O
trigo e o Joio.
Texto
Básico: Mateus 13. 24.30
Texto
Devocional: Mt 13. 24 Propôs-lhes
outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem
que semeou boa semente no seu campo;
Introdução:
Jesus comparou o Reino dos céus a um homem que semeia boa semente no
seu campo. Assim, como na parábola anterior, Jesus novamente expõem
o trabalho do semeador do agricultor; visto que, em um momento o
inimigo aproveita a fragilidade dos homens e semeia em
meio ao trigo, o joio. Vejamos isto nas Sagradas Letras.
1.
v.24. “Propôs-lhes
outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem
que semeou boa semente no seu campo;”
“A
boa semente são os filhos do Reino”, os verdadeiros santos. Eles são: [1] Os filhos do Reino; não só em profissão de
fé, como os judeus o eram (cap. 8.12. Mas
os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá
choro e ranger de dentes),
mas em sinceridade; judeus por dentro, israelitas de fato.
Eles
são a boa semente, preciosos como sementes (SI 126.6
Aquele
que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com
cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos)
A semente é a essência do campo, e o mesmo ocorre com a semente
sagrada (Is 6.13 Mas
se ainda ficar nela a décima parte, tornará a ser consumida, como o
terebinto, e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda
fica o toco. A santa semente é o seu toco).
A
semente é a essência do campo, e o mesmo ocorre com a semente
sagrada (Is 6.13). A semente é espalhada, e o mesmo ocorre
com os santos. Eles estão dispersos, um está aqui e outro ali,
apesar de em alguns lugares estarem semeados mais juntos do que em
outros. A semente é aquilo de que se espera fruto; qualquer fruto de
honra e serviço que Deus tenha desse mundo, Ele o obtém dos santos.
Ele os semeou para si na terra (Os 2.23 E
semeá-lo-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei de Lo-Ruama; e a e
Lo-Ami direi: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és o meu Deus).
Ação
do inimigo na surdina:
2.
v. 25-26. “mas,
enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio
do trigo, e retirou-se.
26
Quando,
porém, a erva cresceu e produziu fruto, então apareceu também o
joio.”
“O
joio são os filhos do Maligno”. Aqui está o caráter dos
pecadores, hipócritas, e também de todos aqueles que são profanos
e iníquos. Eles são os filhos do diabo, como o maligno. Apesar de
não levarem seu nome, eles têm a sua imagem, satisfazem as suas
luxúrias, e dele têm a sua educação; o maligno domina sobre eles,
e trabalha neles (Ef 2.2. nos
quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o
príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos
filhos de desobediência)
Jo 8.44. Porque
Jesus mesmo testificou que um profeta não recebe honra na sua
própria pátria.
Eles
são o joio no campo desse mundo; eles não fazem o bem, mas ferem.
São inúteis por si só, e danosos à boa semente, tanto pelas
tentações como pelas perseguições. Eles são ervas daninhas no
jardim, embora tenham a mesma chuva, estejam no mesmo solo, e recebam
o mesmo brilho do sol que as plantas boas recebem. Eles não servem
para nada: o joio está entre o trigo. Deus assim ordenou que o bem e
o mal estejam misturados nesse mundo, que o bem seja exercitado, que
o mal seja inescusável, e uma diferença seja feita entre a terra e
o céu. Satanás ataca a igreja utilizando se de duas estratégias
básicas: a perseguição declarada e o ataque dissimulado.
I
- Um exemplo disso no Velho Testamento: A perseguição
declarada e o ataque dissimulado.
a.
A perseguição declarada – “Neemias 2”
Um
rápido histórico: Depois de ouvir sobre a situação de
Jerusalém, Neemias confessa o pecado de seu povo a Deus. Ele recebe
a permissão do rei Artaxerxes para ir a Jerusalém e reparar o muro.
Depois que Neemias chega a avaliar o muro, inicia os reparos. Os que
trabalharam nas várias partes do muro e dos portões, reparando-os,
são listados.
A
zombaria seguido de insinuações de rebelião contra o rei:
2.19.
O
que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e
Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que
é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
A
reprovação de Neemias: Então
lhes respondi:
2.20.
O
Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos
levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito,
nem memorial em Jerusalém.
b.
Os inimigos do povo Judeu, intensificam os seus ataques
– “Neemias
4-6”
Os
inimigos ridicularizam e ameaçam os construtores do muro, mas
Neemias coloca guardadas, protegendo-os. Ele também ameniza o fardo
financeiro do povo, convencendo os credores a não requerer suas
propriedades. Os inimigos voltam à sua posição, mas o muro é
concluído.
