Texto Básico: Hebreus 11.
Texto Áureo: Efésios 2.8-9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.
Texto Devocional: Tiago 2.14-26.

Introdução: Fé é a mão do homem que recebe o dom de Deus que é a salvação. Fé é o aspecto positivo da salvação, enquanto o arrependimento é o negativo. A doutrina da fé é muito importante por que percorre todo o nosso relacionamento com Deus. Vejamos o que diz a Escritura sobre fé.

Confiança é a palavra características do Antigo Testamento para fé e crer. Salmos 125.1. Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.

Ele ocorre 152 vezes, é a tradução da palavra hebraica que significa:

a.    Busca refúgio. Rute 2.12. O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.

b.   Apoiar. Salmos 56.3. Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

c.    Esperar em: Jó 35.14.  ainda que dizes que não o vês, a tua causa está diante dele; por isso, espera nele.

Em grego tanto o substantivo Pistis – Fé, como o verbo Pisteúo crer nos ajudam a compreender o que é fé. Pistis significa a atitude pela qual a inteira personalidade humana descansa sobre Deus ou o Messias em absoluta confiança e dependência em seu poder, bondade e sabedoria. Pisteúo – Ponho (Repouso) minha confiança em Deus ou no Messias, dependendo deles, entrego-lhes a minha vida, lanço-me sobre eles, como estáveis e dignos de confiança. Muitos eruditos bíblicos creem que a Bíblia não dá uma definição real da Fé. Concordam, porém que Hebreus 11.1. É provavelmente a passagem que mais se aproxima dessa definição.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Hebreus 11.1.

A)   Definição do Autor.

Fé é a confiança da alma (Homem interior) no caráter justo e Santo de Deus. Fé é o olho da alma que vê o que Deus faz no invisível. Fé é o sentimento que leva o ser humano a crer na existência de Deus, em tudo o que Ele diz, e a depositar toda a nossa existência, passada, presente e futuro naquilo que Ele fez por nós na pessoa de seu filho.

Creio que não é possível definir plenamente o termo fé, principalmente devido a sua abrangência. Creio, porém, que o estudo dos originais, e das demais definições de fé, nos dão uma noção segura sobre o assunto.

B)   Vários tipos de fé na Bíblia.

É melhor dizer vários aspectos da fé encontrados na Bíblia.

1.   Fé natural, intelectual, comum. Estes e outros são os termos usados pelos estudiosos para definir o aspecto da fé que consiste apenas num acordo intelectual entre a criatura e o que ela conhece a respeito do criador. Tiago 2.9. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.

2.   Fé salvífica. Esta é a fé que demonstramos ao receber a Jesus como salvador. É o aspecto inicial da fé para a Salvação.

Marcos 16.15-16. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Atos 16.31. Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Efésios 2.8. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9não de obras, para que ninguém se glorie.  

3.   Fé como fruto do Espírito: É o tipo de fé produzida em nós pela habitação do Espírito Santo em nós e se traduz em fidelidade. Quanto maior é a nossa rendição ao Espírito Santo, mais é a nossa fidelidade a Deus. O objetivo do Espírito Santo é produzir esta fé em nós durante o decorrer da vida cristã. Gl 5.22. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade.

4.   Fé como dom do espírito Santo. É um tipo de fé concedida a nós pelo espírito Santo de maneira sobrenatural para realizar coisas humanamente impossíveis. 1 Coríntios 12.9. a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar. Esta é a fé de Deus. Em Marcos 11.22. Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; Jesus disse: Tende fé em Deus. No grego está assim: Pístin theoû. Literalmente é: A fé de Deus. Através desta fé os montes são transportam e todas as maravilhas operadas pelo poder de Deus são resultantes desta fé.

5.   A fé. Esta é a soma total da doutrina dos apóstolos, a doutrina cristã. Atos 6.7; Jd 3. Gl 1.23; 1 Tm 4.1. Estes testos falam da fé no sentido de corpo de doutrina. A fé é o conjunto de todas as doutrinas que a igreja cristã professa.

C)   Os três aspectos da Fé.

1.   O Intelectual. É o acordo entre o nosso intelecto e a mensagem de Deus. Para que este acordo seja feito é necessário que nosso intelecto receba informações sobre o que ou em quem vai crer. Romanos 10.17. E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.  É o crer que vem pelo ouvir.

2.   O emocional. É o gozo da alma devido ter entendido com o intelecto a mensagem de salvação. Esta provoca no coração uma sensação de bem-estar, paz e harmonia. Romanos 10.9. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É o crer com o coração.

3.   O Volitivo (vontade). É o aspecto da fé envolvido com a tomada de decisão em aceitar a salvação ofertada por Deus. É resultado do acordo intelectual com a mensagem de salvação, da sensação de bem-estar da alma que resulta numa entrega voluntária a Deus. Romanos 10.10. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. É o crer que leva a confissão para a salvação.

