MIQUEIAS,
Justiça
e esperança
Texto
Básico:
Miqueias 1.1-27.20.
Texto
Devocional:
Miqueias 5.2-5; 6.6-8; 7.18-20.
Palavra
Chave:
“Ele
te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de
ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes
humildemente com o teu Deus”
Introdução:
Miqueias foi contemporâneo de Isaías profetizou durante os reinados
de Jotão
(740-732 a.C), Acaz
(732-716
a.C), e
Ezequias (716-687
a.C,). Jotão e
Ezequias foram bons reis, mas Acaz foi mau. Miqueias estava
convencido de que Judá
estava
caminhando para um desastre por causa dos pecados nacionais e
idolatria de seus líderes. As acusações
dele
têm
muita
semelhança
com
as de Amós. Mas o estilo de Miqueias é mais feroz e direto (veja Mq
3.9-12).
I
- QUEM FOI MIQUEIAS.
“Mas,
quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de
força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a
Israel o seu pecado”.
Mq
3.8.
Seu
nome significa “quem
é como jeová”.
Nasceu em Moresete Gate (1.14), um vilarejo que fica cerca de 40Km de
Jerusalém, no sopé das montanhas de Judá.
Tudo
indica que Miqueias era homem do campo, talvez agricultor. Sua
mensagem de juízo é dirigida às vilas e cidades de sua região
(1.10-16).
Aliás, Isaías e Miqueias se completam. “Um é aristocrata,
confidente do rei e estadista; enquanto o outro é camponês
lavrador, cujas visitas à capital confirmavam notícias ouvidas em
casa”
À
semelhança de Amós (Amós
7.14),
Miqueias não era profeta profissional. A crítica aos profetas
corruptos (em Mq
3.5-11)
comprova isto. Embora não haja testemunho de chamado em suas
profecias, a autenticidade profética é confirmada com evidências
internas, ou seja, com declarações do próprio livro: Mq
1.1.
Palavra
do Senhor que em visão veio a Miquéias, morastita, nos dias de
Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, sobre Samaria e Jerusalém
(3.8).
II
– A MENSAGEM DE MIQUEIAS
O
livro de Miqueias divide-se em três partes, cada uma começando com
“Ouvi
ou Ouçam”
(1.2;
3.1;
6.1).
Mq
1.2.
Ouçam,
todos os povos; prestem atenção, ó terra e todos os que nela
habitam; que o Senhor Soberano, do seu santo templo, testemunhe
contra vocês.
Mq
3.1.
Então
eu disse: "Ouçam, vocês que são chefes de Jacó, governantes
da nação de Israel. Vocês deveriam conhecer a justiça!
Mq
6.1.
Ouçam
o que diz o Senhor: "Fique de pé, abra processo perante os
montes; que as colinas ouçam o que você tem a dizer.
E
cada parte termina com uma promessa:
-
Promessa de ajuntamento: Mq 2.12-13. Certamente, te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente, congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio do seu pasto; farão grande ruído, por causa da multidão dos homens. 13 Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o Senhor, à sua frente.
-
Promessa de livramento: Mq 5.10-15. sucederá, naquele dia, diz o Senhor, que eu eliminarei do meio de ti os teus cavalos e destruirei os teus carros de guerra; 11destruirei as cidades da tua terra e deitarei abaixo todas as tuas fortalezas; 12 eliminarei as feitiçarias das tuas mãos, e não terás adivinhadores; 13 do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos; 14 eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos e destruirei as tuas cidades. 15 Com ira e furor, tomarei vingança sobre as nações que não me obedeceram.
-
Promessa de Perdão e Misericórdia: Mq 7.18-20. Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. 19 Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 20 Mostrarás a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia, as quais juraste a nossos pais, desde os dias antigos.
Os
pecados nacionais estão presentes em todo o livro de Miqueias.
-
Idolatria: 1.7; 6.16.
-
Cobiça: 2.2.
-
Violência: 3.10; 6.12; 7.2.
-
Apoio aos falsos profetas: 2.6-11.
-
Corrupção dos governantes: 3.1-3.
-
Corrupção dos Profetas: 3.5-7.
-
Suborno: 3.9-11; 7.3.
-
Desonestidade: 6.10-11.
A
profecia contida no livro de Miqueias está dividido em capítulos:
Vejamos.
Cap.1.
Profecia contra Israel e Judá;
Cap.2.
Profecia contra os opressores;
Cap.3.
Profecia contra as autoridades;
Cap.4.