Os
Problemas:
À
medida que os judeus reconstroem o muro de jerusalém, enfrentam
várias dificuldades. 4.1.
Ora,
quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira,
indignou-se muito e escarneceu dos judeus;
Escárnio:
4.1-6.
1.
O
desprezo dos pagãos
(4.1-6.14): Sambalá
e Tobias, inimigos dos judeus, ridicularizaram o esforço dos judeus
em reconstruir o muro.
2.
A
súplica do profeta
(4.4-5): Neemias
ora ao Senhor, pedindo que ele castigue os inimigos.
3.
O
esforço do povo (4.6):
Depois
de intenso esforço, os trabalhadores reconstroem o muro até a
metade de sua altura original.
Conspiração:
4.7-9.
Mas,
ouvindo Sambalate e Tobias, e os arábios, o amonitas e os asdoditas,
que ia avante a reparação dos muros de Jerusalém e que já as
brechas se começavam a fechar, iraram-se sobremodo;
8
e
coligaram-se todos, para virem guerrear contra Jerusalém e fazer
confusão
9
Nós,
porém, oramos ao nosso Deus, e pusemos guarda contra eles de dia e
de noite.
1.
A
trama
(4.7-8): Sambalate e Tobias tentam interromper o trabalho, planejando
liderar o ataque de um exército inimigo contra Jerusalém.
2.
As
orações
(4.9): Os Judeus oram e montam guardas 24 horas por dia.
Desânimo
(4.10): Alguns
judeus desanimam com a quantidade de escombros que deve ser retirada.
Intimidação
(4.11-23)
1.
A
astúcia do inimigo
(4.11-12): Os inimigos dos judeus fazem planos para penetra
sorrateiramente entre
eles e matá-los.
2.
O
desafio do profeta
(4.13-14): Neemias coloca guardas armados em áreas expostas e
incentiva os judeus a confiar no Senhor.
3.
O
compromisso dos Trabalhadores:
(4.15-23): Neemias divide os trabalhadores em duas forças-tarefas.
Uma monta guardas enquanto a outra trabalha. Eles trabalham no nascer
até o pôr-do-sol, sempre vigilantes.
Conflitos
interno:
(5.1-19)
1.
A
crueldade
(5.1-5): Durante as épocas difíceis, os judeus mais ricos
emprestam dinheiro aos mais podres e cobram juros. Quando estes não
pagam o empréstimo, a propriedade é reavida e eles se tornam
escravos dos judeus mais ricos.
2.
A
repreensão:
(5.6-11):
Em audiência pública, Neemias ordena que os judeus mais ricos
reponham o que tomaram dos mais podres.
3.
O
arrependimento
(5.12-13): Os
judeus mais ricos concordam e fazem o que Neemias exige.
4.
O
modelo
(5.14-19): Neemias é um excelente exemplo para os que estão em
posição de autoridade e influência.
O
que Neemias não faz:
(5.14-16): Neemias recusa-se a aceitar qualquer salário durante seus
12 anos à frente do governo de Judá.
O
que Neemias faz:(5.17-19);
Neemias supre, de seu próprio bolso, uma pensão alimentícia
regular a 150 oficiais judeus.
Ardil
(6.1-4):
Por quatro vezes Sambalá e Gesem tentam encontrar-se com Neemias
para feri-lo. Ciente do plano maligno dele, Neemias recusa os
encontros, dizendo que seu trabalho é muito importante para
ser interrompido.
Calúnia
(6.5-9):
Sambalá e Gesem mostram a Neemias uma carta ao rei Artaxerxes que
alega que Neemias e os judeus planejam uma rebelião.
Traição
(6.10-14):
Os inimigos usam um profeta chamado Semaías para tentar persuadir
Neemias a refugir-se no Templo. Neemias percebe que o plano visa a
intimidá-lo e desmerecê-lo, por isso se recusa a executá-lo.
O
Triunfo:
(6.15-19): Apesar dos muitos obstáculos, os judeus completam o muro
em 52 dias. Seus inimigos ficaram temerosos ao perceber que o projeto
foi realmente feito com a ajuda de Deus.
II
- Um
exemplo disso no Novo
Testamento:
A
perseguição declarada e o ataque dissimulado.
