Nicodemos encontra-se com Jesus para um dialogo.



 


Testo: João 3.1-15.

Quem era Nicodemos?
(conquistador do povo) era um membro influente do sinédrio. Como fariseu, Nicodemos foi totalmente instruído de acordo com lei e a teologia judaica, jesus contanto, o chamava de mestre de israel.

Nicodemos pode ter ido a noite ate jesus por temer perder sua reputação e posição era mais provável que ele fosse um exemplo particular daqueles mencionados em 2. 23. Se este foi o caso, sua visita noturna indicaria uma incerteza sobre Jesus ser o próprio messias.

Quem eram os fariseus ?

Nome fariseu já adquiram do sentido hipócrita não se deve se, contudo supor que os fariseus eram ricos vivendo em luxo ou que tinham aido em muitos vícios. Josefo o principal historiador daquela época nos informa que viviam moderadamente e evitavam o luxo.

Os fariseus eram um partido do povo, que não gozava das vantagens materiais acarretantes pelo regime romano e helenista. Para eles o importante era assegurar-se de cumprir a lei, mesmo nos tempos difíceis em que estavam vivendo. Ademais, os fariseus criam em algumas doutrinas que não
Tinham apoio nas antigas tradições dos judeus, tais como a ressurreição e a existência de anjos.

Como agem um fariseu ?

Vejamos uns relatos de cristo em Mt cap 23 vs 1- 12.

Dialogo de jesus com Nicodemos sobre o novo nascimento.

Regeneração – o que e nascer de novo ? O termo original e (genao). Pode ser traduzido.

1 * – gerar
2 * – produzir ou dar a luz
3 * – ser gerado
4 * – ser nascido ou trazido a luz (definições de charles Finney )

Regeneração – a palavra quer dizer restabelecimento do que estava destruído.
nascer de novo e o mesmo no uso da bíblia do termo que ter um coração novo, ser uma nova criatura, passar da morte para a vida. Em outras palavras nascer de novo e ter um novo caráter moral.

Exposição dos textos :

vs – 3 –

(ou: for gerado do alto), não tem condições de ver a soberania de Deus. Isso constitui um ataque radical ao teólogo Nicodemos. Os olhos do ser humano são abertos para Deus unicamente por meio de um processo que Jesus somente consegue comparar com ―ser gerado e ―ser nascido. O ser Humano precisa ―ser nascido de novo. Isso, porém, somente pode acontecer quando for ―gerado de Cima.

O farisaísmo sustentava-se pelas realizações pessoais perante Deus.

Jesus, porém, contradiz exatamente essa atitude. Ele declara a incapacidade total do ser humano perante Deus.

Vs 5 – 
 
Jesus cita os dois meios pelos quais o ―sonho impossível pode tornar-se real: ―água e ―Espírito. Os exegetas afirmam incansavelmente que aqui João estaria se referindo ao batismo cristão. Como, porém, num diálogo tão decisivo, Jesus poderia remeter seu hóspede a algo que ele não tinha como conhecer? Será que isso teria sido uma ―resposta autêntica? Jesus deve referir-se a uma ―água que também Nicodemos conhece. Duas vezes o evangelho fala a respeito dessa ―água: a ―água nas talhas, usada para cumprir as prescrições legais de purificação, e a ― água do batismo de joão.

Vs 6/7 –
 
Contudo ―o que é nascido da carne é carne. Na Bíblia o curioso termo ―carne designa a Natureza do ser humano separado de Deus e por isso impuro e frágil, sim, a essência de todas as Criaturas. ―Carne, porém, não sobrevive no reino de Deus, pois a natureza de Deus é ―Espírito. Esse termo não traz o nosso sentido atual de ―espiritualidade ou até de intelecto, mas sim da Natureza santa e eterna do Deus vivo com sua força e glória. Entretanto, unicamente ―o que é nascido do Espírito é espírito e por isso possui em si a natureza divina que suporta estar na presença de Deus, no governo soberano de Deus. Por isso, Nicodemos, ―não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo (ou: ser gerado do alto). De fato, ―precisa ser assim, não em virtude de uma lei exterior, porém por uma necessidade intrínseca, a partir da essência da questão.

Vs 8 –

Esse mistério da vida, porém, é uma realidade perceptível. É o que Jesus explica ao apontar para a Realidade enigmática e mesmo assim inegável do ―vento. ―O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. A Comparação com o ―vento é especialmente plausível porque nos idiomas hebraico e grego a mesma palavra (―ruah, respectivamente ―pneuma) designam tanto ―o vento quanto ―o Espírito.

―Vento e Espírito, porém, ―sopram, vindo de lonjuras ignoradas. Nisso detêm uma liberdade imprevisível, Sobre a qual nenhum ser humano pode dispor. Tão imensurável como sua origem é também a Dimensão de seu efeito e o alvo de sua trajetória. Apesar disso o ―vento não é irreconhecível ou Mesmo irreal. Ele tem uma ―voz que todas as pessoas ouvem, pela qual ele pode ser percebido como Algo concreto. Em todas essas características o ―vento se torna a imagem do ―Espírito em sua Realidade misteriosa e, apesar disso, eficaz. Nessa questão, porém, é significativo que Jesus não pensa Genericamente no ―Espírito, mas no ser humano no qual se pode notar o efeito do Espírito.

Vs 9 –

Ele acompanhou Jesus no diálogo. Começou a captar a necessidade do renascimento por intermédio da geração do alto Pelo Espírito de Deus. Contudo, justamente quando ele é tão imprescindivelmente necessário para Ingressar na soberania de Deus a pergunta ―como acontece se torna tanto mais premente.

Vs 11 –

Na verdade Jesus poderia ter remetido o ―escriba à Escritura, p. ex., a Ez 36.25-27 e aduzir a
―prova escriturística.

Vs 12 – 
 
Jesus falou de coisas terrenas, de coisas que acontecem na terra e fazem parte do âmbito da Experiência humana. Na realidade o renascimento acontece quando alguém é gerado do alto, mas ele acontece com pessoas que vivem agora sobre a terra. Podemos saber a seu respeito e podemos ―vê-lo. No entanto, também existem coisas celestiais, mistérios de Deus e do mundo divino.

Vs 13 –

Acontece que diante de Nicodemos está o Único que realmente tinha condições de falar de ―coisas
Celestiais, pois além dele ―ninguém subiu ao céu, como seria necessário para que alguém as Conhecesse. Esse conhecimento possui somente aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem.

Vs 14/15--

números 21. 4-- 9 –Jesus explica por meio dessa palavra a salvação.

Miss: Pedro Antônio Félix da Rocha





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