Me ensina a orar! - parte 01




Me ensina a orar!
01_Parte

Texto Básico: Mateus 6.1-13.

Texto Devocional: Lucas 11.1. Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele" .



Introdução: Já ouvimos em números sermões sobre oração, e em muitos dos casos parecem mais palavra de alto ajuda. Mas a oração não tem segredo, porque?; porque a oração é uma conversa, ao passo que rezar é monologo ou seja apena um fala, enquanto a oração um fala e o outro responde. Oração é um diálogo com Deus.



Alguns hábitos e costumes da alma católica que persiste em ficar na alma do crente Cristo Jesus.



a.   A terceirização da oração: Muitos dos crentes de hoje fazem esse tipo de coisa, acredito que seja de forma inconsciente, pois o desejo de alcançar os seus objetivos através da oração, de alguém, como se ele fosse mais poderoso, mais próximo de Deus, alguém com acesso irrestrito a Deus.



Muitos dos crentes pensam que a oração do “pasto” tem mais poder; isso é um erro, pois todos temos o mesmo acesso ao trono da graça. O autor da carta ao Hebreus nos ensina: Hb 10.19-22 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20 por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. 21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. 22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.



b.   Todos os que são nascidos de novo, tem acesso ao trono da graça pelo Sangue de Jesus por esse motivo cria em sua oração:



Um problema na oração e que antes de colocar os joelhos no chão, o coração não crer, que o diálogo com Deus terá algum resultado, alguma resposta. 1 Jo 5.14-15. Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15 E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.



Jo 14.13-14. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho14 O que vocês pedirem em meu nome, eu farei" É certo que o inimigo vai colocar dívida no seu coração, pois estamos sendo atacados com muitas propagandas enganosas, (pare de sofrer, a mão de Deus estar, aqui; eu sou a universal).



É natural quere que, aconteça conosco o que a propaganda promete, por trás disto tem uma armadilha, usam de métodos, antes eram bem familiar em nosso meio. Ex (fulano, leve essa menina para o curandeiro, ela estar com mal olhado, espie-la caída)



Coisas dessa natureza ainda persiste em nosso meio, pois profanamos o que é santo, e santificamos o que é profano. Jo 15.7. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido



c.   O véu foi rasgado: Podemos nos relacionar com Deus através do único intercessor, Jesus Cristo; o apostolo Paulo usado pelo Espírito Santo nos diz que isto não vem de vós, é dom de Deus. Ef 2.8.



1 Pe 2. 9-10. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.



Todos nós devemos buscar ao Senhor, pois Ele é Deus de perto Jr 23.23. Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? Ele recomenta busquem a mim: Jr 29.13-14 E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.



Na oração conhecida como pai nosso, Jesus descreve quais os rumos que a oração deve desenvolver, alguns chamam de elementos da Oração. Mas em uma coisa é certa, qual maravilhoso é saber que temo acesso ao Deus vivo, ao Senhor que tem autonomia de responde ou não as nossas orações, pois o nosso serviço ao Senhor não é pelo que Ele pode fazer, mas pelo que ELE JÁ FEZ. Salmos 65.1-13.



Concluímos: Quando Jesus disse: “Portanto, vós orareis assim” Jesus relaciona os caminhos da nossa conversa com o pai, ou seja, os elementos da oração, o Senhor nos mostra que a oração é uma audiência com o criador de toda a vida, assim Jesus nos diz que ele atendo pela prerrogativa de Pai, mas não de um em particular, mas de Pai nosso, Ele é meu e seu Pai.  



Vosso servo pr Manuel Segundo Neto.


Comentários