Uma exposição do livro de Josué 1.1-9.


Uma exposição do livro de Josué 1.1-9.




Texto Básico: Js 1.1-2.
Introdução: Josué, um dos 12 espiões que pesquisava a terra quarenta anos antes Nm 14.26-30.

Embora ele e Calebe confiassem em Deus, o restante do povo não confiava. Então Josué vagou pelo deserto naqueles muitas décadas juntos com o povo desobediente confiando que Deus iria se lembrar da sua promessa de mantê-lo vivo para tomar a terra a terra Nm 14.30. Esse tempo finalmente chegou.

AUTORIA: Ainda que o livro tenha como título o nome de sua principal personagem, o nome Josué .

Muito do livro parece ter sido escrito durante o tempo do conquista de Canaã por Israel. Acredita que Finéias escreveu este livro.

Este livro contem a história de Israel debaixo do comando e governo de Josué, como ele o dirigiu como general de seus exércitos.

v.1-2. Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

Lugar que ocupara antes de ser nomeado, ele era o ministro de Moisés, isto é um atendente imediato dele e um assistente nos negócios (hypourgas) um trabalhador debaixo da direção e comando de Moisés.

TIPOLOGIA NO CAPÍTULO.

Josué filho de Num, era chamado originalmente Oshea ou Oseias, que significa (salvação) Moisés lhe deu o nome Josué que significa (O Senhor Salva). (Yeshua) é também outro nome para Jesus. Nm 13.16. São esses os nomes dos homens que Moisés enviou em missão de reconhecimento do território. (A Oseias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué). Dt 32.44. Veio, pois, Moisés, e proferiu todas as palavras deste cântico na presença do povo, ele e Oséias, filho de Num.

1º Aquele que foi chamado aqui para a honra, tinha sido preparado por muito tempo para essa posição. Nosso Senhor Jesus tomou sobre si a forma de servo, e então Deus o exaltar sobre maneira. Lc 24.26. Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? (Hb 2.10).

Fp 2.8-9. e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;

Atos 2.36. Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

1 Pe 1.11. indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.

2º Ele foi treinado debaixo de sujeição e de comando. Os que aprenderam a obedecer são os mais bem preparados para exercer a liderança.

3º Aquele que sucederia Moisés estava profundamente familiarizado com ele, para que pudesse seguir a sua doutrina modo de viver, intenção longanimidade 2 Tm 3.10. Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,

Este mesmo pré-requisito foi anunciado pelo anjo Gabriel para o pai de João Batista, Zacarias. Lc 1.17. irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.

João não eram Elias de volta, em carne e osso (Jo 1.21) mas, à semelhança deste, atuando pregando o arrependimento e portanto, era um cumprimento de Ml 4.5-6. Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; 6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

Ele nesse sentido um tipo de Cristo, que pode portanto, ser chamado de o ministro de Moisés, porque Ele nasceu sob a lei e cumpriu toda a justiça dela. Esta mesma temática, aconteceu com Jesus, pois a sociedade Judaica pensava que os sinais e prodígios que Jesus operava era obra de algum profeta do passado. Mt 16.14 .Responderam eles: Uns dizem João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Exatamente, Jesus é o Cristo o Filho de Deus vivo. v.16. E Simão Pedro, respondendo-lhe, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Enquanto havia especulações por parte do povo, o apóstolo Pedro pelo favor do Deus pai, revela o Cristo.

v.3-4. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

“… eu a tenho dado; embora ainda esteja inconquistado, ela é tão certa para você como se já estivesse em suas mãos”. Os filhos de Israel, embora tivessem sido muito provocadores no deserto, por causa dos seus pais, tiveram a herança preservada. Deus disse que os filhos dos murmuradores deveriam entra em Canaã. Nm 14.31. Mas aos vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, a estes introduzirei na terra, e eles conhecerão a terra que vós rejeitastes.

A terra que os israelitas deveriam conquistar: desde o rio Eufrates, no leste, até o mar Mediterrâneo, no oeste v.4. Embora o seu pecado os impedisse de ocupar toda essa imensa possessão, e eles nunca tivessem repovoado todo o país dentro das fronteiras aqui mencionadas, contudo, se tivessem sido obedientes, Deus teria dado essa terra a eles e muito mais.

v.4. É deixado clero com que facilidade eles deveriam possuir essa terra, a não ser por sua própria culpa, nessas palavras: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé (dentro das seguintes fronteiras) será vosso. Js 14.6-11. v.11. ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Já havia se passado oitenta e cinco anos e Calebe ainda estava entusiasmado para tomar posse da terra que lhe foi prometido.

Deus encoraja Josué, mais uma vez:

v.5. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Como fui com Moisés, para dirigi-lo e fortalecê-lo, para reconhecê-lo e prosperá-lo, e dar-lhe sucesso em tirar Israel do Egito e guiar os israelitaspelo deserto, assim seri com você, para capacitar-lhe a ocupar Canaã.

Josué conhecia as limitações da sua sabedoria e graça em relação a Moisés. Mas o que Moisés realizou foi por causa da presença de Deus com ele, e, embora Josué nem sempre tivesse a mesma presença de espírito que Moisés tinha, contudo, se ele sempre tivesse a mesma presença de Deus, ele se sairia muito bem.

O apóstolo Paulo diz, que Deus é o Deus que nos consola quando nos encoraja a continuar. 2 Co 1.3-11. v.8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos; 9 portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; 10 o qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará,

Repete-se aqui mais uma vez “O Senhor, teu Deus, é contigo como um Deus de poder, e esse poder estará à tua disposição onde quer que fores”. Observe: Aquele que se dispõem a ir aonde Deus os enviar experimentarão a sua presença aonde quer que forem, e eles não precisarão de mais nada para torná-los confortáveis e prósperos. Exemplo Êx 33.15. Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.

