A RELIGIOSIDADE HUMANA.





A RELIGIOSIDADE HUMANA.


Texto Básico: Salmos 95.1-11.
Texto Devocional: Eclesiastes 3.9-14.
Versículo-chave: Lucas 4.8. Jesus respondeu: "Está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto" NVI.


Introdução: Muitas pessoas acham que o medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo são fatores que levaram o homem a criar diversas crenças, cerimônias e cultos. Daí surgirem tantos mitos, superstições e ritos para manter contato com o mundo sobrenatural. 
 

Nesta busca pelo sagrado sem uma orientação; consequências da separação promovido pela proposta do Diabo para Eva foi uma porta que se abriu para a ação do maligno produzir adorações bisarás na alma do homem inconfesso. Mas, Jesus nos chama para convergimos em uma adoração saudável e benéfica para a alma do homem. Lc 4.8. Jesus respondeu: "Está escrito: “Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto” NVI.

  1. Por que o homem é um ser religioso?

A resposta da Bíblia é simples e clara: porque o homem foi criado à imagem de Deus. O que significa ter sido criado à imagem e semelhança de Deus. Gn 1.26. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.


A imagem e semelhança se perdeu com a queda do homem no Éden, com isso não havia outra alternativa senão uma intervenção de Deus para a humanidade, quando Deus expulsou Adão do Éden para ele não comer da arvore da vida eterna, assim Deus trás o remédio para este câncer que é o pecado, matando um inocente para cobrir dois culpados Adão e Eva.
  1. Conceitos.

A palavra “imagem” (hebraico tsélem) significa a expressão da realidade. Podemos afirma que significa “sombra”; a sombra tem semelhança com a pessoa, mas não é exatamente uma cópia da pessoa.

E “semelhança” (hebraico demut) significa principalmente “aparência, correspondência, cópia”. Precisamos lembrar que não pode existir sombra se não houver uma realidade. Em Gênesis 9.6, aparece somente a palavra “imagem”, e em Gênesis 1.27 também.

Podemos concluir desses textos que a palavra fundamental para a apresentação da idade da semelhança de Deus é imagem de Deus.

  1. Significado.

A expressão “a imagem de Deus” se refere ao homem como um ser espiritual, radical, moral e social.

  1. Espiritual. O homem tem a capacidade de conhecer a Deus, (Jr 31.34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei) de manter comunhão e de se relacionar com Ele. Em Gênesis 3.10. Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. O homem afirma que ouviu a voz de Deus. Então, a conclusão é simples e lógica: Deus fala com o homem, e este conseguia ouvi-lo, sabendo quem estava falando.
  1. Racional. O homem foi criado com capacidade para adquirir, descobrir, compreender, interpretar e avaliar fatos. Para exercer o domínio sobre a terra (Gn 1.26-28. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Sl 8.4-9. que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? 5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: 7 ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8 as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. 9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Ele precisava da capacidade intelectual. Exemplo: Os discípulos no caminho de Emaus Lc 24.13-35.

  1. Moral. O homem tem o senso da obrigação moral, o tremendo senso do dever. Gênesis 2.16-17. E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Deixa claro que o homem entendeu a ordem e tinha condições de obedecer a ela. E o fato de Adão e Eva se sentirem culpados após a desobediência confirma essa afirmação Gn 3.7. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. (Gn 2:25)
  1. Social. O ser humano foi criado para viver em grupos, em sociedade; significa que é um ser sociável, com instinto gregário. É algo que vem da própria Trindade, porque Deus nunca existiu sozinho, mas sempre em três pessoas 1 Jo 5.7-8. Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. 8 E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito. Há três que dão testemunho.


A firmação do Senhor Deus “Não é bom que o homem esteja sóGn 2.18 Significa não somente o primeiro casamento na história humana, mas também a confirmação de que Deus quer que a humanidade viva em comunhão, que tenha relacionamentos.


