Encarando
Desafios
Texto
Básico: 1 Coríntios 9.24-27.
Texto
Áureo: 1 Co 9.25. E
todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas;
ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém,
uma incorruptível.
Introdução:
A cada dois anos eram celebrados os
jogos Ístmicos na cidade de Corinto, ou nas suas proximidades. Eles
eram considerados um dos maiores eventos de atletismo da Grécia, e
geralmente consistiam de cinco provas: salto,
lançamento de disco,
corrida,
luta de boxe
e luta livre.
Em qualquer dessas provas, pelo menos quatro qualidades eram
necessárias para se chegar à vitória.
v.24.
Não
sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm,
mas um só leva o prêmio?
Nesses
versículos, o apóstolo alude ao grande encorajamento que ele teve
para agir dessa maneira. Ele tinha em vista uma recompensa gloriosa,
uma coroa incorruptível. Nesse ponto, ele se compara aos corredores
e combatentes nos jogos Ístmicos;
uma alusão bem conhecida aos coríntios, porque eles eram celebrados
em sua vizinhança: “Não
sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm,
mas um só leva o prêmio?
(v. 24).
Todos correm em vossos jogos, mas somente um vence a corrida e leva o
prêmio.” E aqui:
Ele
os incentiva a cumprir seu dever: “Correi
de tal maneira que o alcanceis v.24”
Na corrida cristã é totalmente
diferente do que nas vossas corridas. Todas podem correr de maneira a
obter o prêmio. Vós tendes grande encorajamento, por essa razão,
em persistir constante, diligente e vigorosamente em vosso curso.
O
exemplo do atleta:
Paulo estava motivado pelo desejo de conquistar os outros para
Cristo. Entretanto, ele entendeu que a experiência pessoal e
particular não pode estar separada da expressão e da declaração
pública. Portanto, o apóstolo apresenta o exemplo da disciplina e
do auto-sacrifício que incluem tanto a eficiência pública como um
desenvolvimento espiritual particular.
1.
O desfio de vencer, está na mente de todos os competidores,
porém, somente um vencerá, porque este foi preparado, determinado,
pois tinha uma diciclina regular;
assim vencer. v.24 Não
sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm,
mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o
alcanceis.
COMO
OBTERMOS A COROA DA VITÓRIA?
Em
primeiro lugar,
o vencedor precisava se dedicar ao máximo:
a)
Por meio de uma consagração plena. 1 Co 9.24; Gl 5.7. Corríeis
bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?
b)
Por meio da renúncia: Rm 8.13. Porque
se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito
mortificardes as obras do corpo, vivereis.
(Obras
da carne Gl
5.19-21)
c)
Abandono todo pecado: Hb 12.1; Rm 13.12.
d)
Por meio de uma vida na santificação: Hb 12.14; Mt 5.8.
e)
Lutando segundo as regras: 2 Tm 2.5.
Em
segundo lugar:
Depois, o vencedor precisava aceitar o rigor do treinamento:
v.25.
E
todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas;
ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém,
uma incorruptível.
Para
um atleta grego, esse período de intenso treinamento durava 10 meses
e, durante esse período, os competidores viviam uma vida de
exercícios constantes e de rigorosa disciplina, e se abstinham de
qualquer coisa que pudesse enfraquecer ou engordar o corpo.
A
referência não é a se abster de atos criminosos ou de práticas
imorais, mas de uma válida expressão e gratificação pessoais.
Paulo mostra que esses atletas recebiam como recompensa somente uma
coroa corruptível - uma coroa feita de folhas de pinheiro, louro, ou
salsa, que logo fenecia. O cristão, por outro lado, estava lutando
por uma coroa incorruptível.
No
final o resultado de todo esse esmero, do atleta grego era uma coroa
que logo perderia a sua cor, a sua beleza, logo, logo secava-se e o
vento levava, e ninguém mais poderia ver essa mesma coroa na cabeça
do campeão.
Veja
o texto:
“eles
o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma
incorruptível”
Obs:
Fulano nadou, nadou e morreu na praia, tanto esforço para nada!
A
COROA DO CRENTE NÃO É PERECÍVEL:
Exstem
algumas coroas destinadas para pessoas específicas: Exemplo.
a.
A coroa de espinhos – que o Senhor carregou Mt 27.29.
b.
A coroa de ouro – a glória dos 24 anciãos Ap 4.4.
