MIQUEIAS - Justiça e Esperança





MIQUEIAS,
Justiça e esperança

Texto Básico: Miqueias 1.1-27.20.
Texto Devocional: Miqueias 5.2-5; 6.6-8; 7.18-20.
Palavra Chave: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus

Introdução: Miqueias foi contemporâneo de Isaías profetizou durante os reinados de Jotão (740-732 a.C), Acaz (732-716 a.C), e Ezequias (716-687 a.C,). Jotão e Ezequias foram bons reis, mas Acaz foi mau. Miqueias estava convencido de que Judá estava caminhando para um desastre por causa dos pecados nacionais e idolatria de seus líderes. As acusações dele têm muita semelhança com as de Amós. Mas o estilo de Miqueias é mais feroz e direto (veja Mq 3.9-12).

I - QUEM FOI MIQUEIAS.

Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado”.
Mq 3.8.

Seu nome significa “quem é como jeová”. Nasceu em Moresete Gate (1.14), um vilarejo que fica cerca de 40Km de Jerusalém, no sopé das montanhas de Judá.

Tudo indica que Miqueias era homem do campo, talvez agricultor. Sua mensagem de juízo é dirigida às vilas e cidades de sua região (1.10-16). Aliás, Isaías e Miqueias se completam. “Um é aristocrata, confidente do rei e estadista; enquanto o outro é camponês lavrador, cujas visitas à capital confirmavam notícias ouvidas em casa”

À semelhança de Amós (Amós 7.14), Miqueias não era profeta profissional. A crítica aos profetas corruptos (em Mq 3.5-11) comprova isto. Embora não haja testemunho de chamado em suas profecias, a autenticidade profética é confirmada com evidências internas, ou seja, com declarações do próprio livro: Mq 1.1. Palavra do Senhor que em visão veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, sobre Samaria e Jerusalém (3.8).

II – A MENSAGEM DE MIQUEIAS

O livro de Miqueias divide-se em três partes, cada uma começando com “Ouvi ou Ouçam” (1.2; 3.1; 6.1).

Mq 1.2. Ouçam, todos os povos; prestem atenção, ó terra e todos os que nela habitam; que o Senhor Soberano, do seu santo templo, testemunhe contra vocês.

Mq 3.1. Então eu disse: "Ouçam, vocês que são chefes de Jacó, governantes da nação de Israel. Vocês deveriam conhecer a justiça!

Mq 6.1. Ouçam o que diz o Senhor: "Fique de pé, abra processo perante os montes; que as colinas ouçam o que você tem a dizer.

E cada parte termina com uma promessa:

  1. Promessa de ajuntamento: Mq 2.12-13. Certamente, te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente, congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio do seu pasto; farão grande ruído, por causa da multidão dos homens. 13 Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o Senhor, à sua frente.
  1. Promessa de livramento: Mq 5.10-15. sucederá, naquele dia, diz o Senhor, que eu eliminarei do meio de ti os teus cavalos e destruirei os teus carros de guerra; 11destruirei as cidades da tua terra e deitarei abaixo todas as tuas fortalezas; 12 eliminarei as feitiçarias das tuas mãos, e não terás adivinhadores; 13 do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos; 14 eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos e destruirei as tuas cidades. 15 Com ira e furor, tomarei vingança sobre as nações que não me obedeceram.
  1. Promessa de Perdão e Misericórdia: Mq 7.18-20. Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. 19 Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 20 Mostrarás a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia, as quais juraste a nossos pais, desde os dias antigos.

Os pecados nacionais estão presentes em todo o livro de Miqueias.

  1. Idolatria: 1.7; 6.16.
  2. Cobiça: 2.2.
  3. Violência: 3.10; 6.12; 7.2.
  4. Apoio aos falsos profetas: 2.6-11.
  5. Corrupção dos governantes: 3.1-3.
  6. Corrupção dos Profetas: 3.5-7.
  7. Suborno: 3.9-11; 7.3.
  8. Desonestidade: 6.10-11.

A profecia contida no livro de Miqueias está dividido em capítulos: Vejamos.