  1. Viver em comunhão com os outros irmãos: 1 Jo 1.7. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
  1. Comunhão com o Pai e Filho: 1 Jo 1.3b. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
  1. Viver em sociedade: Atos 24.16. E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.
Os termos imagens e semelhanças de Deus têm dois importantes significados: O homem é uma criação de Deus, dada a ênfase da palavra criar, em Gêneses 1.26-27;

  • Dentre todas as criaturas, somente o homem foi criado e destinado para ser a imagem de Deus, ele é a imagem de Deus. Mesmo depois da queda, essa imagem que ficou e está distorcida, mas ainda está presente.
  1. Implicações.

O que a imagem de Deus no homem tem a ver com a religiosidade humana? A resposta é que fomos criados não somente com corpo físico, mas Deus nos deu alma, que nos possibilita ter relacionamento pessoal com Ele: podemos orar, louvar e ouvir as palavras que Deus quer nos falar. “Sl 81.8. Ouça, meu povo, as minhas advertências; se tão-somente você me escutasse, ó Israel!”. Esse versículo nos ensina duas verdades. Primeira, Deus fala; segundo, as pessoas podem entender o que Deus fala.

  1. A religião e a bíblia.

Toda religião tem seu livro sagrado, seu lugar sagrado, seu templo sagrado, seu líder maior, suas crenças inegociáveis e suas extremismo. Russel Champlin classificou oito tipos de religião: animistas, legalistas, ritualísticas, sacramentalista, natural, racional, revelatória e mística.

  1. Que é religião?

O termo tem uma origem no verbo latino religare, que significa “religar”, “ligar de novo”. Também definida como o conjunto de crenças, dogmas e práticas próprias de uma confissão religiosa.


A história da humanidade e a história das religiões se confundem. Isso se deve ao fato de que não houve, no passado, comunidade ou cultura sem religião. Está claro que, do mesmo modo como fomos fisicamente preparados para respira, falar determinada língua, gostar de música e comer, também fomos preparados para vida espiritual. As religiões egípcias, gregas, romanas, nórdica, celta, chinesa, japonesa, coreana e outras comprovem a diversidade religiosa entre os homens.

  1. Que significa ser religioso?

Vamos encontrar tantas respostas quantas religiões existem. Pode significar crer que Deus é a fonte e a finalidade da vida; ou crer amar o próximo é tão importante quanto amar a Deus; enquanto outros acham que as duas coisas são completamente diferente, que se pode matar o próximo em nome de Deus, quando Deus nunca pediu tal coisa! Alguns acham que ser religioso é consultar bruxas, enquanto outros preferem queimá-las vivas. 
 

Há quem entenda que obedecer aos mandamentos, fazer votos, cumprir promessas, recolher-se num mosteiro e no silêncio, fazer opção pelo celibato e pelos pobres, sacrificar-se até à morte, signifique ser religioso; assim como raspar o cabelo ou nunca cortar um fio de cabelo, ir à mesquita na sexta-feira, à sinagoga no sábado, ou ao templo no domingo.


Ser religioso pode significar construir um luxuoso templo ou adorar numa simples igrejinha. Finalmente, outros acham que a religiosidade se manifesta quando pintam quadros e tetos de capelas ou fazem a imagem de um santo.


Exemplo:

  1. O discurso de Paulo em Atenas: Atos 17.22-23 (24-31). Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; 23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.

  1. Festo expõe a Agripa o caso de Paulo: Atos 25.19. Traziam contra ele algumas questões referentes à sua própria religião e particularmente a certo morto, chamado Jesus, que Paulo afirmava estar vivo.

  1. Paulo discursa perante o rei Agripa: Atos 26.5. pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião.

  1. A prática da palavra de Deus: Tg 1.26-27. Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. 27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

  1. A palavra “religião” na Bíblia.

Na versão Almeida Revista e Atualizada, o termo “religião” aparece em Atos 25.19; 26.5; Tiago 1.26 e 27, mas nem todas traduzem a mesma palavra grega. E o termo “religioso” só aparece em Atos 17.22 e Tiago 1.26.