D)  Fé é o meio pelo qual recebemos a salvação.

Somos salvos pela fé. Efésios 2.8. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9não de obras, para que ninguém se glorie.  

a.    Quem será salvo? Marcos 16.16. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. (Mas é necessário crer)

b.   Somos salvos quando cremos no Senhor Jesus Cristo: Atos 16.31. Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

c.    Crendo no seu Nome: João 1.12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.

d.   O crer garante a vida eterna: João 5.24. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

e.    Quem nele crê não é condenado. João 3.18. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

f.     Quem não crê morre no pecado. João 8.24. Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados.

g.    Quem crê recebe o perdão dos pecados. Atos 10.43. Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

Na palavra do Senhor de Gênesis a Apocalipse a salvação é pela fé.

E)   A importância da Fé.

1.   Ela agrada a Deus. Hebreus 11.6. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

2.   Somos justificados pela fé Romanos 5.1. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

3.   Ela é a prova de que nascemos de Deus: 1 João 5.4. porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

4.   Com ela resistimos ao Diabo: 1 Pedro 5.8-9. E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito. 9 Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora, este é o testemunho de Deus, que ele dá acerca do seu Filho.

5.   Andamos por fé: 2 Coríntio 5.7. visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

6.   Somos santificados pela fé: Atos 26.18. para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

Somos salvos pela fé: Efésios 2.8. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9não de obras, para que ninguém se glorie.  

7.   Estamos firmes pela fé: Romanos 11.20. Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.

8.   Somos guardados pelo poder de Deus mediante a fé: 1 Pedro 1.5. que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

9.    Todas as coisas que recebemos de Deus são pela fé: João 3.35. O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. (Tudo foi confiado a Jesus)

F)   Fé está presente do princípio ao fim na doutrina da salvação.

1.   O texto de Hebreus 12.2. olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Diz que Jesus é o autor e consumador da fé. Neste texto, fé tem o sentido da salvação como um todo, Jesus é o autor e consumador da salvação no seu todo.

a.    Fé está presente na doutrina da conversão. Atos 20.21. testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo].
Na doutrina da graça. Efésios 2.8. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9não de obras, para que ninguém se glorie.  
b.   Na doutrina da justificação. Romanos 3.28. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
c.    Na doutrina da regeneração. 1 João 5.1. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
d.   Na doutrina da santificação. Atos 26.18. para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
e.    E na doutrina da glorificação. 1 Tessalonicense 4.14. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.

Qualquer que seja o aspecto da doutrina as salvação estudado encontraremos implícito ou explícito a fé.

G)  Resultado da fé.

a.    Por ela temos vida eterna: Habacuque 2.4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. Romanos 1.17. visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
b.   Descanso. Hebreus 4.2. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
c.    Paz: Romanos 5.1-2. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Isaías 26.3. Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.
d.   Segurança e proteção: Salmos 125.1-2. Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. 2 Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.
e.    Vitória: 2 Timóteo 4.7. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

Todas as bênçãos que recebemos são resultantes do amor de Deus e a mão que estendemos para recebê-las chama-se fé.

a.    Por ela praticamos boas obras: Efésios 2.10. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Paulo diz que fomos salvos para as boas obras.
b.   Tiago enfatiza que a evidência da verdadeira fé são as obras. Tiago 2.14-26.
c.    Paulo diz que devemos estar preparados para toda boa obra. Tito 3.1. Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra. Não somos salvos pela consumação de fé e obras, mas por uma fé verdadeira que produz obras. Enfatizamos tanto a salvação pela graça, que às vezes esquecemos tudo que a Bíblia fala sobre fazer boas obras.

A questão está na ordem dos fatores: Primeiro a fé e como consequência dessa fé as obras. A fé é a causa, as obras o efeito.

Não fazemos obras para nos salvar, mas porque já somos salvos. A Bíblia ensina que o cristão deve fazer boas obras.

H)  A diferença entre fé e arrependimento.

O arrependimento mostra o que nós somos, a fé mostra quem Deus é, o arrependimento mostra o que nós fizemos a fé o que Deus fez por nós, o arrependimento aponta para a nossa condição, a fé aponta para a nossa salvação, o arrependimento causa tristeza pelo pecado, a fé causa alegria de poder ser perdoado, pelo arrependimento nós voltamos contra o pecado, pela fé nos voltamos para Deus, o arrependimento concorda com a lei, e fé concorda com a graça, o arrependimento nos revela a justiça de Deus, a fé nos revela o seu amor.

Conclusão: Fé é a vasilha do cristão com a qual ele retira água do rio de Deus.


Comentários