ASAFE, DO DESESPERO PARA A ESPERANÇA



ASAFE, DO DESESPERO PARA A ESPERANÇA


Texto Básico: Salmos 77.
Texto Devocional: Sl 77. 8-9. Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa? 9 Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão? "

Introdução: Asafe sente-se abandonado por Deus e começa a se desesperar. Então recorda os poderosos feitos de Deus. Uma comparação deste salmo com Hb 3.8-10 indica eventos passados num período avançado da monarquia israelita. 

O salmista vence uma árdua e assustadora escalada, partindo do desespero para a esperança certa (a certeza da fé), mediante uma reflexão honesta sobre os atos de Deus no passado. 
 

I – A TRISTEZA DE ASAFE. (77.1-10) Ele pergunta se Deus o abandonou

a. A dor atual.

1. Ele clama ao Senhor v.1-3. Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute. 2 Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável! 3. Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. Pausa


Em suas orações melancólicas. Ao ser afligido, ele orou (Tg 5.13 Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores), e, na sua agonia, ele orava de forma ainda mais intensa (v.1): “Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute


Ele estava cheio de queixas, as quais fazia em voz alta, mas as direcionou todas as Deus e as transformou todas em orações, orações verbais, fervorosas e incômodas. Dessa forma, ele deu vazão à sua angústia e alcançou uma certa tranquilidade; e, dessa forma, ele tomou o caminho certo rumo ao alívio Sl 22.24. Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro
 

2. Ele está angustiado demais até para orar. v4. Não me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar. O nível de sua em função da sua desordem mental, do tumulto do seu espírito, e da confusão que assolava o seu ser. Jó 32.19 Por dentro estou como vinho arrolhado, como vasilhas de couro novas prestes a romper.


Pois estava tão angustiando, que não conseguia falar e aliviar a si mesmo. Aflição jamais aprisiona os espíritos de forma tão firme do que quando eles estão sufocados e oprimidos. Asafe não consegue orar ou dormir. Nessas horas só o favor de Deus para nos dar o sono. Sl 4.8 Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.


b. A glória passada: (77.5-6) Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados; 6 de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta:


Asafe faz comparações com os dias atuais; “Considerava os dias da antiguidade, e os comparava com os dias atuais; e a nossa antiga prosperidade só agravava a nossa calamidade atual: pois não vemos mais as maravilhas contadas pelos nossos pais”


As pessoas melancólicas têm a tendência de meditar profundamente acerca dos dias passados e dos anos vividos na antiguidade e enaltecê-los a fim de justificar a sua própria insatisfação e descontentamento diante da situação atual por elas vivenciada. Ec 7.10. Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? " Pois não é sábio fazer tais perguntas
 

Tampouco permitas que a lembrança pelos consolos que nos restaram, ou impacientes ao carregar a nossa cruz. O apóstolo Paulo afirma: Fp 3.13. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, Pois Deus, faz nova todas as coisas. Ap 21.5. Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança".


II – O CÂNTICO DE ASAFE. (77.11-20)

1. Ele é encorajado ao lembrar com Deus ajudou seu povo no passado.

a. As obras do Senhor a favor do seu povo têm sido maravilhosa. Sl 22.31. e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente.


b. Elas foram registradas justamente para serem lembradas por nós. Rm 15.4. Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança
 

c. Que, para podemos tirar proveito destas lembranças, é precioso que meditemos nelas e as aguardemos nos nossos pensamentos. Sl 119.99; Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Lm 3.21. Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
 

Podemos nos encorajar quando lembramos dos grandes feito do Senhor no passado, ainda que, não tenhamos feito parte das testemunhas oculares, mas temos visto no tempo presente a sua bondade e amor para com os seus, em diversas ocasiões. Uma prova disso é o Samos 136.
 

d. Deus operou milagres: v.11-18. Jesus realizou muitos milagres.

Ele transformou água em vinho. Jo 2.1-11.
Ele curou o filho do oficial. Jo 4.46-54.
Ele curou Paralítico de Betesda. Jo 5.1-9.
Ele fez milagre na pesca. Lc 5.1-11-
Ele libertou um homem endemoninhado. Mc 1.23-28; Lc 4.31-36.
Ele curou a sogra de Pedro. Mt 8.14-15; Mc 1.29-31; Lc 4.38-39.
Ele purifica os leprosos: Mt 8.2-4; Mc 1.40-45; Lc 5.12-16.
Ele cora paralítico: Mt 9.2-8; Mc 2.3-12; Lc 5.18-26.
Ele corou o homem da mão ressequida. Mt 12.9-13; Mc 3.1-5; Lc 6.6-10.
Ele corou o servo do centurião Mt 8.5-13; Lc 7.1-10.
Ele ressuscitou o filho da viuvá de Naim. Lc 7.11-15.
Ele corou um endemoninhado mundo: Mt 12.22; Lc 11.14.
Ele acalma as tempestades: Mt 8.18,23-27; Mc 4.35-41; Lc 8.22-25.
Ele corou a mulher enferma: Mt 9.20-22; Mc 5.25-34; Lc 8.43-48.


e. Deus guiou o seu povo: v.20 Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.

Por estarem eles fracos e impotentes, propensos a vaguear como um rebanho de ovelha, e sujeitos ao ataques de animais predadores, Deus seguiu na frente deles com todo o cuidado e ternura de um pastor, para que não viessem a se perder. 

A coluna de nuvem e fogo os guiava; mas isto não é levado em consideração aqui, somente a liderança de Moisés e Arão, por cujas mãos Deus os guiou; ambos não poderiam ter feito isto sem a direção de Deus, e Deus agiu com eles e por meio deles.

Moisés era o seu governador, Arão, o sumo sacerdote; eles eram guias, conselheiros e soberanos sobre Israel, e por meio destes homens o povo foi guiado por Deus.

A administração correta e bem-aventurada das duas grandes ordenanças representadas pela magistratura e pelo ministério sacerdotal é, mesmo não sendo um milagre da mais alta ordem, uma prova de grande misericórdia para qualquer povo,  Assim como a coluna de nuvem e fogo o foi para Israel na sua peregrinação no deserto. Sl 119.130. A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes. Os seus medos desapareceram de forma estranha e repentina, de forma que não seria mais necessário prosseguir neste raciocínio;  ele, então, seguiu o seu caminho e foi se alimentar, e a sua fisionomia deixou de ser triste, tal como se deu com Ana, 1 Sm 1.18. Ela disse: "Espero que sejas benevolente para com tua serva! " Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido.


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