quando nossa confiança está em Deus, ele nos protege e ajuda com aquilo que precisamos para viver.

Deus não cuida somente das necessidades físicas de quem o ama. Ele também dá paz, honra e alegria. A vida com Deus é muito melhor que a vida no pecado!

Escolha viver para Deus hoje! Salmos 37.39-40. Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. 40. E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam.

Frutos de confiança:

a. Uma vida frutífera. Jr 17.7-8. Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. 8 Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

b. Inabalável. Sl 125.1. Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.

c. Alegre. Sl 33.1. Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor.
d. Pacífica. Is 26.3. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

e. Liberta. Sl 37.40. E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam.

f. Recompensada. Hb 10.35. Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.








Comentários