A
VERDADE
Você
conhece a verdade!
Texto
Básico: Jo 8.12-36.
Texto
Devocional: João 8.32. E
conhecerão a verdade, e a verdade os libertará
Introdução:
O que, Cristos quer
dizer, “E
conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”
Aqueles homens
que estavam
ouvindo se denominavam (descendentes
de Abraão) filhos
de Abraão Eles
lhe responderam: Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos
de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?
v33
e
v39
(“Abraão
é o nosso pai”,
responderam eles. Disse Jesus: "Se vocês fossem filhos de
Abraão, fariam as obras que Abraão fez).
Esses fariseus, estavam se justificando através do orgulho em afirmar que eram filhos de Abraão, o pai da fé. Mas, Jesus estava mostrando que nem todo o zelo que eles tinham sobre o pai da fé, poderia justificá-los, pois eles estavam debaixo de um jugo religioso. v33-36. Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? 34 Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. 35 O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. 36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.
Esses fariseus, estavam se justificando através do orgulho em afirmar que eram filhos de Abraão, o pai da fé. Mas, Jesus estava mostrando que nem todo o zelo que eles tinham sobre o pai da fé, poderia justificá-los, pois eles estavam debaixo de um jugo religioso. v33-36. Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? 34 Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. 35 O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. 36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.
A
final, quais são, essas verdades que Jesus
falou que libertária aqueles fariseus?
Lembrando
que os Fariseus eram um grupo religioso na época de Jesus.
Quais
são as verdades que libertam, e essas verdades, ainda hoje tem o
mesmo efeito de liberta? Ou são apenas dogmas e preceitos?
Vejamos
o que diz as escrituras:
1.
Verdade:
Quem
poderia cumprir as exigências de Deus, como o cordeiro de Deus e
salvador?
-
Analisamos alguns candidatos para ser o cordeiro de Deus
-
João Batista: Jo 3.28. Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.
-
Pedro: Lc 5.8. Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.
-
Tomé: Jo 20.26-29. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
-
Filipe: Jo 1.45. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.
-
Mateus: Mt 9.9. Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
-
Lucas: Atos 1.1-3 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
-
Maria mãe do Salvador: Lc 1.46-47. Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador.
Creio
que essas pessoas valorosas citadas tiveram a sua parcela de
contribuição para o reino de Deus, mas nenhuma foi achada digna de
ser o salvador do mundo muito
menos intercessor. Todas
essas pessoas valorosas, são criaturas, e
todas elas precisavam de alguém maior para justificala-lás diante
da lei.
(Jo
8.23
Mas
ele continuou: "Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima.
Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo.
Paulo
diz em Rm
3.4 De
maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como
está escrito: "De modo que são justas as tuas palavras e
prevaleces quando julgas".),
não serviria de substituto de um povo defeituoso, o sacrifício
perfeito definitivo para os pecados do povo de Deus era o Cristo
crucificado, que estava isento de defeito moral. 1
Pe 1.19.
mas
pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o
sangue de Cristo.
2.
Verdade:
Toda
a raça humana, precisa de redenção:
Rm
3.23-24. pois
todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
24
sendo
justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que
há em Cristo Jesus.
Cristo
Jesus é o único que pode cumprir as exigências de Deus para ser o
perfeito sacrifício pela humanidade.
-
Jesus tem autoridade sobre o pecado: Lc 5.24. Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.
-
Jesus comprova a sua perfeição ao interrogar os judeus: Jo 8.46. Quem dentre vós me convence de pecado? E, se vos digo a verdade, por que não credes?
-
Jesus está isento de defeito: Hb 9.13-14. Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
-
O Cordeiro Santo: 1 Pe 1.19. mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.
-
Em tudo Cristo foi tentado, mas não pecou: Hb 4.15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Jesus
é o cordeiro ideal para o sacrifício, não há ninguém que possa
substituir o que só Jesus pode fazer, agora que ele é o único
mediador na nova aliança. Hb 12.24. e
a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão,
que fala melhor do que o de Abel.
O
sangue de Abel clama por justiça
e retribuição
(Gn 4.10), ao passo que o sangue de Jesus derramado na cruz
fala de perdão e reconciliação.
3.Verdade:
A salvação não vem dos homens, isto foi um presente de Deus para a
humanidade, a morte de Cristo não foi uma fatalidade, foi para
cumprir a vontade de Deus.
Is
53.5.
Mas
ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi
esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe
paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
O
apóstolo Paulo escreve para os irmão de Corinto dizendo: 1
Co 15.3.
Porque
primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu
por nossos pecados, segundo as Escrituras.
FOI
UMA MORTE:
A.
Foi
voluntária
– Por escolha
e não por compulsão, (compulsão: Obrigar alguém a comparecer em
juízo). Jesus se entregou de forma espontânea e vontade própria.
