JESUS ESTÁ VOLTANDO




Prepara-te, Jesus está voltando. 1ª Parte.



Texto Básico: Mateus 25. 1-8, 10,13.
Texto Áureo: 1 Coríntios 15.52b. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

O Senhor Jesus advertiu acerca da necessária vigilância porque o acontecimento se dará “num abrir e fechar de olhos”. O que significa que será tão rápido que não dará tempo para preparativos finais.

1.   OS SINAIS DOS TEMPOS SE CUMPREM

A realidade dos dias atuais evidencia o comprimento dos sinais preditos na palavra de Deus que precederão a volta de Jesus para buscar a Sua Igreja.

Foi o próprio Jesus que, assentado no Monte das Oliveiras, advertiu aos Seus discípulos, ao ser perguntado por eles sobre o que havia de acontecer nos fins dos tempos Mateus 24.34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.

1.1.     Sinais no mundo físico Mateus 24.7. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;

A terra tem sido muito abalada com fenômenos que até o bem pouco tempo eram raros. As erupções vulcânicas vêm aumentando em números assustadores nas últimas décadas Muitas dessas erupções causaram espantos por aconteceram em vulcões considerados “adormecidos”.


Da mesma forma acontecem os terremotos e maremotos com o aumento de inúmeros e intensidades. Tremores de terra acontecem em regiões as mais diversas. Grandes furações causam centenas de morte e tremenda destruição. Inundações têm destruindo vilas e cidades, levando a perdas agrícolas, mortes e desamparo.


OUTROS SINAIS FÍSICOS

Atos 2.19. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.

Secas prolongadas, catástrofes ecológicas, desequilíbrio na natureza, fome e sede em vários países, vendavais inexplicáveis e inesperados. Doenças desconhecidas até bem pouco tempo, matam milhares e milhares de pessoas. O próprio homem tem sido causador de tamanha destruição. O desmatamento, a poluição do ar, da água, do solo e a caça e pescas descontroladas causam prejuízos incalculáveis. O homem pratica todos esses absurdos em nome de um progresso que só tem como resultado a destruição.

1.2.     Sinais na esfera política Mateus 24.6-8. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

Jesus predisse também que haveria guerras e rumores de guerras antes de sua vinda. E até pode-se deduzir que Jesus se referia a uma guerra nuclear, a bombas de grande potencial, quando afirmou: “E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvariaMateus 24.22.

A violência dos homens, a agressão, a ira, a vingança, a sede de poder tem levado a tomadas de posições tão desastrosas que o final é sempre prejudicial.

1.3.     Sinais na vida moral 2 Timóteo 3.1-6. Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,

O aumento da iniquidade, a degradação moral, as injustiças, a impunidade, a falta de amor ao próximo são fatos que levam o homem a praticar violência que atemorizam a todos. Os homicídios, sequestros, estupros, roubos, assaltos, a prostituição sem escrúpulos que abusam e aliciam crianças para a prática do mal. Além do grande índice de abortos, dos casamentos ilícitos, sexo livre, enfim, todas essas práticas são condenadas pela Palavra de Deus.

O pior é que, mesmo praticando todas essas coisas abomináveis, as pessoas continuam vivendo como se nada de mal estivesse acontecendo, como o próprio Jesus disse e Lucas registrou em seu Evangelho no capítulo 17, versículos 26 a 30.

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. 27 Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos. 28 Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. 29 Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. 30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar”.

1.4.     Os Sinais na esfera religiosa.

Jesus também alertou para o surgimento de falsos cristos e falsos profetas que operariam até grandes sinais de prodígios e milagres para enganar a muitos.  2 Jo 1.7. Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

2 Coríntios 11.13. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.

A expansão de seitas falsas tem sido notada. Mas, em contrapartida, o Evangelho do reino será proclamado em todo o mundo. Mateus 24.14. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

2.   A COMPARAÇÃO FEITA POR JESUS

A parábola das dez virgens retrata um casamento judeu, quando a noiva prepara-se para se encontra com o noivo.

O Senhor Jesus usou esse fato como simbolismo de prepara a Igreja para as bodas.

2.1.     Necessidade de estar preparado.

As virgens da parábola possuíam lamparinas que deveriam estar supridas de azeite para que fossem acesas ao aguardo do noivo.

Jesus, certamente, quis ressaltar a necessidade da vigilância. O azeite é um dos símbolos do Espírito Santo. E o cristão deve estar sempre munido desse óleo que pode significar o suprimento de sua vida espiritual, Hebreus 1.9. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Eclesiastes 9.8. Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

Na parábola, Jesus não falou que as lâmpadas das loucas se apagaram. Elas ainda estavam acesas, porém, com a tocha bem fraquinha, uma luz inconstante, tênue (pequenino). 

Muitos crentes estão esperando Jesus com as “lamparinas” com luz tênue, que estão prestes a se apagar a qualquer momento. Se isso acontecer, tais pessoas podem ficar do lado de fora quando o noivo arrebatar a Igreja.