No
primeiro caso, ele tenta anular a obra de Deus pela força. No
segundo caso, infiltra ideias e comportamentos que ferem os
princípios bíblicos para enfraquecer as defesas do povo de Deus.
Tt
3.9-11. Mas
evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da
lei; porque são coisas inúteis e vãs.
10
Ao
homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o,
11
sabendo
que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo
está condenado.
1.
O combate espiritual:
Os
discípulos, certa vez, saíram para pregar, curar e expulsar
demônios sob as ordens do Mestre e, ao regressar, relataram -LHE os
efeitos visíveis do trabalho que haviam realizado. Os seguidores de
Jesus estavam eufóricos com o que haviam presenciado outro quadro:
Lc 10.17-18.Voltaram
depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios
se nos submetem pelo teu nome.
18
E
ele lhes disse: Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago.
Jesus
confirma a autoridade dos seus discípulos: v.19.
Eis
que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre
todo o poder do inimigo; e nada, absolutamente, vos causará dano.
Salmos
91.13.
Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a
serpente.
Jesus
orienta, dizendo que, alegria real deles não
estava nesses acontecimentos:
v.20
Contudo,
não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; antes,
alegrai-vos porque os vossos nomes estão escritos nos céus.
Era
o que fazia a Igreja primitiva, e a Igreja de hoje deve seguir o seu
exemplo: Atos 5.16;
Também
das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém,
conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais
eram todos curados.
8.7;
19.12.
A
Igreja atacada por
fora:
Atos
12.1-4.
Por
aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da
igreja, para os maltratar;
2
e
matou à espada Tiago, irmão de João.
3
Vendo
que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a
Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.)
4
E,
havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro
grupos de quatro soldados cada um para o guardarem, tencionando
apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
A
perseguição promovida por Herodes, neto do Herodes mencionado em
Lucas 1.5. Até essa época, a igreja sofrera outras
perseguições. Estêvão já havia sido martirizado, e parte do povo
cristão já se espalha pelas províncias e até por outros países.
Essa
perseguição, contudo, foi significativa porque envolvia motivos
políticos, e perseguir a Igreja ficou parecendo
um ato de patriotismo aos olhos do povo judeu.
A
perseguição anunciada.
Cristo
previu que os Seus seguidores seriam perseguidos Mt
5.11;
Bem-aventurados
sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem
todo mal contra vós por minha causa.
10.23.
Quando,
porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em
verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel
até que venha o Filho do homem.
O
perigo da calmaria:
Mas não devemos nos iludir com
a aparente tranquilidade, porque Satanás odeia a Igreja hoje, tanto
quanto no templo dos apóstolos. Além do mais, Deus pode disciplinar
a Igreja com perseguição. Alguns estudiosos da Bíblia acreditam
que a perseguição que espalhou aos cristãos de Jerusalém pelas
províncias aconteceu por causa do comodismo dos crentes da Igreja
mãe, que não tomavam a iniciativa de espalhar o evangelho por
outros lugares, desobedecendo assim à ordem de Jesus.
No Brasil, vivemos hoje uma
situação oposta à do tempo de Herodes. Os evangélicos, cada vez
mais, destacam-se no cenário nacional (nem sempre pelos melhores
motivos, infelizmente); de modo que, hoje, parece ser mais
“patriótico” apoiá-los. Os políticos não-crentes nos veem
como excelente curral eleitoral e praticamente invadem as nossas
igrejas. Mas temos o auxilio daquele que venceu o mundo. Jo 16.33.
Tenho-vos
dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis
tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
A igreja atacada por
dentro:
Não
é só com violência que Satanás ataca a Igreja. Ele também
utiliza tática mais engenhosa. Enquanto que, em alguns lugares, ele
ataca a Igreja por fora, em outros procura destruí-lo por fora, em
outros procura destruí-la por dentro.
Como
ele faz, isso? Ele infiltra doutrinas e comportamentos estranhos
entre o povo de Deus, criando um clima da falsa amizade com o mundo.
Jo 15.19.
Se
fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não
sois do mundo, antes eu vos escolhi domundo, por isso é que o mundo
vos odeia.
Heresias
na igreja primitiva: Uma
das doutrinas semeadas no meio da igreja primitiva era conhecida como
gnosticismo. O
gnosticismo era um sistema complexo de crenças que ensinava,
entre outras coisas, que Jesus não veio em carne.
Dizem
que um espírito com esse nome se apossara do filho de Maria no dia
em que este foi batizado no Jordão.
