O TRIGO E O JOIO



AS PARÁBOLAS DE JESUS
O trigo e o Joio.


Texto Básico: Mateus 13. 24.30
Texto Devocional: Mt 13. 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;

Introdução: Jesus comparou o Reino dos céus a um homem que semeia boa semente no seu campo. Assim, como na parábola anterior, Jesus novamente expõem o trabalho do semeador do agricultor; visto que, em um momento o inimigo aproveita a fragilidade dos homens e semeia em meio ao trigo, o joio. Vejamos isto nas Sagradas Letras.

1. v.24.Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;”

A boa semente são os filhos do Reino”, os verdadeiros santos. Eles são: [1] Os filhos do Reino; não só em profissão de fé, como os judeus o eram (cap. 8.12. Mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes), mas em sinceridade; judeus por dentro, israelitas de fato.

Eles são a boa semente, preciosos como sementes (SI 126.6 Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos) A semente é a essência do campo, e o mesmo ocorre com a semente sagrada (Is 6.13 Mas se ainda ficar nela a décima parte, tornará a ser consumida, como o terebinto, e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco. A santa semente é o seu toco).

A semente é a essência do campo, e o mesmo ocorre com a semente sagrada (Is 6.13). A semente é espalhada, e o mesmo ocorre com os santos. Eles estão dispersos, um está aqui e outro ali, apesar de em alguns lugares estarem semeados mais juntos do que em outros. A semente é aquilo de que se espera fruto; qualquer fruto de honra e serviço que Deus tenha desse mundo, Ele o obtém dos santos. Ele os semeou para si na terra (Os 2.23 E semeá-lo-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei de Lo-Ruama; e a e Lo-Ami direi: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és o meu Deus).

Ação do inimigo na surdina:

2. v. 25-26. “mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e produziu fruto, então apareceu também o joio.

O joio são os filhos do Maligno”. Aqui está o caráter dos pecadores, hipócritas, e também de todos aqueles que são profanos e iníquos. Eles são os filhos do diabo, como o maligno. Apesar de não levarem seu nome, eles têm a sua imagem, satisfazem as suas luxúrias, e dele têm a sua educação; o maligno domina sobre eles, e trabalha neles (Ef 2.2. nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência) Jo 8.44. Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não recebe honra na sua própria pátria.

Eles são o joio no campo desse mundo; eles não fazem o bem, mas ferem. São inúteis por si só, e danosos à boa semente, tanto pelas tentações como pelas perseguições. Eles são ervas daninhas no jardim, embora tenham a mesma chuva, estejam no mesmo solo, e recebam o mesmo brilho do sol que as plantas boas recebem. Eles não servem para nada: o joio está entre o trigo. Deus assim ordenou que o bem e o mal estejam misturados nesse mundo, que o bem seja exercitado, que o mal seja inescusável, e uma diferença seja feita entre a terra e o céu. Satanás ataca a igreja utilizando se de duas estratégias básicas: a perseguição declarada e o ataque dissimulado.

I - Um exemplo disso no Velho Testamento: A perseguição declarada e o ataque dissimulado.

a. A perseguição declarada – “Neemias 2”

Um rápido histórico: Depois de ouvir sobre a situação de Jerusalém, Neemias confessa o pecado de seu povo a Deus. Ele recebe a permissão do rei Artaxerxes para ir a Jerusalém e reparar o muro. Depois que Neemias chega a avaliar o muro, inicia os reparos. Os que trabalharam nas várias partes do muro e dos portões, reparando-os, são listados.

A zombaria seguido de insinuações de rebelião contra o rei: 2.19. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?

A reprovação de Neemias: Então lhes respondi: 2.20. O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.

b. Os inimigos do povo Judeu, intensificam os seus ataques – “Neemias 4-6”

Os inimigos ridicularizam e ameaçam os construtores do muro, mas Neemias coloca guardadas, protegendo-os. Ele também ameniza o fardo financeiro do povo, convencendo os credores a não requerer suas propriedades. Os inimigos voltam à sua posição, mas o muro é concluído.