2.1.1.       O tempo é agora

Não existe meio termo quando se trata da salvação. Ou a pessoas está salva ou estará perdida.

Não existem situações intermediárias, onde se possa ficar para se purificar. A preparação deve ser feita enquanto há vida. Preparações feitas de últimas horas estão condenadas ao fracasso. As lâmpadas precisam estar permanentemente acesas, o que significa o cristão conservar a fé e o amor para ouvir a voz do noivo no dia da chamada para as bodas.

2.1.2.       Salvação individual

Outra verdade contida na parábola é que a salvação é individual. Cada pessoa é responsável pelo seu preparo espiritual. Não adianta querer pedir azeite “emprestado”. A salvação é individual e o preparo espiritual é individual e o preparo espiritual também é pessoal. Hebreus 4.13. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

2.1.3.      A chegada do noivo.

Outro aspecto que deve ser observado na parábola é a chegada do noivo à meia-noite. Uma hora inesperada. Ninguém espera um cortejo nupcial há essa hora tão avançada. A hora avançada registrada na parábola significa um alerta para prevenir que ninguém sabe a que horas Jesus virá busca a Sua Igreja. Mateus 24.42-44. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.

3.   O ENCONTRO DA IGREJA COM CRISTO

Esse é o encontro esperado por todo crente fiel. Não podemos saber o dia e à hora em que ocorrerá o arrebatamento da Igreja, mas podemos conhecer a sua época.

3.1.     Quando ocorrerá o encontro.

3.2.     Quando entrar a plenitude dos gentios.

Paulo, em Romanos 11.25. Afirma: Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. Não sabemos quantos gentios iram se salvar na pessoa bendita de Jesus.

3.1.2. Quando finda o dia da graça.

Lemos no Salmo 118.24: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Quando o Senhor inaugurou esse dia de regozijo e de alegria? Justamente após a rejeição do Messias por parte de Israel, como claramente mostra o contexto do Salmo 118.1-4. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre. 2 Diga, agora, Israel que a sua benignidade é para sempre. 3 Diga, agora, a casa de Arão que a sua benignidade é para sempre. 4 Digam, agora, os que temem ao Senhor que a sua benignidade é para sempre.

3.1.3. No começo dos sinais.

Todo o contexto do sermão profética mostra que haveriam de ocorrer grandes sinais, terremotos, fomes e pestes em diversos lugares. Vejamos quais são os dez sinais proféticos que confirmam que somos a última geração?

a.   A explosão do conhecimento: A primeira indicação que confirma que somos a última geração está registrada em Daniel: Daniel 12.4. E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.


b.   A praga no Oriente e Oriente Médio: O profeta Zacarias teve uma visão e não soube como descrevê-la, chamando-a de “Os terríveis resultados de uma praga”. Esta praga será enviada a todos os que vieram para lutar contra Jerusalém nos últimos dias. A praga consome a carne do homem, estando ele ainda em pé. Os olhos apodrecem ainda nas órbitas, e a língua se dissolve ainda dentro da boca. Zacarias 14.12-15.


c.    O renascimento de Israel: Todos os grandes profetas testemunharam que Deus tiraria o povo judeu de suas sepulturas gentílicas (as nações) e o traria à terra de Israel antes da volta do Senhor. Então veio a noticia pela impressa do mundo no dia 15 de maio de 1948 pelo voto minerva de um brasileiro chamado Osvaldo Aranha, que presidia a reunião da ONU. Cumprido assim a profecia em Isaías 66.8; Jeremias 16.15; Jeremias 23.7-8.


d.   Jerusalém não estará mais sobre o controle dos gentios: A profecia bíblica nos informa que Jerusalém não será mais governada pelos gentios na última geração. O povo judeu não controlava Jerusalém desde o ano 70 d.C., quando os romanos atacaram a cidade e destruíram o tempo, até que houve a guerra dos seis dias, em 1967. Jesus disse que “e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem Lucas 21.24b.” Jerusalém está sob o controle dos judeus pela primeira vez em dois mil anos. Somos a derradeira geração.


e.    Comunicação internacional instantânea. Em Apocalipse 11.3,7-10, João descreve duas testemunhas que serão executadas, e seus corpos sem vida ficarão por três dias e meio nas ruas de Jerusalém, sendo vistos por pessoas, tribos, língua e nações. Por diversas gerações, os estudiosos se perguntaram sobre como estas testemunhas poderiam ser vistas por toda a terra ao mesmo tempo. Então, chegou à televisão e, depois, os satélites de comunicação.


f.     Dia de engano: Jesus advertiu: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, 5 porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. v24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”  Mateus 24. 4-5, 13, 24 (v13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.)  
  
3.1.5. A qualquer momento.

É importante que o crente esteja vigiando em todo tempo porque vigiando em todo tempo porque quando Ele vier inesperadamente encontrará todos despertos. O sermão continua. Exortação à vigilância Mateus 24.36-44.

Só iram com Jesus se o seu nome estiver no livro da vida: O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.  6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3.5-6.