Jesus
não foi um mártir, sua morte não foi uma fatalidade, foi por sua
livre escolha. Ninguém podia matá-lo, Ele si deu mesmo a Deus por
amor a nós. Assim Jesus vez um único sacrifício, para evitar a
repetição. Jo
10.17-18;
Por
isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para
retomá-la.
18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai".
18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai".
Jo
2.19-22.
Jesus
lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três
dias".
20.
Os
judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para
ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?
21
Mas
o templo do qual ele falava era o seu corpo.
22
Depois
que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que
ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus
dissera.
Hb
7.27. que
não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia
sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois,
pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si
mesmo.
B.
Foi vicária – Uma
substituição. Vicária é um apalavra que vem de vigário e
significa um substituto, alguém que toma o lugar de outrem e age
como se fosse ele. No Antigo Testamento vemos isto como sombra cuja
realidade se encontra na morte de Cristo.
No
Antigo Testamento.
(A Sombra)
Deus
fez vestes para cobrir a nudez de Adão e Eva. Gn
3.21. Fez
o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os
vestiu.
As vestes eram de pele de animal, concluímos que Deus imolou o
animal inocente e com a pele vestiu os pecadores. Cristo morreu e com
sua justiça cobriu nossa injustiça.
O
Cordeiro pascoal.
Êx 12.21-23. O cordeiro foi imolado para salvar os primogênitos de
Israel. Paulo diz que Cristo nossa páscoa já foi sacrificado por
nós. 1
Co 5.7.
Lançai
fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de
fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi
imolado.
O
Cordeiro de Moriá.
Gn 22.1-14. Deus pediu a Abraão que oferecesse seu filho a Deus em
holocausto. Abraão preparou tudo para o sacrifício e na última
hora Deus providenciou um cordeiro para substituir o filho de Abraão.
Assim Deus mandou Jesus para nos substituir na cruz. Isaías
53.5.
Mas
ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas
iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas
suas pisaduras fomos sarados.
-
No Novo Testamento. (A Realidade).
-
Diz que Jesus morreu por nossos pecados. 1 Co 15.3.
-
Foi feito fiador por nós Hb 7.22.
-
Levou em seu corpo os nossos pecados. 1 Pe 2.24.
-
Morreu por nós Rm 5.8.
-
O justo morreu pelos injustos 1 Pe 3.18.
-
Como o bom pastor deu sua vida pelas ovelhas. Jo 10.11.
-
Jesus é o nosso substituto por excelência. Ef 2.9.
C.
Expiação
(Expiar é anular a culpa por meio de uma interposição meritória).
O significado de interposição: intercessão, interferência,
intermédio.
Expiação
é uma palavra usada de modo geral e também particular. De modo
geral refere-se à totalidade da salvação por Jesus. De modo
particular refere-se a anulação da nossa culpa por meio de uma
interposição meritória de Jesus Cristo.
No
Antigo Testamento a expiação era tanto individual, como coletiva.
-
Individual. Lv 6.2-7.
-
Coletiva Lv 4.13-20. Isto indica que a expiação é suficiente para todos (coletiva), mas é eficiente somente para os que creem (individual).
O
dia da expiação.
Lv 23.26-32. Em hebraico é YOM KIPPUR, era o dia em que o sacerdote
entrava no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados do
povo. Isso era feito uma vez por ano. Durante o ritual o sacerdote
tomava dois bodes e lançava sorte sobre eles, um era imolado como
oferta pelo pecado e o outro o sacerdote colocava as mãos sobre ele
e confessava os pecados do povo e depois este bode, conhecido como
bode emissário era levado para longe do povo. Isto era um culto,
mas, também uma simbologia da expiação que seria efetuada por
Cristo.
Os
dois bodes representam os dois lados ou aspectos da expiação
efetuada por Cristo. O bode que era imolado representa Cristo
morrendo por nossos pecados. 1
Pe 2.24.
carregando
ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que
nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas
chagas, fostes sarados.
O
bode emissário representa que Cristo não apenas morreu por nossos
pecados como removeu-os para longe de nós. Sl 103.12; Mq 7.19; Jo
1.29.
-
Foi propiciatória (Propiciar significa literalmente cobrir ou coberta)
-
Propiciar vem do nome de uma peça do Tabernáculo, cobertura da arca da aliança, era sobre esta peça que o sacerdote aspergia o sangue do animal imolado. A peça chamava-se Propiciatório. Êx 37.6-9; Êx 39.35. Lv 16.14. Tomará do sangue do novilho e, com o dedo, o aspergirá sobre a frente do propiciatório; e, diante do propiciatório, aspergirá sete vezes do sangue, com o dedo.
-
A morte de Jesus é propiciatória porque é uma satisfação a Deus por sua lei que o homem transgrediu. Quando no dia da expiação o sacerdote sacrificava o animal, tomava o sangue numa bacia e aspergia sobre o propiciatório que estava sobre a arca que continha a lei de Deus dando assim uma satisfação a Deus e a sua lei.