Os
gnósticos ensinavam
que Jesus não sofreu nem morreu de verdade, que foi tudo encenação.
A primeira Carta de João, com certeza, foi escrita para combater
essa doutrina. 1
Jo 4.2-3.
Nisto
conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus
Cristo veio em carne é de Deus;
3
e
todo espírito que não confessa que Jesus veio em carne não é de
Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes
ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.
Os
gnósticos também, propaga uma ideia que Jesus morreu, mas não
pelos pecados do mundo, mas por se levantar contra um sistema
politico e religioso, assim eles dizem que Jesus apena foi um
revolucionário em sua época.
Heresias
de hoje:
Eu
coloco a minha cabeça a prêmio, em afirmar, que hoje existe muito
mais, não por criarem, mas por proliferarem uma
ideia que teve as suas subdivisões, ao
longo do tempo, muitos se levantaram contra a obra do Senhor.
Um
exemplo disto ocorreu em torno da ressurreição de Cristo: Mt
28.11-15
Ora,
enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e
contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido.
12
Reunindo-se
eles com os anciãos em conselho, deram grande soma de dinheiro aos
soldados,
13
e
ordenaram-lhes que dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e o
roubaram enquanto nós dormíamos.
14
E,
se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos
poremos em segurança.
15
Então
eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E
essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje.
Suborno
no julgamento de Estevão:
Atos
6.11.
Então
subornaram uns homens para que dissessem: Temo-lo ouvido proferir
palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
Buscavam
falsas testemunhas para condenar Jesus: Mt
26.59-60
Ora,
os principais sacerdotes e todo o sinédrio buscavam falso testemunho
contra Jesus, para poderem entregá-lo à morte;
60
e
não achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas.
Mas por fim compareceram duas,
A
Teologia Liberal:
No
final do século XIX, surgiu a Teologia Liberal, na Alemanha, que
procurava “atualizar” as verdades das Escrituras e adaptá-las às
culturas.
A partir de então, surgiram vários movimentos com ideias
semelhantes,
e muitas doutrinas fundamentais foram negadas, como
a inspiração das Escrituras, a divindade de Cristo, a existência
do
diabo e do castigo eterno.
Comportamentos
estranhos:
Comportamentos
estranhos, não é de hoje, havia comportamentos reprováveis
que o próprio Senhor Jesus denuncia quando o Senhor censuras
algumas
igrejas
da Ásia.
Ap
2.6.
Tens,
porém, isto, que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também
odeio.
Os
nicolaítas era uma seita independente que se abrigava sob o nome do
cristianismo Eles defendiam doutrinas odiosas, odiosas a Cristo e a
todos os verdadeiros cristãos; e é mencionado em louvor à igreja
de Éfeso o fato de que eles tinham repugnância e zelo justificados
contra essas perversas doutrinas e práticas. Assim aqueles que tal
modo procedem diante das doutrinas sobre a divindade e obrar do
Senhor Jesus, é chamado de nicolaítas.
A
percepção do Semeador:
3.
v 27-28
Chegaram,
pois, os servos do dono da casa, e lhe disseram: Senhor, não
semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?
28
E
ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe
disseram: Queres, pois, que vamos e o ajuntemos?
Ele
descobre que seu inimigo secretamente visitou seu campo e plantou
joio por entre o trigo. 2
Co 11. 14-15.
De
forma sorrateiramente, o inimigo vem plantando em muitos terrenos, as
sua sementes infernais. E
não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em
anjo de luz.
15
Não
é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em
ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
Quando
os servos se deram conta, reclamaram ao seu senhor “Senhor,
não semeaste no teu campo boa semente?”
Sem dúvida que ele o fez; seja lá o que houver de errado na igreja,
nós temos a certeza de que não foi Cristo quem semeou o mal
Considerando a semente que Cristo semeou, nós bem que podemos
perguntar, com surpresa De onde vem esse joio? Note que o surgimento
de erros, o aparecimento de escândalos e o crescimento da profanação
são motivos de grande sofrimento para os servos de Cristo,
especialmente para os seus ministros fiéis, que devem reclamar disso
ao dono do campo. E triste ver tal joio, tais ervas daninhas, no
jardim do Senhor; ver o bom solo desperdiçado, a boa semente
sufocada, e tal imagem refletida contra o nome e a honra de Cristo,
como se o seu campo não fosse melhor do que o do preguiçoso, que
está repleto de espinhos.