Os Problemas: À medida que os judeus reconstroem o muro de jerusalém, enfrentam várias dificuldades. 4.1. Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus;

Escárnio: 4.1-6.

1. O desprezo dos pagãos (4.1-6.14): Sambalá e Tobias, inimigos dos judeus, ridicularizaram o esforço dos judeus em reconstruir o muro.
2. A súplica do profeta (4.4-5): Neemias ora ao Senhor, pedindo que ele castigue os inimigos.
3. O esforço do povo (4.6): Depois de intenso esforço, os trabalhadores reconstroem o muro até a metade de sua altura original.

Conspiração: 4.7-9. Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, e os arábios, o amonitas e os asdoditas, que ia avante a reparação dos muros de Jerusalém e que já as brechas se começavam a fechar, iraram-se sobremodo; 8 e coligaram-se todos, para virem guerrear contra Jerusalém e fazer confusão 9 Nós, porém, oramos ao nosso Deus, e pusemos guarda contra eles de dia e de noite.

1. A trama (4.7-8): Sambalate e Tobias tentam interromper o trabalho, planejando liderar o ataque de um exército inimigo contra Jerusalém.
2. As orações (4.9): Os Judeus oram e montam guardas 24 horas por dia.

Desânimo (4.10): Alguns judeus desanimam com a quantidade de escombros que deve ser retirada.

Intimidação (4.11-23)

1. A astúcia do inimigo (4.11-12): Os inimigos dos judeus fazem planos para penetra sorrateiramente entre eles e matá-los.
2. O desafio do profeta (4.13-14): Neemias coloca guardas armados em áreas expostas e incentiva os judeus a confiar no Senhor.
3. O compromisso dos Trabalhadores: (4.15-23): Neemias divide os trabalhadores em duas forças-tarefas. Uma monta guardas enquanto a outra trabalha. Eles trabalham no nascer até o pôr-do-sol, sempre vigilantes.

Conflitos interno: (5.1-19)

1. A crueldade (5.1-5): Durante as épocas difíceis, os judeus mais ricos emprestam dinheiro aos mais podres e cobram juros. Quando estes não pagam o empréstimo, a propriedade é reavida e eles se tornam escravos dos judeus mais ricos.
2. A repreensão: (5.6-11): Em audiência pública, Neemias ordena que os judeus mais ricos reponham o que tomaram dos mais podres.
3. O arrependimento (5.12-13): Os judeus mais ricos concordam e fazem o que Neemias exige.
4. O modelo (5.14-19): Neemias é um excelente exemplo para os que estão em posição de autoridade e influência.

O que Neemias não faz: (5.14-16): Neemias recusa-se a aceitar qualquer salário durante seus 12 anos à frente do governo de Judá.
O que Neemias faz:(5.17-19); Neemias supre, de seu próprio bolso, uma pensão alimentícia regular a 150 oficiais judeus.

Ardil (6.1-4): Por quatro vezes Sambalá e Gesem tentam encontrar-se com Neemias para feri-lo. Ciente do plano maligno dele, Neemias recusa os encontros, dizendo que seu trabalho é muito importante para ser interrompido.

Calúnia (6.5-9): Sambalá e Gesem mostram a Neemias uma carta ao rei Artaxerxes que alega que Neemias e os judeus planejam uma rebelião.

Traição (6.10-14): Os inimigos usam um profeta chamado Semaías para tentar persuadir Neemias a refugir-se no Templo. Neemias percebe que o plano visa a intimidá-lo e desmerecê-lo, por isso se recusa a executá-lo.

O Triunfo: (6.15-19): Apesar dos muitos obstáculos, os judeus completam o muro em 52 dias. Seus inimigos ficaram temerosos ao perceber que o projeto foi realmente feito com a ajuda de Deus.


