ASAFE,
DO DESESPERO PARA A ESPERANÇA
Texto
Básico: Salmos 77.
Texto
Devocional: Sl 77. 8-9. Desapareceu
para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa?
9
Esqueceu-se
Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão?
"
Introdução:
Asafe sente-se abandonado por Deus e começa a se desesperar. Então
recorda os poderosos feitos de Deus. Uma comparação deste salmo com
Hb 3.8-10 indica eventos passados num período avançado da
monarquia israelita.
O salmista vence uma árdua e assustadora
escalada, partindo do desespero para a esperança certa (a certeza da
fé), mediante uma reflexão honesta sobre os atos de Deus no
passado.
I
– A TRISTEZA DE ASAFE. (77.1-10) Ele
pergunta se Deus o abandonou
a.
A dor atual.
1.
Ele clama ao Senhor v.1-3. Clamo
a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute.
2
Quando
estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem
cessar; a minha alma está inconsolável!
3.
Lembro-me
de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito
desfalece. Pausa
Em
suas orações melancólicas. Ao ser afligido, ele orou (Tg
5.13
Entre
vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que
se sente feliz? Que ele cante louvores),
e,
na sua agonia, ele orava de forma ainda mais intensa (v.1): “Clamo
a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute”
Ele
estava cheio de queixas, as quais fazia em voz alta, mas as
direcionou todas
as Deus e as transformou todas em orações, orações verbais,
fervorosas e incômodas. Dessa forma, ele deu vazão à sua angústia
e alcançou uma certa tranquilidade; e, dessa forma, ele tomou o
caminho certo rumo ao alívio Sl
22.24.
Pois
não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu
dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.
2.
Ele
está angustiado demais até para orar. v4.
Não
me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo
falar.
O
nível de sua em função da sua desordem mental, do tumulto do seu
espírito, e da confusão que assolava o seu ser. Jó
32.19
Por
dentro estou como vinho arrolhado, como vasilhas de couro novas
prestes a romper.
Pois
estava tão angustiando, que não conseguia falar e aliviar a si
mesmo. Aflição jamais aprisiona os espíritos de forma tão firme
do que quando eles estão sufocados e oprimidos. Asafe
não consegue orar ou dormir. Nessas horas só o favor de Deus para
nos dar o sono. Sl 4.8 Em
paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em
segurança.
b.
A glória passada: (77.5-6) Fico
a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados;
6
de
noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu
espírito pergunta:
Asafe
faz comparações com os dias atuais; “Considerava
os dias da antiguidade,
e os comparava com os dias atuais; e a nossa antiga prosperidade só
agravava a nossa calamidade atual: pois não vemos mais as maravilhas
contadas pelos nossos pais”
As
pessoas melancólicas têm a tendência de meditar profundamente
acerca dos
dias passados e dos anos vividos na antiguidade e enaltecê-los a fim
de justificar a sua própria insatisfação e descontentamento diante
da situação atual por elas vivenciada. Ec
7.10.
Não
diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?
" Pois não é sábio fazer tais perguntas.
Tampouco
permitas que a lembrança pelos consolos que nos restaram, ou
impacientes ao carregar a nossa cruz. O
apóstolo Paulo afirma: Fp
3.13.
Irmãos,
não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço:
esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as
que estão adiante,
Pois Deus, faz nova todas as coisas. Ap
21.5.
Aquele
que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas
as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas
palavras são verdadeiras e dignas de confiança".
II
– O CÂNTICO DE ASAFE. (77.11-20)
1.
Ele é encorajado ao lembrar com Deus ajudou seu povo no passado.
a.
As obras do Senhor a favor do seu povo têm sido maravilhosa. Sl
22.31. e
a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça,
pois ele agiu poderosamente.
b.
Elas foram registradas justamente para serem lembradas por nós. Rm
15.4.
Pois
tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de
forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das
Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
c.
Que, para podemos tirar proveito destas lembranças, é precioso que
meditemos nelas e as aguardemos nos nossos pensamentos. Sl
119.99;
Tenho
mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus
testemunhos.
Lm
3.21.
Todavia,
lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Podemos
nos encorajar quando lembramos dos grandes feito do Senhor no
passado, ainda que, não tenhamos feito parte das testemunhas
oculares, mas temos visto no tempo presente a sua bondade e amor para
com os seus, em diversas ocasiões. Uma
prova disso é o Samos
136.
d.
Deus operou milagres: v.11-18.
Jesus
realizou muitos
milagres.
Ele
transformou água em vinho. Jo 2.1-11.
Ele
curou o filho do oficial. Jo 4.46-54.
Ele
curou Paralítico de Betesda. Jo 5.1-9.
Ele
fez milagre na pesca. Lc 5.1-11-
Ele
libertou um homem endemoninhado. Mc 1.23-28; Lc 4.31-36.
Ele
curou a sogra de Pedro. Mt 8.14-15; Mc 1.29-31; Lc 4.38-39.
Ele
purifica os leprosos: Mt 8.2-4; Mc 1.40-45; Lc 5.12-16.
Ele
cora paralítico: Mt 9.2-8; Mc 2.3-12; Lc 5.18-26.
Ele
corou o homem da mão ressequida.
Mt
12.9-13; Mc 3.1-5; Lc 6.6-10.
Ele
corou o servo do centurião Mt 8.5-13; Lc 7.1-10.
Ele
ressuscitou
o filho da viuvá de Naim. Lc 7.11-15.
Ele
corou um endemoninhado mundo: Mt 12.22; Lc 11.14.
Ele
acalma as tempestades: Mt 8.18,23-27; Mc 4.35-41; Lc 8.22-25.
Ele
corou a mulher enferma: Mt 9.20-22; Mc 5.25-34; Lc 8.43-48.
e.
Deus guiou o seu povo:
v.20
Guiaste
o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.
Por
estarem eles fracos e impotentes, propensos a vaguear como um rebanho
de ovelha, e sujeitos ao ataques de animais predadores, Deus seguiu
na frente deles com todo o cuidado e ternura de um pastor, para que
não viessem a se perder.
A coluna de nuvem e fogo os guiava; mas
isto não é levado em consideração aqui, somente a liderança de
Moisés e Arão, por cujas mãos Deus os guiou; ambos não poderiam
ter feito isto sem a direção de Deus, e Deus agiu com eles e por
meio deles.
Moisés
era o seu governador, Arão, o sumo sacerdote; eles eram guias,
conselheiros e soberanos sobre Israel, e por meio destes homens o
povo foi guiado por Deus.
A
administração correta e bem-aventurada das duas grandes ordenanças
representadas pela magistratura e pelo ministério sacerdotal é,
mesmo não sendo um milagre da mais alta ordem, uma prova de grande
misericórdia para qualquer povo, Assim como a coluna de nuvem e fogo
o foi para Israel na sua peregrinação no deserto. Sl
119.130.
A
explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos
inexperientes. Os
seus medos desapareceram de forma estranha e repentina, de forma que
não seria mais necessário prosseguir neste raciocínio; ele, então,
seguiu o seu caminho e foi se alimentar, e a sua fisionomia deixou de
ser triste, tal como se deu com Ana, 1
Sm 1.18.
Ela
disse: "Espero que sejas benevolente para com tua serva! "
Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava
mais abatido.
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