A GRANDE SALVAÇÃO DE DEUS.




A GRANDE SALVAÇÃO DE DEUS.

Texto Básico: Gn 3.1-13.
Texto Devocional: Tt 2.11.Porque a graça de Deus, que traz a salvação, se manifestou a todos os homens,

1) A queda do homem: Gn 3.1,13. v2-3. Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. A reação da mulher mostra uma inocência inicial, porém a serpente a levou a ponderar sobre o assunto. V3.4. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Esta mentira descarada poderia ser traduzida como segue: ”Morrer? Vocês não morrerão!” Em outras palavras: ”Deus ameaçou vocês falsamente com a morte”.

v.3.5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Sereis como Deus: A tentadora sede de poder pode ser insaciável, mesmo quando as pessoas têm tudo de que necessitam. Sabendo tem o sentido de “experimentado”; desta forma, o desafio tornou-se ainda maior: ”Deus está retendo alguma coisa boa de você (e do seu governo próprio) com o objetivo de mantê-lo dependente dele”.

v.3.6. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e o deu a seu marido, e ele também comeu. O desejo de ter entendimento parecia bastante razoável à mulher. Infelizmente, a sua definição de entendimento passava pelo governo humano autossuficiente, e não pela dependência de Deus conforme ensinado em Pv 1.7. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.

v.3.7. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Conheceram que estavam nus: O recém adquirido entendimento de Adão e Eva trouxe-lhe não o prometido conhecimento do bem e do mal, porém embaraço ao se perceberem nus.

v.3.8. E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, por entre as árvores do jardim. Os pecadores sempre se escondem da presença do SENHOR Deus, e ainda o continuarão a fazer: “Escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono” Ap 6.16. e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

v.3.9. Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. O Senhor Deus não ignorava o que se passava, porém agia como um pai que pergunta de forma deliberada ao seu filho desobediente: “O que você andou fazendo agora?”

v.3.12-13. Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi. 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Uma outra fragilidade humana surge pela primeira vez: Adão culpou a sua esposa e Deus. A mulher também tentou escusar-se da culpa.

2. O CUIDADO DE DEUS COM O HOMEM.

Gn 3.21. E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu.

O amor pactual de Deus exigiu que animais inocentes fossem sacrificados a fim de que se providenciasse vestimentas de peles como cobertura para Adão e Eva.

Esta primeira antecipação da expiação substitutiva aponta para a necessidade do julgamento sobre o inocente a fim de providenciar proteção para o culpado. Adão e Eva tentaram em vão cobrir-se a si mesmos através dos seus próprios esforços ao coserem folhas-de-figueira.

No entanto, a ordem de Deus providenciou cobertura por meio de um sacrifício. Sob o novo concerto, exige-se de nós que sejamos revestidos de Cristo, e não com as nossas próprias boas obras Gl 3.27. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

3) Sem derramamento de sangue não há Salvação: Hb 9.22. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

João 1.29. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. A Salvação realizada por Deus por intermédio do Senhor Jesus manifestou a graça de Deus. Ao mesmo tempo, ela satisfez as justas exigências de Deus.

O Cordeiro de Deus é um dos tantos títulos que Jesus tem.

Por exemplo:
A estrela da manhã,
A raiz de Davi,
A Pedra angular,
O lírio do Vales,
A porta,"
A Palavra de Deus,
Príncipe da Paz,
Deus forte,
A rosa de Saron,
O alfa e ômega,
O guarda de Sião,
O Senhor dos Exércitos,
O sol da Justiça,
O leão da tribo de Judá,
O maravilhoso conselheiro,
O Emanuel,
O messias,
O quarto homem da fornalha de fogo,
Aquele que tem a chave do céu e do inferno em suas mãos,
O cabeça da Igreja,
O sumo sacerdote,
O Profeta poderoso,
A esperança,
O caminho, A verdade, A vida,
O auto e consumador da Fé,
O grande EU SOU,
O advogado das causas perdidas.
I) A Palavra de Deus diz que todos pecaram e destituídos ficaram da glória de Deus. Romanos 3.23. Por que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
2) Jesus declara a sua divindade. João 8.46. Quem dentre vós me convence de pecado? E, se vos digo a verdade, por que não credes?

3) Ninguém pode fazer essa afirmativa nem a Ir Maria mãe de Jesus. Lucas 1.47. E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Realmente só Jesus poderia atender a exigências de Deus para a Salvação da Humanidade.
1º Exigência de Deus:

É preciso que o que vai oferecer sacrifício seja perfeito. 1 Pedro 1.19. Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.

2a Exigência de Deus:

Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado. Hebreus 9.22. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 10.14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras martas, para servir ao DEUS vivo?
3a Exigência de Deus:

É preciso que seja Sacerdote para compre o plano de Deus. Hebreus 4.14-15 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Exigência de Deus:

É preciso que seja eterno, que possua a eternidade: Hb 7.3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Veja que aqui não esta falando de um homem qualquer, este homem é Jesus. Jesus já existe antes da fundação do mundo veja a sua preexistência: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes de Abraão existisse, EU SOU(João 8.58).

Este é o estado de ser eternamente divino. Nunca houve um tempo ou uma época que Jesus Cristo não existia. Ele é Deus, e como Deus é eterno; Cristo sempre existiu e existirá pelos séculos dos séculos (Ap l:18 e o que vive: foi morto mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno).

1) Confirmação bíblica: A doutrina bíblica da preexistência de Cristo é confirma principalmente nos seguintes textos.
    a. Antigo Testamento:
    A expressão "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ... ", em Gênesis 1.26, revela a preexistência de Cristo. O verbo "façamos" e o possessivo "nossa" indicam pluralidade na criação.
Em Isaías 9.6 o "menino" é também chamado de "Pai da Eternidade". A expressão Significa "aquele que possui a eternidade". Miqueias 5.2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miqueias 5.2 declara que aquele que nasceria em Belém e que haveria de reinar em Israel tinha suas origens "desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade".
b. Novo testamento:
    1. Só Jesus deve receber adoração: Na tentação Jesus declara. Mateus 4.10 Então,disse Jesus vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
Êx 20.4,5 Não farás para ti imagem de escultura nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não encurvarás a ela nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.
    2. Só Jesus tem a capacidade de salvar o homem porque só ele é perfeito. Ninguém em toda terra que já existiu poderá fazer o que só ele é capaz de fazer pela humanidade. Hb 4.15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa conpadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como, nós em tudo foi tentado, mas sem pecado. Jo 1.29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
    3. Veja que ele tem poder para salvar o mundo:
1 Jo 2.2 E ele é a propiciarão pelos nossos pecados e não somente pelos nossos,mas também pelos de todo mundo. Porque não há outro nome pelo qual devemos ser salvos,ou seja, a bíblia não cita outro nome pelo qual a humanidade será salva.(At 4.12) Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Toda raça humana de Adão até os dias de hoje todos pecaram, só um que não pecou, Jesus) Jo 8:46-47 Quem dentre vós me convence de pecado? E, se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais,porque não sois de Deus.



Comentários