A SUFICIÊNCIA RELIGIOSA - parte_01




Uma exposição de Lucas 14.v28.

Texto Básico: Lucas 14.28-35.
Texto Devocional: Lucas 14.28. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?

Introdução: Muitas pessoas, até mesmo alguns cristãos, tem apresentado uma confiança em se mesmo, uma alta confiança um caminho que cada vez mais propagada por diversos meios da cristandade.

v.28. "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?

Jesus estar perguntando, se temos condições de sustentar a nossa vida sem saber o que nos aguarda no futuro?

a. Podemos produzir frutos sendo nós oliveiras bravas?

Mt 7.16. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Lc 6.44. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.

Hb 6.8. mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.

b. Podemos nos desvia dos perigos da estrada, enquanto estivermos na escuridão (trevas).

Jo 12.35. Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

Jo 11.9-10. Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10 mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. 11 E, tendo assim falado, acrescentou: nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo do sono.

c. Podemos confiar em alguém que não sabe para onde vai? Lc 6.39. E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? (Mt 15.14) Será que somos capazes de nos proteger dos inimigos invisíveis?

d. Podemos mudar a nossa vida, ou a nossa natureza sem auxilio de Jesus? Jr 13.23; Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal. Jo 15.5. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

e. Podemos entender alguma coisa sem o Espírito Santo para nos ensina? Is 1.3. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Jo 14.26. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

f. Podemos andar pelo vele da sombra da morte sem o auxílio do cajado do Pastor de nossas almas?. Sl 23.4; Jo 10.10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

v.28. "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?

2. Ninguém que deseja construir uma vida, poderia cavar o alicerce sem a pedra fundamental.

Is 28.16. Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará.

1 Co 3.11. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Sl 118.22-23. A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular. 23 Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos.

1 Pe 2.4-7. e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado. 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina,

3. Podemos abrir as portas que desconhecemos a chave de Davi? Podemos entra na porta que leva a vida, sem conhecer o alto da vida?

Aqueles que estão em um leito de enfermidade, jamais poderão se erguer para cuidar se mesmo. Lc 4.23. Disse-lhes Jesus: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; Tudo o que ouvimos teres feito em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra.

Ninguém, pode negociar com a morte, quando ela vem, quem poderá escapar, mas, conhecemos aquele que venceu a morte. 1 Co 15. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó cova, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Não somos capaz, achamos que somos muita coisa, mas, basta que recebemos um resultado de algum exame, é já ficamos pensativos. Pois somo efêmeros passageiros, Ele é Eterno e Absoluto.




Comentários