II - Um exemplo disso no Novo Testamento: A perseguição declarada e o ataque dissimulado.

No primeiro caso, ele tenta anular a obra de Deus pela força. No segundo caso, infiltra ideias e comportamentos que ferem os princípios bíblicos para enfraquecer as defesas do povo de Deus.

Tt 3.9-11. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. 10 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, 11 sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado.

1. O combate espiritual:

Os discípulos, certa vez, saíram para pregar, curar e expulsar demônios sob as ordens do Mestre e, ao regressar, relataram -LHE os efeitos visíveis do trabalho que haviam realizado. Os seguidores de Jesus estavam eufóricos com o que haviam presenciado outro quadro: Lc 10.17-18.Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome. 18 E ele lhes disse: Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago.

Jesus confirma a autoridade dos seus discípulos: v.19. Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada, absolutamente, vos causará dano. Salmos 91.13. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Jesus orienta, dizendo que, alegria real deles não estava nesses acontecimentos: v.20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; antes, alegrai-vos porque os vossos nomes estão escritos nos céus.

Era o que fazia a Igreja primitiva, e a Igreja de hoje deve seguir o seu exemplo: Atos 5.16; Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados. 8.7; 19.12.

A Igreja atacada por fora:

Atos 12.1-4. Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; 2 e matou à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.) 4 E, havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro grupos de quatro soldados cada um para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da páscoa.

A perseguição promovida por Herodes, neto do Herodes mencionado em Lucas 1.5. Até essa época, a igreja sofrera outras perseguições. Estêvão já havia sido martirizado, e parte do povo cristão já se espalha pelas províncias e até por outros países.

Essa perseguição, contudo, foi significativa porque envolvia motivos políticos, e perseguir a Igreja ficou parecendo um ato de patriotismo aos olhos do povo judeu.

A perseguição anunciada.

Cristo previu que os Seus seguidores seriam perseguidos Mt 5.11; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 10.23. Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel até que venha o Filho do homem.

O perigo da calmaria:

Mas não devemos nos iludir com a aparente tranquilidade, porque Satanás odeia a Igreja hoje, tanto quanto no templo dos apóstolos. Além do mais, Deus pode disciplinar a Igreja com perseguição. Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que a perseguição que espalhou aos cristãos de Jerusalém pelas províncias aconteceu por causa do comodismo dos crentes da Igreja mãe, que não tomavam a iniciativa de espalhar o evangelho por outros lugares, desobedecendo assim à ordem de Jesus.

No Brasil, vivemos hoje uma situação oposta à do tempo de Herodes. Os evangélicos, cada vez mais, destacam-se no cenário nacional (nem sempre pelos melhores motivos, infelizmente); de modo que, hoje, parece ser mais “patriótico” apoiá-los. Os políticos não-crentes nos veem como excelente curral eleitoral e praticamente invadem as nossas igrejas. Mas temos o auxilio daquele que venceu o mundo. Jo 16.33. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

A igreja atacada por dentro:

Não é só com violência que Satanás ataca a Igreja. Ele também utiliza tática mais engenhosa. Enquanto que, em alguns lugares, ele ataca a Igreja por fora, em outros procura destruí-lo por fora, em outros procura destruí-la por dentro.

Como ele faz, isso? Ele infiltra doutrinas e comportamentos estranhos entre o povo de Deus, criando um clima da falsa amizade com o mundo. Jo 15.19. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi domundo, por isso é que o mundo vos odeia.

Heresias na igreja primitiva: Uma das doutrinas semeadas no meio da igreja primitiva era conhecida como gnosticismo. O gnosticismo era um sistema complexo de crenças que ensinava, entre outras coisas, que Jesus não veio em carne.

Dizem que um espírito com esse nome se apossara do filho de Maria no dia em que este foi batizado no Jordão.