Que a presença de Deus nunca seria retirada dele: não te deixarei, nem te desamparei (v.5). Moisés o tinha assegurado disso Dt 31.8. O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. De que, embora ele o devesse deixar agora, Deus jamais o faria: e que o próprio Deus confirma essa palavra do seu servo Moisés Is 63.11,12 v.11. Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu santo Espírito? 12 Aquele que fez o seu braço glorioso andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, para fazer para si um nome eterno? E assegura nunca deixar Josué.

Precisamos da presença de Deus não só quando estamos dando início nosso trabalho, mas também no progresso dele, para favorecer-nos com uma ajuda contínua. Sem a presença de Deus, estamos perdidos. Sl 124. Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel: 2 Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, 3 eles nos teriam tragado vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; (v.3-8).

Mas, isto só é possível, se estivermos com ele, 2 Cr 15.2 que saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará.

Essas promessas feitas aqui a Josué é aplicada a todos os crentes e aproveitada como um argumento contra a avareza Hb 13.5. Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Note o que foi dito: Ninguém se susterá diante de ti. Observe Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8.31.

Deus assegura o sucesso de Josué, ...Como fui com Moisés, assim serei contigo; Todo o seu reinado deveria ser agraciado com triunfos Deus anima Josué com as palavras com que ele mesmo tinha animado o povo muito tempo antes Nm 14.9. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais.

Não devemos temer nem ficar intimidado por conta dos obstáculos, Josué armou-se com determinação e ter bom ânimo por causa do mau-caráter do povo que estava preste a ajudar a herdar essa terra. Josué era uma testemunha ocular, de um povo obstinado e desconte, e como eles tinham sido ingovernáveis durante o tempo de Moisés. Josué sabia, que não seria fácil, encarar um povo birrento e cheio de maus costumes.

Nós, podemos maquiar quem somos, mas diante de Deus, não há quem possa passar despercebido pois Ele conhece todos os homens Sl 139.1. Senhor, tu me sondas, e me conheces. A regra do bom animo durante o tempo de governo de Josué, estava na lei do Senhor v.7. cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou;

v.7-8. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Deus colocou, por assim dizer, o livro da lei na mão de Josué. Como, quando Joás foi coroado, eles lhe deram o testemunho (2 Rs 11.12). E, em relação a esse livro, ele é ordenado.

1. A meditar nele dia e noite, para que possa entendê-lo e saber como agir em todas as ocasiões. Se alguém olhasse para a complexidade da tarefa de Josué, certamente pensaria que ele poderia ser dispensado da meditação e de outros atos de devoção. O apóstolo Paulo assegura que, para estar habito para ser um bom obreiro. 2Tm 2.15. Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Josué estava diante de uma grande responsabilize imensa, estava sobre os seus ombros. Mesmo que diante dele tivesse dez almas, esse trabalho seria suficiente para deixá-lo ocupado, e mesmo assim ele precisa encontra tempo e pensamentos para a meditação.

Quaisquer que sejam os nossos afazeres neste mundo, precisamos cuidar para não negligenciar aquilo que é indispensável.

2. Em todas as ocasiões, ele deve falar de acordo com essa lei Is 8.20. A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque neles não há luz. Josué deveria manter e levar adiante a obra que Moisés tinha começado, e, portanto, ele deveria não só completar a salvação que Moisés tinha realizado para eles, mas conservar a religião santa que Moisés havia estabelecido entre eles. Não havia oportunidade para fazer novas lei, mas ele deveria guardar fiel e cuidadosamente. Sl 119.11.  

Fp 4.12. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado,
Josué precisa meditar nela, não somente para contemplação pessoal, ou para encher sua cabeça com conceitos, ou para que possa encontra algo com o que complicar a vida dos sacerdotes, mas para que possa, como homem e como magistrado, cuidar para fazer conforme tudo quando nela está escrito.

Aqueles que fazem da palavra de Deus a sua regra de conduta, e conscientemente andam de acordo com essa regra, tanto farão bem quanto prosperarão. Ele oferecerá a eles as melhores máximas para ordenar as suas conversas. Sl 111.10. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.

v.9. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

Josué tinha, havido muito tempo, tornado conhecido o seu valor, na guerra com Amaleque e na sua discordância do relatório dos espias maus. Mesmo assim, Deus acha providencial inculcar esse preceito em seu coração.

Aquele que apresentam graças têm a necessidades de ser chamados repetidos vezes ao exercício da graça e ao crescimento nela. Josué era humilde e modesto aos seus próprios olhos, não desconfiava de Deus, e do seu poder, e promessas, mas desconfiava de si mesmo, e da sua própria sabedoria, e força e suficiência para o trabalho, especialmente substituindo um homem tão notável como Moisés. 

Por isso, Deus repete essas palavras com tanta frequência: “Esforça-te e tem bom ânimo.Que a compreensão das tuas próprias fraquezas não te desanime. Deus é totalmente suficiente. “Não to mandei eu? Eu te ordenei, chamei e comissionei para realizá-lo. Portante, cuidarei de ti, te fortalecerei e te apoiarei”

Nosso Senhor Jesus, como Josué aqui, foi sustentado diante dos seus sofrimentos por consideração à vontade de Deus a ao mandamento que recebeu do seu Pai (Jo 10.18).

No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve tormento; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 Jo 4.18. Certamente somos encorajados a não temer, e assim amor do Pai, vai nos influenciar prosseguir.

Comentários