Novas de Salvação



Novas de Salvação.

Texto Básico: Lucas 2.1-20.
Texto Devocional: Isaías 7.14. Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
Palavra Chave: Lucas 2.10-11. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: 11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Introdução: Lucas estabelece meticulosamente as circunstâncias história que envolvem o nascimento de Jesus, relacionando-se com acontecimento do império Romano César Augusto foi imperador de 30 a.C. até 14 d.C. Cirênio foi governador da Síria durante 10-7 a.C. e mais tarde exerceu um segundo mandado durante 6-9 d.C. O alistamento era feito com objetivo de cobrança de imposto.

7.14 “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal” Este sinal profético foi dado a Acaz como garantia de esperança de Judá em meio à adversidade. Deus tem, portanto um cumprimento imediato, histórico. A promessa do Emanuel (Deus conosco) é reafirmada sobre profecia contra Israel e Síria. Isaías 7.10-14.

O CONTEXTO DA PROFECIA DO EMANUEL.

a) A consternação de um rei (7.1-2). Rezim e Peca fizeram uma aliança para guerrear contra Jerusalém (1), mas não puderam tomar a cidade. A estremecida casa de Davi (2; o rei e seus conselheiros) tremeu quando ouviram que esses dois inimigos crônicos haviam se tornado amigos com o propósito de destronar Acaz e colocar um rei pró-Síria no trono.

b) Um conselheiro do rei (7.3-9).

1) O conselho de calma e coragem (3-4). Deus falou a Isaías: Agora, tu e teu filho ...] saí ao encontro de Acaz (3). Acaz estava superintendendo o projeto de desvio do suprimento de água da cidade de fora dos muros, por meio de um aqueduto, para dentro da cidade, a fim de impedir que fosse tomado pelo inimigo, um projeto completado por Ezequias (2 Rs 18.17; 2 Cr 32.3-4,30; Is 22.9,11). Isaías o encontrou num lugar amplo usado via para secar as roupas lavadas. Se o rei estava desesperado quanto à defesa, Isaías lhe mostrou onde poderia encontrar a verdadeira defesa para a nação. Acaz não deveria entrar em pânico com a aproximação desses dois “restos de lenha fumegantes” (4,NVI). O comportamento certo para um tempo como esse é manter a calma e ter coragem e esperar no Senhor (30.15).

DEUS NO CONTROLE DO CURSO DA HISTÓRIA:

O Senhor no passado, havia levantados muitos para a defesa, orientação e libertação do seu povo, mas, todos tinham os seus limites, não havia alguém com autonomia para fazer o que deveria fazer, e mesmo sobre as orientações de Deus; muitos não compreendiam as ordens do Senhor, um exemplo entre muitos é o caso de Saul, quando Deus mandou exterminar todos os inimigos do seu povo, e ele quis barganhar usando os despojos da guerra; isto lhe custou caro o seu reinado. O pior estava para acontecer com ele; a rejeição do Senhor com a saída do Espírito Santo da vida dele.

Diante destas e outras, o evangelho de Jesus segundo Mateus, acende a lâmpada da esperança nacional. Mt 4.16.13-17. e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; 14 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías:15A terra de Zebulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios: 16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.17Desde então começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

Observação: Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro, pelo simples fato que o texto nas sagradas escrituras nos fala detalhes. Vejamos a análise Bíblica.

Intenso inferno no mês de Dezembro em Israel: No mês de Dezembro, o clima de Israel chegar algumas temperaturas abaixo de zero; as ruas da capital ficam com 25 centímetros de neve, esta data não é compatível com o relato bíblico: Lc 2.8-13 Não havia possibilidade dos pastores estarem em plena vigília da noite com os seus rebanhos, pois nos dias frios, as ovelhas são levadas para o aprisco.
Deus vem em socorro do seu povo: Deus em seu infinito amor traz a solução de uma vez por toda; agora a Igreja pode cantar: Is 2.5. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.

Jo 3.17.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Agora o seu povo viu uma grande luz, e essa luz é, a luz do Homens. Jo 1.4-5 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

Devemos entender que: Jesus veio morre pelos nossos pecados, mas ressuscitou para nossa justificação. Rm 4.25. o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e foi ressuscitado para a nossa justificação. Glória a Deus. Assim o profeta nos chama vinde, vamos até o Santo, aquele que venceu.

DEUS TROUXE SOLUÇÃO PARA TODA A HUMANIDADE.

a. Quais são essas soluções?

1. Luz para aqueles que estavam perdidos; sem encontra o caminho da Salvação: Jo 8.12. Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. Agora eu e você não precisamos de acender uma vela, uma lâmpada, pois o Senhor nos chamou para sermos luz: Mt 5.14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;

2. Você agora não estará sozinho, tão pouco vai ficar falando pelos cantos sozinho ou com um amigo imaginário, mas terá intimidade com aquele, que fez os céus e terra. Is 41.10. não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

A sua morte foi, o meio pelo qual Deus, reconciliou o mundo com Ele, pois todos estavam longe; agora pelo sangue de Jesus temos acesso ao Senhor Deus.

  1. Cristo morreu para nos redimir da maldição da Lei:
  1. Gálatas 3.14. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito.
  2. Gálatas 4.5. Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
  1. Cristo morreu para cumprir o desejo de Deus.
  1. João 3.16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  2. 1 Timóteo 2. 3,4. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4 que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
  1. Cristo morreu para nos livrar do pecado.
  1. Romanos 6.17,18. Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
  2. Romanos 8.1. Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
  1. Cristo morreu para reconciliar o homem com Deus.
  1. Colossenses 1.20. E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
  2. Efésios. 2.13. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
  1. Cristo morreu para que vivêssemos para Ele.
  1. 2 Co 5.15. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
  2. João 6.57. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim.
  1. Cristo morreu para que vivamos com Ele.
  1. João 6.57. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim.
  2. Atos 17.28. Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
  3. Cl 1.16. Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Conclusão: Somos encorajados a falar desse amor maior, pois Ele a secura a sua vontade sobre os seus pela sua doce presença…



Comentários