Deus
pode transformar o joio em trigo? A resposta é sim, mas como vemos
no texto requinte
o Senhor diz, que no momento certo, será arrancado. O Senhor logo se
deu conta de onde isso vinha “Um
inimigo é quem fez isso”
Ele não coloca a culpa nos servos; eles não o podem evitar, pois
fizeram o que estava ao seu alcance para evitá-lo. É
certo que seremos criticados pelos homens, por
haver joio travestidos de trigo, com um comportamento fora dos
padrões bíblicos. Rm
2.24
Pois,
como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por
vossa causa.
Os
servos foram muito solícitos em arrancar o joio pela raiz. “Queres,
pois, que vamos arrancá-lo?” Note o zelo precipitado e a
falta de ponderação dos servos de Cristo. Eles se mostraram prontos
a agir, mesmo antes de terem consultado o Mestre. Eles se dispuseram
a arrancar pela raiz tudo o que presumissem que era joio; esta ação
representaria um perigo iminente para a igreja. Em outra situação,
chegaram a dizer: “Senhor, queres que peçamos
fogo do céu?” Lc 9.54. Os discípulos de Jesus ao
procurar estalagem para passarem a noite, sabendo os samaritanos, que
os discípulos estavam indo em direção a Jerusalém, não foram
acolhidos; assim a razão dos discípulos pedindo a permissão de
Jesus para os devorar com fogo vindo do céu. Lc 9.53.
O
Senhor, com muita sabedoria, impediu isso (v.29). “Não;
para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele”.
Não é possível a nenhum homem
distinguir infalivelmente entre joio e trigo, pois ele pode se
confundir; e assim aqui está a sabedoria e a graça de Cristo Ele
permitirá que o joio cresça, para que não coloque, de maneira
alguma, o trigo em perigo. Dn
5.27. TEQUEL:
Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
4.v.
29-30.
Mas
ele disse: Não; para que, ao ajuntar o joio, não arranqueis com ele
também o trigo.
30
Deixai
crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi
aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o
queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.
Deus
sabe quem é trigo, e quem
é joio; assim Ele diz: 2
Tm 2.19.
Todavia
o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor
conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o
nome do Senhor.
Alguns
entendem que se o joio continuar sob os meios da graça, ele pode se
tornar um bom grão; portanto, tenha paciência com ele. 2
Tm 2.25.
corrigindo
com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda
o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.
“A
ceifa é o fim do mundo” (v. 30.
eixai
crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi
aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o
queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro).
Este mundo terá um fim; apesar de continuar por muito tempo, ele não
continuará para sempre; o tempo será, em breve, engolido pela
eternidade. No fim do mundo haverá uma grande colheita, um dia de
julgamento; na colheita, tudo está maduro e pronto para ser cortado:
tanto o bem como o mal estarão prontos naquele grande dia (Ap
6.11 E
foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito
que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse
o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também
eles o foram.).
Esta é a colheita da terra (Ap
14.15
E
outro anjo saiu do santuário, clamando com grande voz ao que estava
assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é
chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura).
Na
colheita, os segadores cortam tudo que estiver à sua frente; nem um
campo, nem uma esquina é deixada para trás; assim, no grande dia,
tudo deve ser julgado (Ap
20.12,13).
Deus preparou a colheita (Os
6.11),
e ela não falhará (Gn
8.22).
Conclusão:
Todos
nós temos a oportunidades de conhecer a verdade, portanto podemos
sairmos do estado de joio para trigo, uma mudança de caráter
promovida pelo poder renovador da palavra de Deus. Quando
a perfeição de Deus entra em ação, em nossa vida, é interpretado
para alguns, é a provação de Deus, para outros é o escape de
Deus. Porque
tudo oque Deus faz é perfeito.
Fonte
de pesquisa:
Bíblia Judaica, Bíblia em Esboço, Revista da Escola Bíblica Tema:
A igreja e sua trajetória – Revista nº 10 – Ano 03 Comentarista
Judson Canto – Lição A igreja Resistindo aos ataques e à ação
do tempo. Bíblia
do pregador Editora Evangélica Esperança Curitiba -PR 2009.
Comentário Bíblico Matthew
Henry (Mateus e João). Corso
Teologizo CETEC. Bíblia
Xiphos para Pc Deepin.
Vosso
servo:
Ev:
Manuel
Segundo Neto,
Igreja
Pentecostal Assembleia de Deus Canaã – São José de Mipibu,
Outubro de 2017.
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