Os gnósticos ensinavam que Jesus não sofreu nem morreu de verdade, que foi tudo encenação. A primeira Carta de João, com certeza, foi escrita para combater essa doutrina. 1 Jo 4.2-3. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa que Jesus veio em carne não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.

Os gnósticos também, propaga uma ideia que Jesus morreu, mas não pelos pecados do mundo, mas por se levantar contra um sistema politico e religioso, assim eles dizem que Jesus apena foi um revolucionário em sua época.

Heresias de hoje:

Eu coloco a minha cabeça a prêmio, em afirmar, que hoje existe muito mais, não por criarem, mas por proliferarem uma ideia que teve as suas subdivisões, ao longo do tempo, muitos se levantaram contra a obra do Senhor. Um exemplo disto ocorreu em torno da ressurreição de Cristo: Mt 28.11-15 Ora, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido. 12 Reunindo-se eles com os anciãos em conselho, deram grande soma de dinheiro aos soldados, 13 e ordenaram-lhes que dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e o roubaram enquanto nós dormíamos. 14 E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança. 15 Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje.
Suborno no julgamento de Estevão: Atos 6.11. Então subornaram uns homens para que dissessem: Temo-lo ouvido proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.

Buscavam falsas testemunhas para condenar Jesus: Mt 26.59-60 Ora, os principais sacerdotes e todo o sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem entregá-lo à morte; 60 e não achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas. Mas por fim compareceram duas,

A Teologia Liberal:

No final do século XIX, surgiu a Teologia Liberal, na Alemanha, que procurava “atualizar” as verdades das Escrituras e adaptá-las às culturas. A partir de então, surgiram vários movimentos com ideias semelhantes, e muitas doutrinas fundamentais foram negadas, como a inspiração das Escrituras, a divindade de Cristo, a existência do diabo e do castigo eterno.

Comportamentos estranhos:

Comportamentos estranhos, não é de hoje, havia comportamentos reprováveis que o próprio Senhor Jesus denuncia quando o Senhor censuras algumas igrejas da Ásia. Ap 2.6. Tens, porém, isto, que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

Os nicolaítas era uma seita independente que se abrigava sob o nome do cristianismo Eles defendiam doutrinas odiosas, odiosas a Cristo e a todos os verdadeiros cristãos; e é mencionado em louvor à igreja de Éfeso o fato de que eles tinham repugnância e zelo justificados contra essas perversas doutrinas e práticas. Assim aqueles que tal modo procedem diante das doutrinas sobre a divindade e obrar do Senhor Jesus, é chamado de nicolaítas.

A percepção do Semeador:

3. v 27-28 Chegaram, pois, os servos do dono da casa, e lhe disseram: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos e o ajuntemos?

Ele descobre que seu inimigo secretamente visitou seu campo e plantou joio por entre o trigo. 2 Co 11. 14-15. De forma sorrateiramente, o inimigo vem plantando em muitos terrenos, as sua sementes infernais. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Quando os servos se deram conta, reclamaram ao seu senhor “Senhor, não semeaste no teu campo boa semente?” Sem dúvida que ele o fez; seja lá o que houver de errado na igreja, nós temos a certeza de que não foi Cristo quem semeou o mal Considerando a semente que Cristo semeou, nós bem que podemos perguntar, com surpresa De onde vem esse joio? Note que o surgimento de erros, o aparecimento de escândalos e o crescimento da profanação são motivos de grande sofrimento para os servos de Cristo, especialmente para os seus ministros fiéis, que devem reclamar disso ao dono do campo. E triste ver tal joio, tais ervas daninhas, no jardim do Senhor; ver o bom solo desperdiçado, a boa semente sufocada, e tal imagem refletida contra o nome e a honra de Cristo, como se o seu campo não fosse melhor do que o do preguiçoso, que está repleto de espinhos.

