Através de suas pisaduras fomos sarados.




Texto Básico: Isaías 53.4-5. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


Introdução: livre...


1. Uma doença incurável. O homem inconfesso, ele não tem esperança diante do diagnostico dessa enfermidade
 

a. Neste mundo todos os homens estão doentes. Is 1.5-6. Por que seríeis ainda castigados, que persistis na rebeldia? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. 6 Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.


b. A doença é hereditária. Sl 51.5. Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concedeu minha mãe.


c. Nenhum médico pode ajudar. Jr 9.22. Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não se acha lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo? (Jr 46.11 Sobe a Gileade, e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios; não há cura para ti.)


d. Leva, com certeza, à morte eterna. Jr 9.15 Portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer losna a este povo, e lhe darei a beber água de fel. (Lv 26.38-39 Assim perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos devorará; 39 e os que de vós ficarem definharão pela sua iniquidade nas terras dos vossos inimigos, como também pela iniquidade de seus pais).


2. Quando o homem se encontra com Deus, ele tem Um médico que nunca falha.


a. Ele é Onisciente e conhece qualquer doença. Jo 11.4,11. Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. 11. E, tendo assim falado, acrescentou: nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo do sono.


b. É compassivo: Jo 9.1. E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. (Lc 22.50-51 Então um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita. 51 Mas Jesus disse: Deixei-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou)


c. Pode ser consultado a qualquer hora. Lc 18.15-16. Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; mas os discípulos, vendo isso, os repreendiam. 16 Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.


3. Ele é seu e meu médico que cura.


a. Certamente, tomou sobre si as nossas enfermidades. Is 53.4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.


b. O Senhor fez cair sobre si a iniquidade de todos nós. 2 Co 5.21. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (Gl 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro).


c. Esse tratamento ajuda a todos, sem exceção. Jo 3.16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


d. Através de suas pisaduras fomos sarados. Is 53.5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (1 Pe 2.24. levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados)


4. O que este médico exige dos doentes?


a. At 16.31. Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.


b. Reconhecimento dos pecados: Jr 3.13. Somente reconhece a tua iniquidade: que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus favores para os estranhos debaixo de toda árvore frondosa, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.


c. Confissão dos pecados. 1 Jo 1.9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.


d. A recomendação médica. Êx 15.26. dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.

Deus abençoe a todos...




Comentários