Quando somos atacados pelas costas.



Quando somos atacados pelas costas.
Consequências daqueles que baixam a sua guarda.


Texto Básico: 1 Samuel 30.1-6.
Texto Devocional: 1 Samuel 30.6. Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.


Introdução: A descida dos amalequitas a Ziclague, na ausência de Davi, e a devastação que causaram ali. Eles surpreenderam a cidade quando foi deixada desguarnecida, saquearam-na, queimaram-na e levaram todas as mulheres e crianças cativas (v. 1,2).


Eles queriam, com isso, vingar-se da devastação que Davi causou a eles e a seu país recentemente (cap. 27.8) Ora, Davi e os seus homens subiam e davam sobre os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, eram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur até a terra do Egito. Ele que tinha feito tantos inimigos não poderia ter deixado seus próprios negócios tão desprotegidos e indefesos. Os que são atrevidos e insolentes com outros devem esperar receber o pagamento na mesma moeda. Observe o seguinte:


1. Quando fazemos as coisas pela metade: A crueldade da compaixão de Saul (como ficou evidente) em poupar os amalequitas. Caso os tivesse destruído completamente, como tinha sido ordenado, eles não estariam vivos para cometer essa tragédia. 1 Sm 15.3. Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. Desobediência de Saul custou lhe o reino (13-23)


a. Soul ignorou à ordem de Deus para atender os anseios do povo. v.15 Ao que respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram, porque o povo guardou o melhor das ovelhas e dos bois, para os oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, destruímo-lo totalmente. Isso nós vimos acontecer com Arão; ele deu ouvido ao povo, e então, nasceu um bezerro de ouro.

b. Saul pensou que poderia barganhar com Deus. v.19-22

c. Não faças nada pela metade para o Senhor. Jr 48.10. Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor.

2. Como Davi foi corrigido pelo fato de ser tão petulante a ponto de se atrever a marchar com os filisteus contra Israel. Deus mostrou que ele teria agido melhor se tivesse ficado em casa e cuidado de sua família e negócios. Quando deixamos a nossa cidade por causa das nossas obrigações, podemos tranquilamente esperar que Deus cuide de nossas famílias em nossa ausência, mas não o contrário. O salmista descreve atitude daqueles que temem ao Senhor Sl 128.


3. Como Deus inclinou os corações dos amalequitas para levar as mulheres e crianças cativas, deixando de matá-las. Quando Davi os invadiu, matou todos à espada (cap. 27.9 E Davi feria aquela terra, não deixando com vida nem homem nem mulher; e, tomando ovelhas, bois, jumentos, camelos e vestuários, voltava, e vinha a Aquis), e não havia motivos convincentes para que não retaliassem da mesma forma.


Fica evidente que Deus os havia impedido; porque Ele tem todos os corações em suas mãos, e diz aos homens mais violentos: Até aqui virás, e não mais adiante (Jó 38.11).


Deus usa vários meios para chamarmos a tenção: Quer as tenham poupado para levá-las em triunfo, ou para vendê-las, ou para usá-las como escravas, a mão de Deus precisa ser reconhecida nesse episódio, em que planejou usar os amalequitas para a correção, não para a destruição, da casa de Davi. Sl 24.1. Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.


v.3 Quando Davi e os seus homens chegaram à cidade, eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.


A confusão e consternação em que Davi e seus homens ficaram quando viram suas casas em cinzas e esposas e filhos desaparecidos. Eles precisaram marchar três dias do acampamento filisteu até Ziclague.

Eles vinham de lá fatigados, mas esperavam encontrar descanso em suas casas e alegria em suas famílias. EM vez disso, uma cena sombria e tenebrosa foi apresentada a ele v.3, o que fez chorar a todos (inclusive Davi), embora fossem homens de guerra, até que neles não houvesse mais forças para chorar v.4.

A menção das esposas de Davi, Ainoã e Abigail, e de terem sido levados cativos, sugere que esse incidente estava mais próximo do seu coração do que qualquer outra coisa.

Observe:

1. Essa desgraça correu quando estavam ausentes. Essa era a antiga política de Amaleque de tirar vantagem de Israel. E dessa maneira que o inimigo das nossas almas faz. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pe 5.8.