Deus pode transformar o joio em trigo? A resposta é sim, mas como vemos no texto requinte o Senhor diz, que no momento certo, será arrancado. O Senhor logo se deu conta de onde isso vinha “Um inimigo é quem fez isso” Ele não coloca a culpa nos servos; eles não o podem evitar, pois fizeram o que estava ao seu alcance para evitá-lo. É certo que seremos criticados pelos homens, por haver joio travestidos de trigo, com um comportamento fora dos padrões bíblicos. Rm 2.24 Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.

Os servos foram muito solícitos em arrancar o joio pela raiz. “Queres, pois, que vamos arrancá-lo?” Note o zelo precipitado e a falta de ponderação dos servos de Cristo. Eles se mostraram prontos a agir, mesmo antes de terem consultado o Mestre. Eles se dispuseram a arrancar pela raiz tudo o que presumissem que era joio; esta ação representaria um perigo iminente para a igreja. Em outra situação, chegaram a dizer: “Senhor, queres que peçamos fogo do céu?Lc 9.54. Os discípulos de Jesus ao procurar estalagem para passarem a noite, sabendo os samaritanos, que os discípulos estavam indo em direção a Jerusalém, não foram acolhidos; assim a razão dos discípulos pedindo a permissão de Jesus para os devorar com fogo vindo do céu. Lc 9.53.

O Senhor, com muita sabedoria, impediu isso (v.29). “Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele”. Não é possível a nenhum homem distinguir infalivelmente entre joio e trigo, pois ele pode se confundir; e assim aqui está a sabedoria e a graça de Cristo Ele permitirá que o joio cresça, para que não coloque, de maneira alguma, o trigo em perigo. Dn 5.27. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.

4.v. 29-30. Mas ele disse: Não; para que, ao ajuntar o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

Deus sabe quem é trigo, e quem é joio; assim Ele diz: 2 Tm 2.19. Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor. Alguns entendem que se o joio continuar sob os meios da graça, ele pode se tornar um bom grão; portanto, tenha paciência com ele. 2 Tm 2.25. corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.

A ceifa é o fim do mundo” (v. 30. eixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro). Este mundo terá um fim; apesar de continuar por muito tempo, ele não continuará para sempre; o tempo será, em breve, engolido pela eternidade. No fim do mundo haverá uma grande colheita, um dia de julgamento; na colheita, tudo está maduro e pronto para ser cortado: tanto o bem como o mal estarão prontos naquele grande dia (Ap 6.11 E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram.). Esta é a colheita da terra (Ap 14.15 E outro anjo saiu do santuário, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura).

Na colheita, os segadores cortam tudo que estiver à sua frente; nem um campo, nem uma esquina é deixada para trás; assim, no grande dia, tudo deve ser julgado (Ap 20.12,13). Deus preparou a colheita (Os 6.11), e ela não falhará (Gn 8.22).

Conclusão: Todos nós temos a oportunidades de conhecer a verdade, portanto podemos sairmos do estado de joio para trigo, uma mudança de caráter promovida pelo poder renovador da palavra de Deus. Quando a perfeição de Deus entra em ação, em nossa vida, é interpretado para alguns, é a provação de Deus, para outros é o escape de Deus. Porque tudo oque Deus faz é perfeito.

Fonte de pesquisa: Bíblia Judaica, Bíblia em Esboço, Revista da Escola Bíblica Tema: A igreja e sua trajetória – Revista nº 10 – Ano 03 Comentarista Judson Canto – Lição A igreja Resistindo aos ataques e à ação do tempo. Bíblia do pregador Editora Evangélica Esperança Curitiba -PR 2009. Comentário Bíblico Matthew Henry (Mateus e João). Corso Teologizo CETEC. Bíblia Xiphos para Pc Deepin.

Vosso servo:
Ev: Manuel Segundo Neto,
Igreja Pentecostal Assembleia de Deus Canaã – São José de Mipibu, Outubro de 2017.




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