A
recompensa da igreja: Essas
coroas são
para aqueles que :“Correi
de tal maneira que o alcanceis.”
a.
A coroa da vida – a honra dos fiéis. Tg 1.12; Ap 2.10.
b.
A coroa incorruptível – a recompensa do atleta cristão 1 Co 9.25.
c.
A coroa da justiça – para os que amam a vinda do Senhor. 2 Tm 4.8.
d.
A coroa de glória – para os ganhadores de almas Fp 4.1; 1 Ts
2.19-20.
e.
A coroa de glória – para os pastores fiéis. 1 Pe 5.4.
Em
terceiro lugar,
Uma
terceira característica
do vencedor era a certeza da direção.
v.26.
Assim
corro também eu, não sem meta; assim luto, no como desferindo
golpes no ar.
O
cristão não corre como a coisa incerta (26), nem
como batendo no ar.
Na corrida cristã, Paulo “conhecia muito bem o objetivo e a
estrada que levava à vitória”. Na luta espiritual, ele “usa
seus punhos como se estivesse com determinação mortal e não erra;
ele demonstra perfeição em seus golpes”. Para Paulo, a vida
cristã não era como um treinamento religioso de boxe onde se luta
contra as sombras; mas um combate feroz que exigia o melhor de cada
um.
Muitos
correm após a este mundo, sem direção; Jesus
uma certa vez: Eu sou o caminho a verdade e a vida Jo
14.6. O
apóstolo Paulo nos adverte: Ef
4.14.
para que não mais sejamos meninos, jogados de um lado para o outro,
levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos
homens, pela astúcia com que induzem ao erro;
A
nossa
corrida tem um objetivo: “nós,
porém, uma incorruptível v.25.”
O alvo do nosso objetivo tem um ponto de referência, 1
Co 11.1
Sede
meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
a.
Olhando para Cristo, não iremos nos afundar: Mt
14.30.
Mas,
reparando na violência do vento, teve medo; e, começando a afundar,
clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
b.
Olhando
para Cristo, salva: Is
45.22
Olhai
para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu
sou Deus, e não há outro.
c.
Olhar
para Cristo
somente
para essa vida,
é um
olhar
de ganância.
Ag
1.6,9
Tendes
semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais;
bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o
que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. v.9
Olhaste
para muito, mas eis que alcançaste pouco, quando o trouxeste para
casa, eu lhe assoprei. Por que? - disse o SENHOR dos Exércitos. Por
causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à
sua própria casa.
O
apóstolo Paulo bem conhecia o historico do profeta Ageu 1
Co 15.19.
Se
é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os
homens os mais dignos de lástima.
Uma
quarta e última condição para vencer era uma consistente destreza
pessoal.
v.27
Antes
subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de
pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. O
apóstolo escreve: Subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão. Paulo
não
se
permite que o corpo dele venha ditar as regras da vida; e sim Cristo
Jesus.
O
maior obstáculo para vencer a corrida é a própria pessoa. Paulo
não diz a carne, mas todo o organismo;
a pessoa como um todo deve ser colocada sob controle. Ele usa um
termo bastante forte.
Literalmente,
a palavra esmurro (upopiazo) que consta em algumas traduções,
significa “bater fortemente na face para provocar escoriações de
coloração preta e azulada”. A frase reduzo
à servidão
significa “levar
cativo”.
Paulo era não só o mensageiro que convocava os outros para serem
eficientes, mas ele próprio era um competidor.
Havia
uma preocupação em Paulo para não se achar reprovado por Deus,
diferente de muito que desejam as aprovações do homem e esquecem a
avaliação de Deus, aquém ninguém escapa Rm
9.6.
Não
que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de
Israel são israelitas;
Ele
sabia muito bem como seria trágico “ser aquele que instruiu os
outros sobre as regras a serem observadas para a conquista do prêmio,
tendo ele próprio sido rejeitado por tê-las transgredido”.2
Co 11.3.
Mas
temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia,
assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos
entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em
Cristo.
Conclusão:
O
cristão vive em um nível espiritual “Além
da Liberdade Pessoal”
quando é:
1)
Dirigido por uma grande chamada, v16-18;
2)
Motivado por uma grande compaixão, v.19.
3)
Disciplinado por um plano diretivo, v.24-26;
4)
Envolvido por um saudável temor, v27.
Antes
subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de
pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.
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