2. Essa desgraça ocorreu no seu retorno e, por mais estranho que pareça, seus próprios olhos os primeiros a tomar conhecimento disso. Observe: Quando saímos de casa não podemos antever as notícias tristes que podem nos aguardar quando voltamos para casa. A saída pode ser muito alegre, mas a volta ser muito dolorosa. Pv 27.1. Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.


Se, quando voltamos de uma jornada e encontramos nosso tabernáculos em paz, e não os encontramos devastados como Davi os encontrou aqui, que o Senhor seja louvado por isso.


v. 6. Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.


A revolta e murmuração dos homens de Davi contra ele (v. 6): Davi muito se angustiou, porque, no meio de todas as suas perdas, seu próprio povo falava em apedrejá-lo:


Porque viam nele o motivo de sua catástrofe, pela provocação que tinha dado aos amalequitas, e sua indiscrição em deixar Ziclague sem guarnição. Também podemos agir de forma semelhante, quando em dificuldades, deixamos de reconhecer a providência divina, e não damos atenção às operações da mão de Deus em tudo isso, que silenciaria nossas paixões, e nos tornaria pacientes.


As etapas das adversidades que Davi enfrentou:

Que absurdas as paixões desgovernadas podem produzir! Essa era uma prova dolorida para o homem segundo o coração de Deus e certamente o afetou profundamente.

1) Saul o tinha forçado para fora do seu país,
2) Os filisteus o tinham forçado para fora do seu acampamento,
3) Os amalequitas tinham saqueado a sua cidade, suas esposas foram tomadas como prisioneiras
4) e, agora, para completar sua aflição, seus amigos achegados, em quem confiava, a quem ele tinha protegido, e que comiam do seu pão, em vez de compadecer-se dele ou oferecer algum alívio, levantaram contra ele o seu calcanhar (SI 41.9), ameaçando apedrejá-lo.

Para cada ação; exite uma reação:

Uma grande fé precisa esperar esse tipo de exercícios severos. Mas é interessante observar que Davi é submetido a esse extremo pouco antes de sua ascensão ao trono.


Nesse exato momento, talvez, foi desferido o golpe que abriu a porta para a sua promoção. As coisas, às vezes, estão na pior situação em relação à Igreja e ao povo de Deus, antes de começarem a melhorar.


A dependência devota de Davi na providência e graça divina nessa aflição: v.6 todavia, Davi se esforçou no SENHOR, seu Deus. Seus homens queixavam-se da perda. A alma das pessoas estava amarga, de acordo com o original. Seu descontentamento e impaciência acrescentavam absinto e fel à aflição e misericórdia, e tornaram o caso deles duplamente penoso. Mas:


1. Davi suportou melhor essa situação, embora tivesse mais razão do que qualquer um deles de se lamentar. Eles deram vazão aos seus sentimentos de ira, mas ele colocou suas virtudes em ação, alentando-se em Deus. Sl 46.2 Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; Enquanto seus homens desencorajavam-se mutuamente, ele manteve seu espírito calmo e sereno.


2. E possível que tenha havido uma alusão às palavras ameaçadoras que seus homens anunciaram contra ele. O povo falava de apedrejá-lo; mas ele não mostrou reação alguma no sentido de vingar a afronta, nem de se sentir amedrontado com as ameaças deles. Davi se esforçou no SENHOR, seu Deus.


A atitude de Davi, de se esforçar no Senhor, seu Deus, é uma mostra de um homem maduro com a cabeça no lugar. Enquanto muitos diante de problema fazem escândalos, perdem a linha, cai nas carras da bebedeira e devassidão; Davi porém se esforça, ganhava forças para levantar-se e lutar pela sua família. Sl 9.10. Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.


Aqueles que adotaram o Senhor como o seu Deus podem tomar encorajamento do seu relacionamento com Ele nos piores momentos. São o dever e o interesse de todas as pessoas, independentemente do que aconteça, encorajar-se em Deus.


Isso ocorrerá com todos os que O amam e são chamados por seu decreto (Rm 8.28). Esse era o costume de Davi, e ele se confortava nisso: No dia em que eu temer, hei de confiar em ti (SI 56.3). Quando ele estava no fim de sua habilidade, ele não estava no fim de sua fé.





Comentários