  1. Atos 25.19. A palavra grega traduzida por “religião” aqui é deisidaimonia, cujo sentido literal é “temer uma divindade”. Neste texto, Festo estava explicando a Agripa e Berenice que os judeus tinham certas disputas acerca da sua “religião” e a respeito de um certo Jesus.

  1. Atos 26.5. Nesse e nos próximos dois versículos, o termo grego traduzido por “religião” é threskeia, que significa “serviço a Deus”. Aqui Paulo está se referindo ao farisaísmo como uma religião.

  1. Tiago 1.26 e 27. O texto ensina quais são as três características do exercício prático da religião: controlar a língua, cuidar dos órfãos e das viúvas, e não se deixar contaminar pelo mundo.

Fica muito evidente que a palavra “religião” é pouquíssimo usado na Bíblia, pois a ênfase das Escrituras não está na religiosidade, mas sim, nos deveres do homem para com Deus, que estão resumidos no próximo.

  1. A busca pelo sagrado.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Salmos 42.2.


Os textos e os comentários feitos até aqui são suficientes para comprovar que fomos criados para ter comunhão e paz com Deus (1 João 1.3.). Todavia ainda precisamos considerar um texto bíblico Eclesiastes 3.11. Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.


A eternidade no coração do homem. Ao afirmar que Deus colocou a eternidade no coração do homem (Ec 3.11), o autor bíblico está revelando tanto a glória quanto a miséria do homem. A.W.Tozer nos lembra que “ter sido criada para a eternidade e forçada a viver no tempo é para a humanidade uma tragédia de enormes proporções. Tudo dentro de nós clama pela vida e pela permanência; no entanto tudo que nos cerca nos faz lembrar da mortalidade e da mutação”


O homem foi criado algo mais do que a roda-viva da vida. Deus pôs dentro de nós o conhecimento de que este mundo não é suficiente. Mas, ao mesmo tempo, não podemos saber como tudo se encaixa. Deus sabe, e por isso confiamos Nele. Um historiador russo declarou: “Dê ao homem tudo o que ele quer, e logo ele verá que tudo o tudo não é tudo”. E Agostinho escreveu: “Tu nos criaste para Ti, e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousar em Ti” (Confissões, p.23).


A eternidade de Deus e a mortalidade do homem se unem a fim de nos convencer que a fé em Cristo Jesus não é uma opção” (A.W.Tozer).


Somente Jesus Cristo, que é o Pai da eternidade (Is 9.6), pode preencher essa eternidade que Deus colocou no coração do homem.


VI. Cinco deveres do homem perante Deus.


Não temos dificuldade em acreditar que muitas pessoas querem sinceramente agradar a Deus. Entretanto é o próprio Deus quem nos ensina como agradar a Ele. Os cinco verbos a seguir nos indicam o caminho.

  1. Crer – “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscamHb 11.6.
  1. Amar – “Ele respondeu: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmoLc 10.27. (Dt 6:5; Dt 10:12; Dt 30:6; Lv 19:18; Rm 13:9; Gl 5:14; Tg 2:8).
  1. Temer – “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem” Ec 12.13. (Dt 6:2; Dt 10:12; Pv 3:7).
  1. Adora – “Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste cultoMt 4.10. (Dt 6:13; Dt 10:20).
  1. Servir – “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico Sl 100.2.”

A ênfase bíblica não é a religião, mas a comunhão com Deus, que não poderá ser obtida sem Jesus Cristo. Sem Cristo não ah como ter uma comunhão com Deus.


Conclusão: Será que existe a verdadeira religião? Será que Deus não considera o que o homem faz para agradar-lhe? E se o caminho em que você estiver não for o verdadeiro? Essas e outras perguntas serão respondidas nas próximos estudos.

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