Cap.1. Profecia contra Israel e Judá;
Cap.2. Profecia contra os opressores;
Cap.3. Profecia contra as autoridades;
Cap.4. Profecia sobre um futuro remoto;
Cap.5. Profecias acerca do Messias;
Cap.6. O povo de Deus em xeque;
Cap.7. Deus ama com amor eterno.

III – QUATRO DESTAQUES.

Propósito desta lição é dar um panorama do livro. Todavia há quatro destaques dentro destas profecias que não podemos deixar de analisar.

  1. Tais coisas anunciadas não alcançarão a casa de Jacó. Está irritado o Espírito do Senhor? São estas as suas obras? Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente;”(2.7).

Isso explica muitas coisas na vida humana. Sabemos que a presença de Deus incomoda aqueles que estão “devendo” alguma coisa a Ele. Por isso podemos afirmar que o Espírito Santo é tanto um Advogado quanto um Acusador.

O rabino Eliezer Bem Jacob diz: “Quem cumpre um mandamento – conseguiu um advogado para si, e quem transgrede um mandamento – conseguiu um acusador para si


O sacerdote Eli, 1 Sm 2. 22-26 Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. 24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do Senhor. 25 Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o Senhor, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar. 26 Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.

O profeta Jeremias transmite o mesmo ensino: “A quem falarei e testemunharei, para que ouçam? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela.” Jr 6.10. E o Senhor Jesus disse a Seus oponentes: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de DeusJo 8.47.

  1. "Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.”. (Mq 5.2)

Este texto é citado pelo evangelista Mateus em 2.5-6, sete séculos depois de Miqueias haver profetizado.

Quando os magos perguntaram onde o rei dos judeus deveria nascer, os escribas responderam: “Em Balém da judeia... porque está escrito por intermédio do profeta”. O Espírito do Senhor revela a Miqueias até a pequena cidade natal daquele que haveria reinar por toda a eternidade, porque Ele é desde a eternidade. Interessante notar que Isaías e Miqueias trazem as duas profecias mais claras sobre a encarnação do Senhor.

Isaías prediz Seu nascimento da virgem (Is 7.14); e Miqueias anuncia o lugar do nascimento (Mq 5.2).


Obs: O profeta viu que o Messias não nasceria nos imponentes ambientes da realeza de Jerusalém, mas em Belém (2), entre os clãs insignificantes de Judá. Efrata, aqui relacionado com Belém, era, na verdade, um povoado antigo que foi englobado por essa cidade (Gn 35.19 Assim, morreu Raquel e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém).

  1. Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”. Mq 6.8. Certamente este é um dos versículos mais conhecidos destas profecias. Ele está em contraste com a falsa religiosidade. O que Deus quer não são milhares de holocaustos, mas sim, verdadeira devoção. Salmos 51.16-17. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. (Os 6.6.)

Observe os verbos praticar, amar e andar – que demonstram a natureza do “pedido” de Deus. E a justiça, a misericórdia e a humildade era exatamente o que estava faltando na vida do povo da época de Miqueias.

  1. O perdão e a misericórdia de Deus: Mq 7.18-19. Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. 19 Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

É maravilhosa a forma que o profeta encerra sua profecia: Exaltando o grande amor de Deus.

Ao longo dos séculos, desde quanto esse texto foi registrado, é certo que milhares e milhares de pessoas encontraram consolo e cura emocional nesses dois versículos (eu sou um dessas pessoas).

Quantas coisas da nossa vida (presenta ou passado) precisavam ser lançadas nas “profundezas do mar”! E Deus fez isso. Louvado seja o seu nome! O apóstolo Paulo expressou exatamente isso quando escreveu: 2 Co 5.19. a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

Paulo descreve que nós não devemos ficar presos ao passado: Fp 3.13. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.

O verbo “imputar” significa “debitar na conta”, “atribuir a responsabilidade”. Quando Cristo morreu na cruz, Deus cancelou nossas dívidas (Cl 2.14; Is 53.5-6,11), e as lançou nas profundezas do mar. Adeus pecados!

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