Profecia sobre um futuro remoto;
Cap.5.
Profecias acerca do Messias;
Cap.6.
O povo de Deus em xeque;
Cap.7.
Deus ama com amor eterno.
Propósito
desta lição é dar um panorama do livro. Todavia há quatro
destaques dentro destas profecias que não podemos deixar de
analisar.
-
“Tais coisas anunciadas não alcançarão a casa de Jacó. Está irritado o Espírito do Senhor? São estas as suas obras? Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente;”(2.7).
Isso
explica muitas coisas na vida humana. Sabemos que a presença de Deus
incomoda aqueles que estão “devendo” alguma coisa a Ele. Por
isso podemos afirmar que o Espírito Santo é tanto um Advogado
quanto um Acusador.
O
rabino Eliezer Bem Jacob diz: “Quem
cumpre um mandamento – conseguiu um advogado para si, e quem
transgrede um mandamento – conseguiu um acusador para si”
O
sacerdote Eli,
1
Sm 2. 22-26
Era,
porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a
todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à
porta da tenda da congregação.
23
E
disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço
constantemente falar do vosso mau procedimento.
24
Não,
filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo
transgredir o povo do Senhor.
25
Pecando
o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém,
contra o Senhor, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram
a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.
26
Mas
o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.
O
profeta Jeremias transmite o mesmo ensino:
“A
quem falarei e testemunharei, para que ouçam? Eis que os seus
ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do
Senhor é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela.”
Jr
6.10.
E o Senhor Jesus disse a Seus oponentes: “Quem
é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos,
porque não sois de Deus”
Jo
8.47.
-
“"Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.”. (Mq 5.2)
Este
texto é citado pelo evangelista Mateus em 2.5-6,
sete séculos depois de Miqueias haver profetizado.
Quando
os magos perguntaram onde o rei dos judeus deveria nascer, os
escribas responderam: “Em
Balém da judeia... porque está escrito por intermédio do profeta”.
O Espírito do Senhor revela a Miqueias até a pequena cidade natal
daquele que haveria reinar por toda a eternidade, porque Ele é desde
a eternidade. Interessante notar que Isaías
e Miqueias
trazem as duas profecias mais claras sobre a encarnação do Senhor.
Isaías
prediz Seu nascimento da virgem (Is
7.14);
e Miqueias anuncia o lugar do nascimento (Mq
5.2).
Obs:
O
profeta viu que o Messias não nasceria nos imponentes ambientes da
realeza de Jerusalém, mas em Belém
(2), entre
os clãs insignificantes de Judá.
Efrata, aqui
relacionado com Belém,
era, na verdade, um
povoado antigo que foi englobado por essa cidade (Gn
35.19
Assim,
morreu Raquel e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém).
-
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”. Mq 6.8. Certamente este é um dos versículos mais conhecidos destas profecias. Ele está em contraste com a falsa religiosidade. O que Deus quer não são milhares de holocaustos, mas sim, verdadeira devoção. Salmos 51.16-17. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. (Os 6.6.)
Observe
os verbos praticar, amar
e andar
– que demonstram a natureza do “pedido”
de Deus. E a justiça, a misericórdia e a humildade era exatamente o
que estava faltando na vida do povo da época de Miqueias.
-
O perdão e a misericórdia de Deus: Mq 7.18-19. Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. 19 Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
É
maravilhosa a forma que o profeta encerra sua profecia: Exaltando o
grande amor de Deus.
Ao
longo dos séculos, desde quanto esse texto foi registrado, é certo
que milhares e milhares de pessoas encontraram consolo e cura
emocional nesses dois versículos (eu sou um dessas pessoas).
Quantas
coisas da nossa vida (presenta ou passado) precisavam ser lançadas
nas “profundezas
do mar”!
E Deus fez isso. Louvado seja o seu nome! O apóstolo Paulo expressou
exatamente isso quando escreveu: 2
Co 5.19.
a
saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não
imputando
aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da
reconciliação.
Paulo
descreve que nós não devemos ficar presos ao passado: Fp
3.13.
Irmãos,
não penso que
eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me
das coisas que
ficaram para
trás
e avançando para
as que
estão adiante.
O
verbo “imputar”
significa “debitar
na conta”,
“atribuir
a responsabilidade”.
Quando Cristo morreu na cruz, Deus cancelou nossas dívidas (Cl 2.14;
Is 53.5-6,11), e as lançou nas profundezas do mar. Adeus pecados!
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