1.1.     O propósito do arrebatamento.

O propósito do arrebatamento é, sem dúvida alguma, o momento da realização da esperança daqueles que viveram em Cristo Jesus.

3.2.1. Revivificar os mortos em Cristo.

Todos os crentes fiéis que morreram serão ressuscitados por ocasião do arrebatamento. É o que a Bíblia claramente ensina em 1 Coríntios 15.52. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

3.2.2. Transformar os nossos corpos.

Imediatamente após a ressurreição dos que dormiram em Cristo, os cristãos que estiveram vivos não provarão a morte, mas serão transformados e transladados juntamente com os que tiveram sido ressuscitados.

3.2.3 Revelar-nos Cristo.

Jesus orou para que um dia vejamos a Sua glória, que Ele, na verdade, nunca pôde revelar aqui na terra João 17.24. Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo.

3.2.4. Levar-nos ao encontro do Senhor nos ares e à casa do Pai.

São conhecidíssimas as consoladoras palavras de Jesus aos Seus discípulos escritas em João 14.3. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

O Salmo 24 tem sido considerado como uma descrição de como foi a entrada triunfal de Jesus no céu, após a sua ascensão, e de como será a Sua futura entrada com a Igreja.

3.2.5. Recebermos a nova Jerusalém.

Diz a Bíblia que “a nossa cidade está nos céus, dando também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” Filipenses 3.20. Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

3.2.6. Revelar-nos Deus face a face.

Ver a face de Deus será o mais elevado de todos os privilégios. Jesus disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a DeusMateus 5.8.

O apóstolo Paulo, ao tratar das nossas, presentes limitações, fala do novo corpo que cada cristão receberá por ocasião da ressurreição ao do arrebatamento, e afirma: “Então conhecerei como também sou conhecido1 Coríntios 13.12.

a.   Os que esperam se santificam: 1 Tessalonicenses 5.23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 João 3.3. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.


b.   Os que esperam, são consolados 1 Tessalonicenses 4.18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.  2 Tessalonicenses 2.16,17. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 17 console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra.


c.   Os que esperam, renovarão as suas forças. Isaías 40.31. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.


d.   Os que esperam, ansiosamente esperam. Catares de Salomão 2.17. Antes que refresque o dia e caiam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos corços sobre os montes de Beter.


Zelosa com as lâmpadas acesas para esperar o Noivo:


a.   Antes que a lâmpada se apague, Deus lhe chama: 1 Samuel 3.3,4. e estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a arca de Deus, 4 o Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.


b.   Deus quer acender a nossa lâmpada: Salmos 18.28. Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor, meu Deus, alumiará as minhas trevas.


c.   Devemos possuir óleo em nossas lâmpadas: Mateus 25.1. Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.



Zeloso como Enoque foi (Enoque é a tipologia da Igreja de hoje que vai ser arrebatada).


a.   Foi arrebatada, porque andou com Deus. Hebreus 11.5. Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.


b.   Enoque foi tomado por Deus. Gênesis 5.24. E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.


c.   Enoque desapareceu Gênesis 5.24.


d.   A igreja será também tomada pelo Senhor. Filipenses 3.20,21. Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.


 Malaquias 3.17. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve

Salmos 17.15. Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.

Como Jesus virá? Virá como um ladrão: 1 Tessalonicenses 5.2. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite.


a.   O ladrão vem quando ninguém espera: Mateus 24.44. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.


b.   O ladrão vem sem que seja observado. 1 Coríntios 15.52. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.


c.   O ladrão age com rapidez: Lucas 17.24. Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia.

d.   O ladrão leva sempre algo de valor. 1 Pedro 1.18. Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,


As sagradas escrituras dizem que Ele vira a Meia-noite:


Para o mundo:


Hora de trevas: 2 Coríntios 4.4. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.


Horas de frieza: Mateus 24.12. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.


Hora de juízo: Êxodo 12.29,30. E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. 30 E Faraó levantou-se de noite, ele, e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.


Para a Igreja?


Hora de orar e cantar: Atos 16.25. Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.


Hora de vitória: Juízes 16.3. Porém Sansão deitou-se até à meia-noite, e à meia-noite se levantou, e travou das portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima, até ao cume do monte que está defronte de Hebrom.


Hora de encontro como Noivo amado: Mateus 25.6. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!


Quem será arrebatado?


Os fies: Salmos 101.6. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.


Os diligentes: Mateus 25.1-7. Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. 3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! 7 Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.


Os esperançosos pelo grande dia: Tito 2.13. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Pedro 1.3.  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.


Os amantes desse grande dia: 2 Timóteo 4.8. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.


Conclusão: Não a como esperar por Jesus como se ele não viria, nem, como se nunca tivéssemos tido um encontro com ele. É certo que a igreja de hoje é a igreja do arrebatamento não temos o luxo de andarmos como inconstantes e sem entendimento, agora é hora de despertamos do sono e andarmos na luz (1 João 1.7). (Com exceção dos nomes de nosso Deus e de nosso Salvador, não existe palavra mais doce do que salvação. William S. Plumer).

Comentários