-
Por ser propiciatória a morte de Jesus torna Deus favorável ao homem que a Ele se chega pela fé em Cristo. Em Lc 18.10-14. Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano. O fariseu confiava nas suas obras e não foi aceito por Deus. O publicano, porém disse: “Ó Deus sê propício a mim, pecador”. O publicano confiou no cordeiro que naquela hora estava sendo imolado dentro do templo. Pediu que Deus fosse favorável a ele, não por suas obras, mas por causa do cordeiro que estava sendo imolado pelo pecado do povo, e foi ouvido. A morte propiciatória de Jesus torna Deus favorável a toda humanidade.
1 Jo 2.2. e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. Por causa da propiciação efetuada por Cristo temos acesso a Deus. Hb 10.19-22 (Rm 5.1, Paz com Deus).
Obs:
O
fariseu não foi ao templo para
orar a Deus, a não ser para anunciar a todo aquele que podia lhe
ouvir quão bom era. O publicano reconheceu seu pecado e pediu
misericórdia. Acreditar-se justo por mérito próprio é perigoso
pois conduz ao orgulho, motiva desprezo a outros e impede de aprender
mais de Deus. Devêssemos fazer nossa a oração do publicano porque
necessitamos da
misericórdia de Deus todos os dias. Não permita que o orgulho lhe
impeça de reconhecer sua necessidade de Deus.
-
Foi um resgate (Redenção – em grego Lytron era o preço pago no mercado para libertar um escravo).
A
palavra expiação vem do mundo religioso em quanto a palavra
redenção vem do mundo comercial. Quando falamos em pagar um
resgate, sugere logo duas perguntas: A quem foi pago o resgate e do
que fomos libertos?
-
Cristo não pagou com sua morte um resgate a satanás como ensinam alguns. O ensino das Escrituras é diferente.
-
Por sua morte Jesus aniquilou a Satanás. Hb 2.14.
-
Feriu a cabeça de Satanás: Gn 3.15.
-
Triunfou sobre ele e seus anjos. Cl 2.14-15.
O
diabo não tem nenhum direito sobre os que de antemão aceitaram a
Jesus como Senhor e Salvador, ele poderá se aproveitar dos homens
que rejeitam a Cristo. Ef 2.1-6; 1 Jo 3.9-10; 1 Jo 5.18; Tg 1.27.
-
Cristo pagou o resgate a Deus. Este é que foi ofendido com o pecado, sua lei é que foi quebrada. Sua justiça requeria uma satisfação. A morte de Cristo é tudo isso. Em Jo 19.30. Temos a expressão “Está consumado” no original grego é “tetélestai”.
No
dicionário de William Carey Taylor em seu dicionário do grego do
Novo Testamento diz que nos papiros é a forma técnica de recibos e
significa: Está paga, liquidada a dívida.
Já
estudamos que no Antigo Testamento o animal era oferecido a Deus como
oferta pelo pecado e o sangue era aspergido sobre o propiciatório
que era a cobertura da arca onde estavam as tábuas da lei. O sangue
aspergido era uma satisfação a Lei de Deus que havia sido quebrada.
Como já sabemos a quem foi pago o resgate, passaremos a responder a
pergunta. De que fomos libertos?
-
Fomos libertos da escravidão do pecado: Rm 6.18. e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça (1 Co 7.22).
-
Fomos libertos da maldição da Lei: Gl 3.13. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
-
Do corpo mortal: Rm 8.23. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. (Este evento ainda é futura, mas o preço já foi pago). Paulo diz que aguardamos a redenção do nosso corpo.
Cristo transformará o nosso corpo de humilhação para ser conforme o seu corpo glorioso. Fl 3.20-21. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
-
Foi uma reconciliação. Era necessária por causa da inimizada entre Deus e o homem por causa do pecado. Tg 4.4. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
-
Reconciliação é obra de Deus: 2 Co 5.18-20. (O homem é o ofensor, mas Deus deseja e promove a reconciliação).
-
Fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu filho: Rm 5.1-10. (Somente o grande amor de Deus é capaz de tamanha façanha).
-
O sangue de Jesus é o preço da reconciliação. Cl 1.20-22. (A barreira existente entre o homem e Deus é o pecado. Is 59.2. Pelo sangue esta barreira foi removida e nós fomos reconciliados com Deus).
-
Por quem Cristo morreu? Podemos responder assim:
-
A morte de Cristo é suficiente para todos; porém só é eficiente para quem crê:1 Jo 2.2; Jo 3.16-21.
-
Potencialmente é ilimitado; porém sua aplicação é limitada a quem crê: 1 Tm 4.10; 1 Co 4.2.
Conclusão:
A morte de Cristo é sem igual, não tem paralelo na história. Ela
traz alegria em vez de tristeza, começa uma nova história em vez de
ser o fim, como as outras. A morte não foi o fim para nosso Senhor.
Podemos dizer como Jó: “Eu sei que o meu Redentor vive!” Jó
19.25.
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